Melhores sites para freelancers – Conheça as melhores opções do mercado brasileiro

Para quem está em busca de saber quais são os melhores sites para freelancers no Brasil, trazemos abaixo uma lista completa com os mais importantes portais que oferecem este tipo de serviço.

Estes sites são conhecidos como marketplaces de trabalho freelancer, e neles você pode encontrar literalmente centenas de jobs nas mais diversas áreas.

Com a flexibilização da legislação trabalhista e a possibilidade cada vez maior de desenvolvermos trabalhos em casa, é cada vez maior o número de sites que oferecem oportunidades para trabalho freelancer em todo o mundo.

No Brasil não é diferente. Há alguns anos atrás tínhamos uns dois ou três sites para trabalho freelancer. Atualmente este número vem crescendo, junto com a demanda cada vez maior por este tipo de trabalho.

Como funcionam os sites para freelancers e como participar

Antes de listarmos os melhores sites para freelancers no Brasil, é importante que você entenda como estes marketplaces de trabalho freelancer e como você pode participar.

O termo marketplace é bastante usado no universo online. Em uma tradução livre, seria como um local de negócios, uma espécie de shopping center que reúne em único só lugar compradores e vendedores.

Os sites para trabalhos freelancer funcionam da mesma forma, só que ao invés de agregarem vendedores e compradores de produtos, fazem isso com a prestação de serviços. O funcionamento destes sites é bastante simples.

  • Uma empresa ou pessoa que precisa de um determinado serviço se cadastra em um site para freelancers, que agrega profissionais terceirizados, publica um projeto com os detalhes de suas necessidades e as competências que deseja do profissional para a sua execução.
  • O profissional cadastrado no site que possui as qualidades para realizar o trabalho lança uma proposta detalhando prazos, valores e condições para execução do trabalho.
  • O cliente então, após avaliar todas as ofertas, decide com qual profissional fechar o negócio. Ao anunciar a proposta vencedora ele transfere então, para o site de freelancers, o valor do pagamento referente ao orçamento aprovado.
  • Em geral, o site intermedia todo o processo e oferece algumas ferramentas para gerenciar os projetos como: plataformas de comunicação, postagem de materiais, acompanhamento do trabalho, custódia e gerenciamento do pagamento.
  • Ao final, na entrega do trabalho e após o ok do cliente, o site libera o pagamento ao profissional.

Os sites para freelancers de maneira geral, cobram pela intermediação do serviço, uma porcentagem sobre o orçamento aprovado e oferecem planos pagos com benefícios para os clientes e para os profissionais freelancers cadastrados.

Quais são os melhores sites para trabalhar como freelancer?

Abaixo listamos os principais sites para freelancers no Brasil. Veja como eles funcionam suas principais características e propostas.

1 – Workana

Melhores sites para encontrar trabalho freelancer

O Workana atualmente um dos maiores  e melhores sites para freelancers do país. Um excelente portal que oferece jobs para freelancers nas mais diversas áreas como:

  • Desenvolvimento web
  • Desenho e multimídia
  • Traduções e conteúdo
  • Desenvolvimento de softwares
  • Aplicações mobile
  • Criação de Vídeo
  • Design de logo
  • Website em WordPress
  • Marketing digital
  • Assistente virtual
  • Consultoria de negócios
  • Outros serviços remotos.

Um diferencial bacana do site é um aplicativo disponibilizado no site o “Workana Time Report” ele ajuda o profissional registrar as tarefas realizadas e serve para o cliente acompanhar o tempo de trabalho dedicado ao projeto. O aplicativo é gratuito e está disponível para download em todas as plataformas.

Toda a comunicação é feita pela plataforma e é proibido o fornecimento de qualquer dado de contato com o cliente passível de punições e até a exclusão da conta. Mas a Workana oferece a opção de vincular o seu portfólio do Behance ao seu perfil na plataforma.

O site possui também um sistema de avaliação onde os clientes podem avaliar e qualificar os melhores profissionais em categorias que vão do nível Iniciante, Bronze, Silver, Gold, Platinum e o nível máximo Hero.

Os pagamentos no Workana são depositados pelo cliente logo após a aprovação da proposta e são liberados ao freelancer após a conclusão do trabalho. As comissões variam de 12% a 15% conforme o plano.

O Workana permite que o cliente compre saldo e pague o freelancer diretamente pela plataforma. Ele adiciona crédito através de cartão, transferência online, Paypal ou boleto bancário e depois pode usar para pagar o profissional. É muito simples, prático e sem taxas.

Além do plano básico grátis o site oferece ainda dois planos pagos de $ 4,99 e $ 24,99 com benefícios como: aumento dos números de propostas semanais, destaques em categorias e redução na porcentagem de comissão. Uma ótima opção para alavancar a sua carreira como freelancer.

Por suas ferramentas e alcance no mercado, o Workana merece estar em qualquer lista sobre os melhores sites de para freelancers no Brasil. Para ver mais detalhes sobre o Workana, clique aqui.

