Como se manter motivada trabalhando em casa

O desafio de como se manter motivada trabalhando em casa assusta algumas empreendedoras que enxergam o home office como uma alternativa para montar seu negócio.

É uma armadilha muito comum para quem trabalha em casa, ceder à tentação de se distrair com o conforto e regalias que o trabalho em home office oferece, e acabar procrastinando, adiando o seu serviço ou mesmo falhando em seus compromissos.

Quando não existe uma obrigação imediata de executar uma tarefa, ou simplesmente não existe uma hora marcada para nada, mesmo que seja apenas uma simples chamada telefônica, é fácil a distração levar ao adiamento ou mesmo a esquecer o trabalho.

Muitas vezes, a pressão, ou mesmo a obrigação perante alguém, cliente ou superior, é a única forma de se manter motivada e de cumprir o seu trabalho. Se este é o seu caso, você precisa ter consciência do grande privilégio que tem ao trabalhar em casa e valorizar isso.

Se você está preocupada em como se manter motivada trabalhando em casa, saiba que existem algumas estratégias que poderão ajudá-la a encarar o seu dia a dia no home office, como dias de trabalho perfeitamente normais, em que a única coisa que muda é cenário e o conforto de que poderá desfrutar.

Dicas de como se manter motivada trabalhando em casa

Sabemos que descobrir como se manter motivada trabalhando em casa pode ser o primeiro passo para ter sucesso neste modelo de trabalho, e por isso, listamos algumas dicas para ajudar você a vencer esse desafio. Confira abaixo!

Crie rotinas e hábitos motivadores

Existem algumas armadilhas clássicas, que ameaçam as pessoas menos preparadas para trabalhar sem horários ou supervisão. Uma das armadilhas que mais prejudica estes profissionais é a tentação de dormir até tarde.

Sempre que se pensa em ficar um dia em casa, mesmo que ele deva ser utilizado para trabalhar, o primeiro pensamento que nos ocorre, é o de que finalmente vamos poder dormir até mais tarde. Este pensamento pode até nem ser prejudicial, se não for levado tão à risca, que o dormir até mais tarde seja sinônimo de dormir até tarde de mais.

A diferença entre dormir até mais tarde e dormir até tarde demais fará toda a diferença no seu dia de trabalho. Levantar da cama e sentar no sofá fazendo zapping na tv, é sinônimo de um dia bem passado, sem dúvida, mas, o seu objetivo é trabalhar, portanto, este é mais um dos erros a evitar, pois normalmente, leva a uma grande distração e quando você olhar para o relógio, o tempo já passou sem você dar por isso.

As redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, são também grandes motivos de dispersão e distração, e até aqui você precisa ser muito rigorosa no tempo que dispensa a esta área. Para quem está em casa, comunicar com o mundo através das redes sociais é muito tentador, mas, se não for bem gerido, será muito mais prejudicial que benéfico para qualquer trabalhador autônomo.

Usufrua das redes sociais e de tudo de bom que elas lhe oferecem, mas evite que o distraiam e o desviem do seu foco principal.

Vista-se como se fosse trabalhar fora

Outra forma de se manter motivada trabalhando em casa é vestindo-se como se fosse trabalhar fora. É preciso viver a rotina típica da manhã para começar a ser produtiva, mesmo que trabalhe em um home office, levante-se, tome o seu café e vista-se tal como se fosse sair para trabalhar.

Agindo dessa forma, vai começar o dia como se tivesse que sair para trabalhar fora, vai focar-se no seu trabalho logo pela manhã e apenas vai relaxar e aproveitar o seu tempo extra depois de tudo feito.

Isso irá evitar que você chegue ao final do dia, estressada porque acha que falhou, tem todo o trabalho para fazer, o dia está terminando e os seus objetivos não foram cumpridos.

Este é um pensamento e sentimento muito desmotivador para quem trabalha desta forma, e se for sentido de forma contínua, pode ser considerado como incapacitante.

   Leia o artigo Como Aumentar a Produtividade no Home Office

Se dê conta que você é uma privilegiada

Como manter a motivação trabalhando em um home office
Como manter a motivação trabalhando em um home office? Reconheça que você é uma privilegiada por trabalhar assim!

Quer você trabalhe todos os dias em casa, quer isso seja ocasional e aconteça esporadicamente, deve ser sentido por quem o pode fazer como um verdadeiro privilégio, apenas ao alcance de alguns poucos.

Você deve olhar para si e sentir a sorte que tem em poder aproveitar essa realidade que tão bem-estar pode dar a quem dela usufrui. Hoje em dia, há um número cada vez maior de empresas adotando essa modalidade de trabalho, e ao contrário do que se possa pensar, muitas vezes o objetivo é exatamente aumentar a motivação dos seus colaboradores.

É mesmo assim que deve encarar a sua condição, uma privilegiada que conseguiu a confiança dos seus superiores para poder gerir o seu dia e escolher trabalhar da forma que mais prazer lhe der.

No sofá, de pijama, em casa, no café, sem hora marcada, sozinha, com a casa cheia,  tudo lhe é permitido, e apenas lhe é pedido em troca que cumpra os seus objetivos, portanto, mantenha o seu foco no seu trabalho e dê-lhe a prioridade e qualidade que ele deve em qualquer situação.

Respeite ainda mais o seu trabalho

Se você está trabalhando em casa evite o pensamento de por não ter ninguém por perto não haverá uma cobrança para saber se você está trabalhando ou não. Este é um dos pensamentos mais irresponsáveis que o podem atingir um profissional responsável.

Mesmo que o cliente ou o chefe não estejam constantemente tentando conferir se você está ou não cumprindo com suas obrigações, eles devem ser respeitados pela posição que têm no seu trabalho.

Evite ser questionada acerca do seu trabalho para se lembrar que tem que o fazer. Não espere que a constante pressão do patrão ou cliente, sejam a sua única fonte de motivação, pois ela deve vir de você mesma.

O pensamento deve ser exatamente o contrário e funcionará muito melhor se você se sentir instigada a trabalhar por querer ser boa no que faz, profissional e mostrar resultados e não porque a vigilância cerrada a leva a agir assim.

Mantenha contato com suas amigas e amigos

Outra dica para quem deseja saber como se manter motivada trabalhando em casa é manter o contato com seu círculo de amizades. Se você conseguir começar o seu trabalho logo pela manhã, pode aproveitar a hora de almoço e sair para tomar um café com os seus amigos, e assim distrair-se um pouco a meio do seu dia de trabalho e recarregar baterias.

Não há dúvida que o que trabalhar em casa tem de melhor, é justamente o poder de ser você quem escolhe o que faz, quando e de que forma faz. Poder ser a única gestora da sua vida pessoal e profissional.

Manter um bom convívio social é fundamental para quem deseja trabalhar de forma produtiva e saudável. Por isso, não deixe de manter contato com suas amigas, mas contato pessoal, por favor! Facebook não conta.

   Leia também o artigo Como Trabalhar em Casa Sem Perder o Foco

Esperamos que essas dica sobre como se manter motivada trabalhando em casa ajudem você a ser mais produtiva, focada, e principalmente feliz em seu trabalho em home office. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Como se manter motivada trabalhando em casa
5 (100%) 15 votos