Veja nesta matéria como perder o medo de abrir um negócio e libertar o potencial da empreendedora que existe em você. Saiba como enfrentar os desafios de frente e se jogar na luta pela conquista do seu espaço no mundo dos negócios.
Veja nesta matéria como perder o medo de abrir um negócio e libertar o potencial da empreendedora que existe em você. Saiba como enfrentar os desafios de frente e se jogar na luta pela conquista do seu espaço no mundo dos negócios.

Como perder o medo de abrir um negócio próprio

Saber como perder o medo de abrir um negócio pode ser o primeiro passo para que você possa liberar o potencial da mulher empreendedora que existe dentro de você.

Para muita gente, a possibilidade de começar um negócio próprio é um daqueles sonhos que nunca se torna realidade por um motivo muito simples, o medo de fracassar.

Em alguns casos, essas empreendedoras têm algumas ideias de negócios incríveis, muitas delas pré validadas por um mercado consumidor reconhecidamente forte, mas que em função do medo simplesmente não deslancham.

A pergunta é como perder o medo de abrir um negócio? Isso é uma reação normal de quem deseja assumir o controle do seu próprio destino. Será que as outras pessoas não têm esse tipo de reação?

Transforme o medo em ação

É natural que você sinta um certo medo de montar um negócio próprio, afinal de contas, essa é uma decisão que irá mexer com diversas dimensões da sua vida.

Questionamentos do tipo “E se eu pedir para sair do emprego e a coisa não der certo?” ou então “O que será se eu perder todo o dinheiro que investi?” ou ainda, “Será que a minha família vai me apoiar?”, rondam a cabeça de qualquer pessoa normal que pensa em abrir seu próprio negócio.

A questão é que você não pode deixar que esse medo leve você a um estágio de letargia tal que tudo se tranque no seu projeto e a paralisia se faça presente. Medo todas nós sentimos, mas o que não podemos fazer é deixar ele assumir o controle do nosso destino.

Na verdade, o medo faz parte do negócio. O problema é como você lida com ele. Várias empreendedoras e empreendedores bem sucedidos que eu conheço, não tem medo algum de mergulhar de cabeça em um negócio e assumir os riscos, se na verdade acreditam na ideia ou no produto.

Use o conhecimento para vencer o medo

Tenho observado a atitude destes empreendedores e reparei que na verdade estes empreendedores dominam o medo e exercem este domínio através do conhecimento. Os empreendedores de sucesso procuram aprender tudo que puderem a respeito dos eventuais riscos do negócio, para minimizá-los e em alguns casos até eliminá-los.

Veja como perder o medo de abrir um negócio
Veja como perder o medo de abrir um negócio

O fato é que todo tipo de negócio possui um risco associado a ele, é o que chamamos de risco sistêmico do negócio.

Uma uma nova tecnologia que deixe seu produto obsoleto, uma quebra de safra, incêndio ou inundação podem sim acontecer e não há muito que se possa fazer em relação a isso.

Não há, por mais que você procure, um único negócio que possamos dizer que está imune ao risco. Não se trata de saber como perder o medo de abrir um negócio próprio, mas sim  como dominar esse medo e transformá-lo em ação.

Substitua o medo pelo conhecimento

Grande parte do medo que toma conta de quem deseja abrir seu próprio negócio, vem do medo do desconhecido. A bem da verdade, esta é a essência do medo. Partindo-se deste princípio, o segredo para superar o medo é buscar conhecimento.

O Sebrae monitora as empresas que fecham suas portas no Brasil, há mais de 12 anos e o número de empresas que fecham no primeiro ano de vida vem caindo gradativamente. Por que isso? Simples, as empreendedoras e empreendedores brasileiros vem buscando cada vez mais informações antes de começarem seus negócios.

Como perder o medo de montar um negócio próprioSe você quer saber como perder o medo de abrir um negócio, um dos caminhos é, diminuir os risco através da busca por informações e conhecimentos desde a fase do planejamento.

Busque informações em centros como o Sebrae, em conversas com outros empreendedores, sites e blogs especializados e revistas do setor. Toda informação, por mais simples que pareça, é útil no processo de vencer o medo e as incertezas.

Outro movimento importante é buscar conhecimento em outras áreas que estão diretamente ligadas ao sucesso do negócio como marketing, gestão financeira, gestão de pessoal e administração de forma geral.

Analise sua concorrência e busque um sócio

Outro ponto interessante é o da análise da concorrência. Busque conhecer detalhadamente seus concorrentes diretos ou indiretos e identifique suas estratégias. Busque também saber de seus fracassos, afinal, aprender com o erro dos outros é bem melhor.

Outra dica para quem deseja saber como perder o medo de abrir um negócio próprio, que funciona muito bem para algumas pessoas, é buscar um sócio. Ter um sócio ajuda na discussão de ideias e encontrando a pessoa certa, você pode desenvolver uma parceria de complementação. Além disso, há a questão de dividir o risco, é lógico.

Para muita gente, empreender pode parecer um salto no escuro, mas dominando o seu medo e buscando acumular o máximo de conhecimento possível, você pode certamente iluminar o seu caminho para o sucesso.

Portanto, empreender muitas vezes pode ser associado a um grande salto sem paraquedas, mas o mais recomendado é que você se prepare, busque conhecimento e tenha um bom planejamento para minimizar seus riscos e medos.

Agora que você já leu nossas dicas de como perder o medo de abrir um negócio próprio, o que acha de se reposicionar e encarar este desafio de forma mais positiva. Mantenha-se atualizada sobre este e outros assuntos referentes a empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório

5.00 avg. rating (99% score) - 10 votes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA