Motivos que levam as mulheres a empreenderem

Quais são os motivos que levam as mulheres a empreenderem? Muitas pesquisas mundo afora buscaram identificar as motivações do empreendedorismo feminino.

A Produtora Executiva e apresentadora do programa Women Entrepreneurs fala sobre as diferentes motivações femininas na hora de lançar um negócio próprio.

As mulheres estão começando negócios pelas mesmas razões que os homens?

Segundo Krizia, produtora executiva e apresentadora do Women Entrepreneurs HQ Online Show, a mulher começa a empreender por motivos diferentes dos homens.

De acordo com a produtora, como ela teve a oportunidades de entrevistar diversas empreendedoras de sucesso de todo o mundo em seu show pela Internet, ela pode entender as motivações das mulheres quando iniciam seus negócios e, em vários casos, essas motivações são diferentes das masculinas.

“O dinheiro é uma razão importante tanto para homens quanto para mulheres, mas para as que eu entrevistei, não é um fator forte o suficiente para que elas iniciem um empreendimento que elas detestam e que seria administrado apenas pela compensação financeira. O dinheiro é o bônus que vem depois da paixão e da proposta”, diz Krizia.

O que leva as mulheres a empreenderem

Veja abaixo, quais são os principais motivos para as mulheres se lançarem no empreendedorismo e o que respalda esta decisão.

Busca da independência financeira

Um dos motivos que levam as mulheres a empreender é a busca da independência financeira. Para muitas mulheres que estão buscando a independência financeira, o negócio próprio é a melhor maneira de conquistá-la.

Até mesmo para aquelas que trabalham em tempo integral em um emprego e cuidam simultaneamente de um empreendimento, a liberdade financeira é um grande motivador.

Controle do próprio destino

Muitas coisas melhoraram para as mulheres em suas carreiras e no mercado de trabalho como um todo. Infelizmente, a realidade é que em diversos setores elas ainda têm tido dificuldade em alcançar cargos de liderança.

Ao montarem seus próprios negócios as mulheres podem ser suas próprias chefas e não precisam enfrentar barreiras para evoluir no mercado de trabalho.

Tempo com a família

Outra motivação para o empreendedorismo feminino é o fato de muitas mulheres querem ter a possibilidade de ficar em casa e acompanharem o crescimento de seus filhos ou pelo menos ter a flexibilidade para ter mais tempo com as crianças.

Tornar-se empreendedora é uma forma mais fácil para as mulheres conseguirem prover suas famílias financeiramente e também estarem presentes na vida de seus filhos.

Trabalho com propósito e significado

Propósito e paixão são duas palavras extremamente importantes para mulheres que decidem criar negócios próprios. A anseio de deixar a sua marca na sociedade é um dos grandes motivos para o empreendedorismo feminino.

A maioria quer sentir que sua iniciativa faz a diferença e tem um impacto positivo no mundo. Isso inclusive faz parte do processo de empoderamento das mulheres, na medida em que elas deixam de ser meras coadjuvantes do processo social.

Criatividade

Muitos mulheres tendem a ser criativas no trabalho. Para muitas empreendedoras, o confinamento exigido pelo trabalho corporativo não permite que elas abram as asas criativamente.

  Leia também o artigo Empreendedorismo Feminino

Conhecendo quais são os motivos que levam as mulheres a empreenderem, com qual deles você se identifica mais? Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Motivos que levam as mulheres a empreenderem
4.9 (98.46%) 13 votos