2 – Freelancer

Melhores sites para encontrar trabalho como freelancer

O segundo colocado em nossa lista dos melhores sites para freelancers no Brasil é o Freelancer, uma das maiores plataformas online do mundo dedicada exclusivamente ao mercado de freelancer e terceirização de serviços.

Com mais de 15 milhões de usuários entre empregadores e freelancers de mais de 247 países, oferece uma grande quantidade de jobs em áreas como:

  • Desenvolvimento de software
  • Aplicativos mobile
  • Redação e tradução de textos
  • Design
  • Engenharia e arquitetura
  • Processamento de dados
  • Vendas
  • Marketing digital
  • Contabilidade e serviços jurídicos.

O Freelancer oferece trabalhos para o mercado nacional, mas também é uma excelente oportunidade para quem quer pegar jobs do exterior.

A interface apresenta muitas opções de serviços e pode parecer um pouco confusa no início, mas o cadastro é bem simples e logo você se acostuma a usá-la.

Com uma conta grátis o usuário tem acesso a algumas ofertas de projetos e já pode enviar propostas, mas se desejar pode contratar um dos 5 planos de associação com algumas vantagens extras.

O plano em promoção custa $9,99 com o primeiro mês grátis e permite a oferta em 100 vagas por mês. As comissões variam de 3% a 10% dependendo do tipo de conta.

O site possui um interessante serviços para autopromoção onde o usuário pode certificar suas habilidades para aumentar sua chance com os clientes. São exames e provas práticas de múltipla escolha que servem para avaliar o grau de conhecimentos do candidato e atestar suas competências.

Ao final do teste um emblema especial com aquela capacitação é adicionada ao perfil do usuário. Os exames são pagos e custam em média $5,00.

A plataforma oferece ainda, avaliação de cliente e profissionais, espaço para divulgação de projetos, concursos e um divertido sistema de desafios onde o usuário ganha pontos, avança em níveis de recrutamento e ganha recompensas à medida que cumpre tarefas.

Recentemente o Freelancer adquiriu outro que também classificamos entre os melhores sites para freelancers, O Prolancer, tornando-se ainda mais relevante neste segmento de mercado.

Para conhecer mais detalhes sobre os planos, ferramentas e propostas do Freelancer, clique aqui.

3 – 99 Freelas

Melhores sites para trabalho freelancer no Brasil

Outro destaque em nossa lista dos melhores sites para freelancers é o 99Freelas, um site nacional que surgiu como um projeto de faculdade voltado apenas para programadores. Agora, é um marketplace repleto de ofertas de trabalho como freelancer para quem está à procura de fechar negócio.

Apresenta uma interface simples e intuitiva e é completamente gratuito. Com um cadastro rápido o usuário já está apto a enviar propostas.

O pagamento é garantido. Após aceitar uma proposta, o cliente deposita o valor da proposta para o 99Freelas que guarda o dinheiro até a finalização do projeto quando repassa ao profissional.

O site cobra uma comissão de 10 % + R$ 0,40 de comissão sobre o valor aprovado. Caso a entrega não seja aprovada e não haja um acordo entre as partes o cliente recebe o dinheiro de volta.

O 99Freelas é uma plataforma online para contratação de profissionais freelancers 100% brasileira e que vem ganhando muito espaço no mercado.

Os profissionais recebem avaliações dos clientes e ganham pontos em um ranking conforme vão completando suas tarefas. Para os empregadores, há várias ferramentas de seleção.

No 99Freelas você pode encontrar jobs para as mais diversas áreas, como:

  • Programação
  • Design gráfico
  • Redação e tradução de textos
  • Marketing digital
  • Vendas
  • Assistentes virtuais
  • Arquitetos

O plano pago indicado pelo site é de R$ 9,90 ao mês por um ano e permite ao usuário concorrer a projetos exclusivos e ter destaque nas propostas entre outros benefícios. Ele possui um blog com um rico conteúdo de postagens para freelancers.

Para conhecer mais detalhes sobre o 99Freelas, seus recursos e proposta, clique aqui.

Se você está em busca de ofertas de trabalho, nossa lista dos melhores sites para freelancers pode ser a melhor opção para resolver este problema. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Melhores sites para freelancers
5 (100%) 14 votos

 

8 COMENTÁRIOS

    • Olá Wilma

      Ficamos satisfeitas em saber que a nossa matéria sobre os melhores sites para encontrar trabalho como freelancer agradou a você.

    • Olá Wilma

      Não é preciso pagar nada para ser listado nos principais sites para oportunidades como freelancer. Geralmente, só existe cobrança quando você opta por destacar o seu nome nas pesquisas ao assinar um plano premium.

    • Olá Wilma

      Não. O plano básico da maioria dos sites para encontrar serviço como freelancer não cobra absolutamente nada para você se inscrever. Alguns deles oferecem planos para que o seu perfil tenha uma maior exposição, onde aí sim, é cobrado algum tipo de taxa por este serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here