Dicas para conquistar o primeiro emprego

Hoje nosso assunto são dicas para conquistar o primeiro emprego, um tema que desperta o interesse de muitas jovens que estão chegando agora ao mercado de trabalho.

A entrada no mercado de trabalho é uma das mais importantes etapas na vida profissional de qualquer um, e muitas vezes até mesmo decisiva para o rumo que a sua vida profissional irá tomar.

A insegurança, o medo da rejeição e o desafio de encarar uma nova situação fazem com que muita gente acabe até mesmo criando uma verdadeira situação de pânico na hora de conquistar o primeiro emprego.

Por isso, a pedido da equipe do portal Mulheres Empreendedoras, elaborei uma lista com dicas para conquistar o primeiro emprego, visando ajudar às suas leitoras a enfrentarem este primeiro desafio profissional e serem bem sucedidas.

Principais dicas para conseguir o primeiro emprego

É claro que em se tratando de dicas para conquistar o primeiro emprego, temos assunto que praticamente renderia um livro, mas como esse não é o objetivo dessa matéria, vamos focar naquelas que acredito serem as mais importantes.

Defina muito bem quais são os seus objetivos

Uma das nossas primeiras dicas para conquistar o primeiro emprego é definir muito bem quais são os seus objetivos profissionais e na empresa para a qual você está se candidatando a uma vaga.

Para ser bem sucedida em uma entrevista de emprego, você precisa demonstrar muita firmeza e determinação em relação ao que você realmente deseja.

Com essa postura, mesmo que você não tenha experiência de trabalho anterior, você estará apresentando ao recrutador um diferencial que certamente será levado em consideração na hora de decidir quem será o ocupante da vaga oferecida.

Conheça muito bem a empresa

Entre as dicas para conseguir o primeiro emprego, válida também para quem está buscando uma nova colocação no mercado, é fazer o seu dever de casa e se informar muito bem sobre a empresa, seu mercado, valores e propostas.

Busque informações sobre a empresa em revistas, no site da própria empresa, em sua página no LinkedIn e outras redes sociais, e também em material publicado por ela na Internet.

Ao fazer isso, você estará mais preparada para o momento da entrevista, o que lhe dará mais confiança. Além disso, com este conhecimento prévio, você estará mais preparada para responder adequadamente a perguntas e fazer comentários que sejam pertinentes.

Prepare-se para a entrevista

A questão de como se comportar em uma entrevista de emprego é um tema recorrente, e certamente você já lei sobre algumas delas, mas existe uma que considero ser a mais valiosa de todas: Seja você mesma!

Exponha suas qualificações e qualidades, assim como seus objetivos pessoais e profissionais, como comentei anteriormente, de forma muito firme e clara. Também é importante que você adote um discurso seguro e positivo, contextualizando a contribuição que você poderá dar a empresa.

Busque despertar o interesse do recrutador

Dicas para conseguir o primeiro emprego

O currículo que você enviou foi apenas o primeiro passo para conquistar o seu primeiro emprego, mas existem diversas outras etapas para que você consiga ser efetivada na vaga.

Por isso é importante que você busque despertar o interesse do recrutador em você, evidenciando suas qualificações, de forma a se destacar entre os outros candidatos à vaga que está sendo oferecida.

Estágios e vagas temporárias

Outra dica para você conseguir o primeiro emprego é aproveitas as oportunidades que surgem com estágios e vagas temporárias. Essas oportunidades podem ser o seu passaporte para o mercado de trabalho.

Muito embora não sejam colocações definitivas, são ótimas chances para você ganhar alguma experiência na área que pretende atuar e também ir se acostumando com a rotina de trabalho, o que poderá ajudar você em futuras contratações.

Além disso, é uma prática comum entre as empresas que oferecem esse tipo de vaga, efetivar aqueles colaboradores que se dedicam e destacam no período em que trabalham lá. Para elas, é uma ótima forma de avaliar na prática os futuros colaboradores.

Seja persistente

Se para quem já tem experiência de trabalho o mercado está muito difícil, e não raramente estes profissionais não são aprovados nas entrevistas das quais participam, imagine para que está em busca do primeiro emprego? É sim mais difícil.

Onde quero chegar com isso? Simples e talvez uma das principais dicas para conquistar o primeiro emprego: Seja persistente! É claro que não ser aceita em uma empresa irá te deixar para baixo, mas isso não pode ser nunca um motivo para desistir.

Se você criou um plano de carreira para você, deve se manter fiel a ele e buscar executá-lo sem nunca desistir. A persistência é um dos fatores decisivos para o sucesso de qualquer uma de nós, tanto para a obtenção do primeiro emprego quanto na própria evolução profissional.

Espero que essas dicas para conquistar o primeiro emprego ajudem a você na hora de vencer este primeiro e importante desafio profissional. Mantenha-se atualizada assinando a Newsletter do Mulheres Empreendedoras.

Por Camila Osório

Dicas para conquistar o primeiro emprego
4.8 (95.56%) 18 votos