Veja nesta matéria como é fácil montar uma loja virtual com o WordPress, o mesmo software que usamos para criação de blogs. É possível criar um e-commerce dentro de um blog, bastando para isso alguns ajustes técnicos e uns poucos plugins.
Veja nesta matéria como é fácil montar uma loja virtual com o WordPress, o mesmo software que usamos para criação de blogs. É possível criar um e-commerce dentro de um blog, bastando para isso alguns ajustes técnicos e uns poucos plugins.

Veja como montar uma loja virtual com WordPress

Quer saber como montar uma loja virtual com WordPress, a mesma plataforma que você usa para montar o seu blog? Nem sabia que isso era possível? Então você não pode perder essa matéria.

Há algum tempo publicamos aqui no blog o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Um Blog de Moda onde citávamos a plataforma WordPress como a melhor opção. Na matéria também falávamos sobre a criação de uma loja virtual com essa plataforma.

Como muitas leitoras pediram maiores detalhes, incluímos esta matéria para ajudar você a criar uma loja virtual, usando o mesmo sistema que a maioria das blogueiras usa para criação e gerenciamento de seus blogs, o WordPress.

Apesar da crise pela qual passa o país, segundo projeções da consultoria e-Bit em seu relatório Webshoppers, é esperado um faturamento de R$ 35 bilhões para 2015. De acordo com o relatório, só no primeiro semestre de 2015, o incremento nas vendas foi da ordem de 13%, com um faturamento de R$ 18,6 bilhões. Temos então uma ótima opção de negócio a ser explorada.

Há tempos atrás se alguém me perguntasse isso eu diria que não havia como, mas atualmente é uma pergunta não só coerente como também altamente viável para quem deseja montar uma loja virtual sem gastar muito dinheiro no início.

Para saber como montar uma loja virtual com WordPress, em primeiro lugar você precisa dimensionar o seu projeto de e-commerce para saber se a plataforma de e-commerce do WordPress suporta as suas necessidades.

Embora uma loja virtual com WordPress seja uma solução em e-commerce bem avançada atualmente, existem restrições técnicas para algumas funções muito especiais.

Economia é um atrativo para montar uma loja com o WordPress

Discussões sobre custos operacionais a parte, a verdade é que em função do mercado aquecido e demanda muito superior a capacidade de atendimento, até mesmos as lojas virtuais alugadas, no modelo SAAS estão com preços bem salgados, principalmente para quem possui pouco capital. Esse movimento acaba viabilizando opções como montar uma loja virtual com o WordPress por exemplo.

O sistema é gratuito e a grande maioria dos plugins também é. As templates, layouts para a loja virtual, podem ser compradas em sites especializados como o Theme Forest a um preço bem acessível.

O WordPress em si já é bastante fácil de trabalhar, reunindo todas as funções necessárias para gestão de um site em uma única plataforma e sem necessidade de conhecer nada de programação. Quando essa facilidade de trabalho se alia a uma solução de e-commerce que facilita a administração de uma loja virtual, o resultado é uma loja de baixo custo, fácil operação e ótimos recursos.

Em nosso curso de e-commerce sempre fazemos questão de frisar que a melhor plataforma de e-commerce é aquela que se adapta ao seu orçamento e a solução usando o WordPress é um desses casos.

Os plugins do WordPress para e-commerce

Veja como montar uma loja virtual com WordPressOs responsáveis pela transformação do WordPress em uma loja virtual são os plugins, acessórios que são facilmente incorporados à plataforma WordPress acrescentando novas funções ao sistema.

Os plugins de e-commerce para WordPress mais conhecidos são o WooCommerce, Jigoshop e o WP E-commerce, ambos gratuitos e com possibilidade de instalação em qualquer plataforma WordPress hospedada em domínio próprio. Como em qualquer solução open source para e-commerce, é necessário conhecimentos básicos do funcionamento do WordPress para poder configurar os plugins e suas funções.

Confesso que quando montei minha loja virtual com WordPress para efeitos de estudos, fiquei impressionado com a quantidade de recursos que eu podia implementar nela. Fui aprendendo as configurações de cada plugin disponível e explorando seu potencial. Hoje em dia utilizo essa plataforma de forma profissional para projetos de menor porte, sem dever nada para outras soluções de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.

Funcionalidades de uma loja virtual feita com WordPress

No início, quando foram dados os primeiros passos em direção a criação de lojas virtuais com WordPress, uma das principais críticas a essa solução era a carência do sistema em relação a funcionalidades comuns no e-commerce. Naquela época montar uma loja virtual com WordPress era barato mas não era tecnicamente viável. A coisa mudou muito de lá para cá.

Graça a evolução dos próprios sistemas que permitem criar lojas virtuais usando o WordPress, e a uma centena de plugins que foram lançados nessa área, podemos montar um sistema de e-commerce completo e tecnicamente perfeito para um comércio eletrônico profissional, usando o WordPress.

Veja algumas funções de e-commerce disponíveis para uma loja virtual com WordPress:

  • Uma loja virtual com WordPress pode ser facilmente integrada com os principais facilitadores e gateways de pagamento do país como o PayPal, PagSeguro, Bcash e MOIP;
  • Configurações de frete para Correios podem ser facilmente feitas através da instalação de um plugin;
  • Recursos de zoom na imagem de produtos e outros recursos especiais na página de detalhes de produtos já estão disponíveis nas principais templates profissionais;
  • Ferramentas de Cross Selling e Ups Selling, além de outros sofisticados recursos de conversão já estão disponíveis tanto nas templates como também podem ser incorporados à plataforma de e-commerce em WordPress através de plugins específicos;
  • Todos os recursos de gerenciamento de vendas, estoques e pagamentos já estão incorporados a plataforma, tornando o sistema todo administrável a partir de um único painel.
  • Recursos de SEO para e-commerce como os encontrados, e as vezes até melhores do que os encontrados em outras plataformas open source ou alugadas disponíveis no mercado.
  • Rotinas dedicadas ao marketing digital e monitoramento de conversões através do Google Analytics também já se encontram incorporadas aos diversos plugins de e-commerce para WordPress.

Loja virtual com WordPress não é loja grátis

Ter uma loja virtual feita com WordPress é muito mais barato do que adotar outras soluções de e-commerce disponíveis pelo mercado, mas isso não que dizer que ela seja gratuita. Para criar uma loja virtual com WordPress de boa qualidade, alguns itens como templates profissionais, layouts prontos para a loja virtual tem um custo.

No caso das templates, algo em torno de U$ 60 na maioria dos casos. O Theme Forest é um dos sites mais completos em termos de templates para lojas virtuais em WordPress.

Existe também a questão da instalação do sistema. Se você conhece o funcionamento do WordPress não terá nenhum custo de instalação e configuração do sistema, mas se você simplesmente não conhece nada sobre a plataforma, vai precisar contratar alguém para instalar a loja e depois lhe ensinar a trabalhar nela.

Além disso, alguns plugins também são pagos, girando em torno de U$ 100 cada um, mas é perfeitamente viável montar uma loja com os plugins gratuitos.

Como você pode ver, o que era uma utopia há tempo atrás agora já é possível. Se você queria saber como montar uma loja virtual com WordPress esperamos ter lhe dado uma ajuda com essa matéria. Mantenha-se atualizada, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório, diretora e instrutora do Curso de E-commerce

5.00 avg. rating (99% score) - 7 votes

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Carol

      Criar um site com o WordPress é sempre uma boa ideia. A plataforma é extremamente flexível e versátil, podendo criar desde blogs até mesmo lojas virtuais.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Mulheres Empreendedoras

DEIXE UMA RESPOSTA