Veja nesta matéria como montar um home office que seja ao mesmo tempo prático e funcional. Planejar seu escritório em casa é necessário para que o trabalho flua bem. Veja como aqui.
Veja nesta matéria como montar um home office que seja ao mesmo tempo prático e funcional. Planejar seu escritório em casa é necessário para que o trabalho flua bem. Veja como aqui.

Como montar um Home Office prático e funcional

Neste artigo vamos falar sobre como montar um home office prático e funcional. O trabalho em home office no Brasil e no mundo não é mais apenas uma tendência, é uma realidade para um número cada vez maior de pessoas.

Nos dias de hoje é cada vez maior o número de pessoas que em função do caos urbano, com seus engarrafamentos e transportes públicos super lotados, buscam por mais qualidade de vida e adotam o home office como solução.

Atividades como consultorias, algumas franquias home based e trabalhos relacionados ao universo online podem ser totalmente desenvolvidos em sua casa, sem ter que arcar com os pesados custos do aluguel de um ponto comercial.

Se você está entre os profissionais que estão aderindo a esse movimento, trazemos neste artigo uma série de dicas de como montar um home office, que seja ao mesmo tempo prático e também funcional.

Dicas para montar o seu home office

Se você pensa que para montar um home office basta apenas colocar um computador em um cantinho da casa e pronto, está redondamente enganada. Para montar um home office onde você possa se concentrar e fazer o trabalho render, é preciso tomar alguns cuidados.

Escolha do local para o home office

A primeira dica de como montar um home office está justamente na localização. Não é porque você vai trabalhar em casa que toda a sua casa vai virar seu escritório. Portanto, escolha muito bem a localização, pois seu trabalho ficará restrito a esta área.

Se você dispuser de um cômodo só para seu escritório em casa, isso será ótimo. Mas se esse não for o caso, você pode dividir algum cômodo da sua casa como por exemplo, a sala de estar, ou uma parte do seu quarto, como na imagem abaixo, e montar o seu home office neste local.

Como montar um escritório em casa usando uma parte de um cômodo como o seu quarto de dormir.
Como montar um escritório em casa usando uma parte de um cômodo como o seu quarto de dormir.

Organização do ambiente

Para ter um home office produtivo, um dos segredos está na organização do seu espaço de trabalho. Nada de coisas espalhadas por todo o lado, pois isso acaba comprometendo a sua produtividade e o próprio ambiente da sua casa.

Opte por móveis que possuam bastante espaço para guardar todo o seu material de forma organizada. Se estiver compartilhando um cômodo da casa, tente dar uma nova arrumação para o espaço que você irá ocupar, de forma a guardar todo o seu material neste local.

Invista em tecnologia em seu home office

O trabalho em casa está intimamente ligado à tecnologia, portanto, invista pesado nesta área. Invista em um computador de alto desempenho e com uma ótima capacidade de armazenagem. Uma Internet de bom desempenho também é essencial, principalmente se você tiver muitos contatos externos, via Skype, por exemplo.

Para deixar seu home office mais compacto e arrumadinho, principalmente se você estiver compartilhando um determinado cômodo da casa, prefira equipamentos multifuncionais como impressoras 3 em 1 e outros equipamentos conjugados.

Use e abuse do armazenamento em nuvem

Trabalhar em nuvem é a melhor opção para quem resolve trabalhar em casa pela Internet. Jogue o máximo de arquivos e aplicativos para um Cloud, pois isso vai lhe proporcionar uma flexibilidade muito grande.

Se você for compartilhar seus arquivos com outras pessoas, essa solução é mandatória. Para quem não quer investir muito logo no início, trabalhar com o Google Docs é uma solução mais do que suficiente. Não se trata apenas de saber como montar um home office, mas também de como deixá-lo funcional.

Organize sua rotina

Para trabalhar em casa não basta saber apenas como montar o seu home office. É preciso também saber como criar uma rotina de trabalho e procedimentos para que a coisa dê realmente certo.

Em primeiro lugar, crie horários para começar e principalmente para parar de trabalhar. Vista-se como se estivesse indo para o trabalho em um outro lugar qualquer fora da sua casa. Mantenha o profissionalismo para que as coisas realmente funcionem.

  Leia também o artigo Dicas Para Trabalhar em Um Home Office

Agora que você já leu nossas dicas de como montar um home office, é só uma questão de planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizada em relação a tendências de home offices, assinando nosso Boletim Informativo.

Salvar

5.00 avg. rating (99% score) - 9 votes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA