Quer saber como trabalhar em um home office sem perder o foco em suas funções? Veja neste artigo algumas dicas práticas e fáceis para quem quer trabalhar em casa sem perder a concentração.
Quer saber como trabalhar em um home office sem perder o foco em suas funções? Veja neste artigo algumas dicas práticas e fáceis para quem quer trabalhar em casa sem perder a concentração.

Como trabalhar em casa sem perder o foco

Saber como trabalhar em casa sem perder o foco é um dos principais desafios que faz a opção por um home office, e certamente é um dos receios de quem está avaliando essa possibilidade, cada vez mais comum no mercado de trabalho brasileiro.

É claro que trabalhar em casa apresenta uma série de vantagens, como, por exemplo o ganho em termos de qualidade de vida. Com o trânsito caótico dos grandes centros urbanos, levar apenas alguns segundos no trajeto de casa para o trabalho parece até coisa de filme de ficção científica.

Porém, nem tudo são flores. Saber como trabalhar em casa sem perder o foco é fundamental para que a coisa flua, e, acredite isso não é para qualquer um. Para algumas pessoas, esse é o maior entrave para adotar esse modelo de trabalho.

A verdade é que o trabalho em home office só funciona para pessoas que conseguem manter a disciplina. Portanto, ou você esquematiza essa questão, ou então, é melhor desistir desse modelo de trabalho.

Vamos ver então o que você pode fazer para trabalhar em casa mantendo a concentração em suas tarefas. Não é nada difícil, mas apenas uma questão de tomar alguns cuidados com a estrutura e rotinas do seu Home Office.

Os truques para trabalhar em casa sem perder o foco

Abaixo listamos algumas medidas básicas para quem está em busca de descobrir como trabalhar em casa sem perder o foco em suas tarefas.

Foco no trabalho em home office depende do ambiente

O primeiro passo para quem quer trabalhar em home office sem perder a concentração é reservar um lugar especial em sua casa ou apartamento para montar o seu home office. Essa história de trabalhar na mesa da cozinha, da sala de jantar ou deitada no sofá, simplesmente não funciona.

O ideal é reservar um cômodo da casa para abrigar o seu escritório em casa. Se não for possível, reserve um lugar especial em um cômodo comum à casa para instalar seu home office. Isso ajuda você a se concentrar e trabalhar melhor.

Leia o artigo Como Montar Um Home Office Funcional

Tenha um posicionamento realmente profissional

Uma das principais dicas para quem quer saber como trabalhar em casa sem perder o foco é assumir um posicionamento profissional em seu home office, e isso começa pela vestimenta, uma coisa simples, mas extremamente importante.

Camisola ou pijama não combinam com o trabalho em um home office. Cumpra as mesmas rotinas que você teria se estivesse trabalhando em um escritório convencional, começando por o que vestir.

Crie uma rotina de horário de trabalho

Outra dica para quem quer manter o foco trabalhando em casa é criar rotinas e horários. Isso ajuda a criar uma predisposição mental que leva ao estado de concentração. Nosso cérebro gosta de padrões e por isso, a rotina e horários são importantes.

Estabeleça um horário para começar seu trabalho, um horário para suas refeições e por último, mas nem por isso menos importante, um horário para encerrar seu expediente doméstico.

Crie metas diárias a serem alcançadas

Essa é outra dica de ouro para quem está em busca da solução para trabalhar em casa sem perder o foco. Ter metas facilita bastante centrar seus esforços em uma única tarefa sem se distrair com elementos externos.

Faça como se estivesse em um escritório convencional com um chefe te cobrando resultados, só que com a vantagem de no home office, o chefe ser você mesmo, portanto, sem os atritos comuns neste tipo de relação.

Converse com sua família

Nossa dica final sobre como trabalhar em casa sem perder o foco é ter uma boa conversa com a sua família para explicar o seu modelo de trabalho e a sua necessidade de concentração para que tudo transcorra da melhor forma possível.

É importante que seus familiares tenham a percepção de que você “está na casa” mas não “está em casa”. Essa sutil diferença é que mostra às pessoas que mesmo estando por perto, você não está disponível para atender a todas as solicitações do dia a dia doméstico.

  Complemente essa leitura com o artigo Dicas Para Trabalhar em Um Home Office

Agora que você já tem algumas boas dicas de como trabalhar em casa sem perder o foco em seus afazeres, é apenas uma questão de implementar essas pequenas dicas e ver seu trabalho decolar! Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA