Como vender sabonetes artesanais na Internet

Se você está em busca de saber como vender sabonetes artesanais na Internet, este artigo está repleto de dicas para ajudar você a começar este tipo de negócio.

Os sabonetes artesanais caíram no gosto dos brasileiros, na medida em que este tipo de produto vem sendo cada vez mais valorizado.

Com o crescimento do número de pessoas preocupadas com o consumo consciente e buscando produtos que fujam do lugar comum, os sabonetes artesanais vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.

O resultado é que uma atividade que era um passa tempo para alguns, acabou se tornando um negócio para muitas dessas pessoas, que passaram a ver nesta atividade a oportunidade de ganhar uma grana extra ou até mesmo montar o seu próprio negócio.

Em feiras de artesanato e até mesmo em lojas em shoppings, já é possível ver os sabonetes artesanais disputando espaço nas prateleiras de lojas de cosméticos e produtos de beleza.

O problema com este modelo de negócio é que seu alcance, em termos de público é extremamente restrito, o que não faz o maior sentido em tempos em que o e-commerce desponta como o maior canal de venda no mundo inteiro.

Por isso, muitas pessoas buscam saber como vender sabonetes artesanais na Internet, seja como uma forma de ganha uma grana extra ou até mesmo começar o seu próprio negócio.

Por isso a equipe do portal Mulheres Empreendedoras fez uma pesquisa minuciosa e traz nesta matéria as dicas para você dar o pontapé inicial para montar este tipo de negócio.

Estrutura para vender sabonetes artesanais na Internet

Sabemos que muita gente desiste da ideia de vender sabonetes artesanais online por desconhecer as opções de estrutura de vendas pela Internet disponíveis hoje em dia, como lojas virtuais e marketplaces.

Como dissemos em um artigo anterior, quando falamos sobre como vender artesanato na Internet e outros em nossa seção de artigos sobre negócios online, uma das opções de você ingressar neste mercado é através da criação da sua própria loja virtual.

Calma! Montar uma loja virtual hoje em dia não é nenhum bicho de sete cabeças e nem requer um investimento muito grande. Hoje em dia, se você quer montar uma loja virtual com pouco dinheiro, o que não faltam são opções.

Neste caso, segundo Josiane Osório, coordenadora do Curso de E-commerce, escola especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital, a melhor opção são as plataformas de e-commerce alugadas.

“O mercado brasileiro oferece uma infinidade de opções de lojas virtuais alugadas. São sistemas pelos quais ao invés de você investir pesado no desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce própria, você paga pelo direito de uso de um sistema já existente, pronto e testado” afirma Josiane.

Segundo ela a lojas virtuais alugadas além de serem mais econômicas deixam toda a questão técnica a cargo do fornecedor do sistema. “A questão técnica é o que assusta muita gente no e-commerce. Como o sistema é alugado, todas as questões técnicas ficam a cargo do fornecedor do sistema, deixando o empreendedor com mais tempo para focar em seu negócio em si” afirmou a consultora.

Outra opção é vender através de marketplaces, shoppings virtuais onde você pode criar uma conta e começar a vender seus produtos na plataforma oferecida pelo marketplace.

O custo neste caso, é uma taxa sobre a venda que você paga à empresa que disponibiliza a plataforma. Sites como Elo7 e como Portal de Artesanato são as melhores referências nesta área.

Desenvolva um produto de altíssima qualidade

Em primeiro lugar, você precisa criar um diferencial para os seus sabonetes artesanais, e para isso, nada melhor do que oferecer um produto de altíssima qualidade que se destaque no mercado.

Os sabonetes são itens de higiene pessoal de uso obrigatório na vida de qualquer pessoa, e partindo deste princípio é natural que as pessoas tentem se cercar de produtos de extrema qualidade. Por isso, criar um diferencial neste sentido é uma das boas opções para se destacar neste negócio.

O ambiente online é extremamente competitivo, por isso, para se destacar é preciso apresentar uma proposta diferente do que já existe no mercado, destacando-se em termos de qualidade e também preço.

Por isso, se você quer saber como vender sabonetes artesanais na Internet, uma de nossas principais dicas é se amparar em um produto de qualidade e preço competitivo dentro de sua categoria.

Como vender sabonete artesanal na Internet

Oferece uma boa variedade de produtos

Como o público-alvo para sabonetes artesanais é bastante variado, é interessante que você invista um uma gama de produtos que cubra as principais preferências do público com o qual você deseja trabalhar.

Algumas pessoas preferem sabonetes com aromas mais puxados em aromas florais ou doces. Outro grupo prefere os aromas baseados em ervas e outro em aromas amadeirados.

Para atender a todos estes públicos, é interessante que você antes de tudo determine a Persona da sua loja virtual, fazendo uma pesquisa que inclua as preferências aromáticas do público que você pretende atingir.

Segmentar estes produtos por função também é uma boa alternativa. Uma linha para bebês, sabonetes esfoliantes, sabonetes íntimos e uma linha para tipos específicos de pele, é também uma boa dica para quem quer ter sucesso neste tipo de negócio.

Capriche na identidade visual da sua marca

Outra dica para quem deseja saber como vender sabonetes artesanais na Internet é caprichar na criação de uma identidade forte para a sua marca. Isso fará com que você valorize a sua marca e também que ele seja facilmente reconhecida onde você estiver divulgando-a.

Os sabonetes artesanais são constantemente identificados com o conceito de serem feitos um a um com carinho e dedicação. Este conceito já está pronto e ao agregar uma identidade visual marcante, você valorizará ainda mais o seu produto.

Trabalhe o nome da marca e também o logotipo que você usará. Em um mercado tão competitivo quanto o online, é importante se destacar de todas as formas.

Divulgue seu negócio

Nossa dica final para quem quer saber como vender sabonetes artesanais na Internet é divulgar maciçamente o seu negócio. Este já você vendendo através de uma loja virtual própria ou através de um marketplace, o importante é ser encontrado.

No caso dos sabonetes artesanais, as redes sociais são o canal mais indicado. Redes como Instagram e Facebook, são as mais indicadas para isso. No caso específico do Facebook, é inclusive possível fazer suas vendas diretamente pela rede. Leia as dicas em nosso artigo Como Vender no Facebook.

Agora que você já conhece os primeiros passos e já sabe como vender sabonetes artesanais na Internet, o que acha de abraçar essa ideia? Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Como vender sabonetes artesanais na Internet
5 (100%) 11 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here