Dicas para trabalhar em um home office e ser produtiva
Hoje vamos dar algumas dicas para trabalhar em um home office, algo que é cada vez mais comum no Brasil, seguindo uma tendência internacional.
O caos urbano, que literalmente joga preciosas horas de trabalho no lixo, em engarrafamentos sem fim e a busca pelo aumento na qualidade de vida tem feito do Home Office uma opção para diversas empresas.
O engraçado é que muita gente ainda estranha o fato de você trabalhar em casa. É praticamente uma regra, quase toda vez que eu falo que meu trabalho é do tipo Home Office, a reação das pessoas é do tipo:
“Que massa! Um dia vou ganhar milhões para poder trabalhar em casa, na hora que eu quiser, sem patrão nem nada! Uhuuuuuu!”
Ou então:
“Coitada, tá desempregada e fica fazendo bico pela internet pra sobreviver. Mas Deus é mais, Ele há de salvar essa alma!”
No meu caso não é nem uma coisa nem outra, e se o seu também não for, é interessante saber algumas dicas para trabalhar em um home office, que quando seguidas, garantem a sua produtividade.
Home office não é um parque de diversões
Trabalhar em casa exige, ao contrário do que alguns pensam, muita, mas muita responsabilidade de quem se compromete a isso. Seja por flexibilidade da empresa ou iniciativa sua, trabalhar em casa requer disciplina dobrada porque não há a vigilância do chefe, que invariavelmente pode te fazer produzir mais, ou a possibilidade de repassar tarefas para os outros, diminuindo sua carga de trabalho.
A seriedade do home officer tem que estar em dia.
Organização é tudo

Entre as nossas dicas para trabalhar em um home office, essa talvez seja uma das mais importantes.
No seu home office, organizar suas atividades, papelada, objetivos e material de escritório, documentos e outras é fundamental para que o trabalho flua bem.
Evite deixar tudo espalhado. Divida seu material em poucos compartimentos, pastas ou caixas. Aproveite ao máximo cada centímetro da sua mesa e móveis utilizados na composição do seu escritório em casa.
Família de um lado e trabalho do outro
Geralmente quem tem filho pequeno se complica um pouco quando inicia seus trabalhos em um home office. Os filhos pedem a atenção do pai ou da mãe – maternidade e home office também é complicado, bagunçam as coisas ou fazem muito barulho quando estão brincando.
Tente separar seu espaço de trabalho e isolá-lo acusticamente. Também explique às crianças que, em determinada hora, você está trabalhando e não pode ser interrompido por qualquer coisa. É difícil, mas com jeito se consegue.
Coisas pessoais Vs Coisas do trabalho
Aqui em casa eu adotei a “separação das coisas que são do trabalho das que são de casa”. Mesmo meu microescritório sendo no quarto, a mesa e todas as coisas que estão sobre ela são exclusivamente para o trabalho.
Nada de colocar nessa mesa roupas, papéis, chaves da casa nem nada. E da mesma forma, nada relacionado ao trabalho sai daquela mesa. Pense em adotar algo parecido quando estiver montando seu home office. Dê uma lida nesse artigo, Separando o Home do Office.
Trabalhar em casa também é rotina
Se você quer trabalhar por conta própria num home office deve ser levado em consideração a extrema flexibilidade no horário, afinal de contas você é seu próprio patrão (pelo menos virtualmente falando). Eu também fiz essa consideração e me ferrei nas primeiras semanas de trabalho autônomo.
Por mais que pensemos que podemos trabalhar a hora que quisermos no home office, nossa produtividade é bem melhor quando escolhemos horários regulares para trabalhar. Eu mesmo me acho mais produtivo na parte da manhã, que é quando concentro mais esforço.
Já que você está começando, teste períodos de tempo e veja qual se adequa mais ao seu estilo de trabalho.
Deixe seu comentário. Você é um home officer? Pretende ter um home office e trabalhar em casa? Teria algumas dicas para trabalhar em um home office? Deixe seu comentário e assine nosso Boletim Informativo.