O jeitinho feminino de liderar

Faz tempo que abandonamos as saias e adotamos as calças no ambiente de trabalho.

Sabemos que as mulheres estão presentes nos mais diferentes cargos e funções e que apesar das muitas diferenças entre os sexos feminino e masculino, ambos conquistaram o posto de líderes competentes.

Só acho que para sermos líderes melhores precisamos conhecer e valorizar as características de cada gênero. Só assim vamos ter resultados ainda mais positivos no mundo corporativo e também na vida pessoal.

De acordo com a escritora Catherine Kaputa, autora do livro “A Marca de Mulher”, embora estudos sobre liderança demonstrem que existem poucas diferenças entre os sexos, as mulheres parecem favorecer um estilo de liderança mais democrático.

“Ele se baseia em colaboração, trabalho de equipe e reconhecimento. Dessa maneira, um número maior de pessoas tem autonomia para contribuir e são reconhecidas por isso. Esse é um estilo de liderança que promove a lealdade e a boa vontade de equipe”, diz a autora.

As diferenças entre a liderança feminina e masculina

Na publicação de Kaputa, a autora cita uma meta-análise dos estilos masculino e feminino de liderança, conduzida pela professora Alice Eagly, que pesquisou 45 estudos de liderança, descobriu-se que as mulheres têm a tendência a criar uma experiência de marca diferente, assim como uma maneira distinta de se engajar com os outros profissionais.

As mulheres são um pouco mais propensas que os homens a serem “líderes transformacionais” que, como conselheiras ou instrutoras, procuram inspirar.

Elas tendem a promover e envolver os funcionários e encorajam o compartilhando suas decisões. Elas são mais propensas a elogiar e a recompensar quando os projetos excedem as expectativas.

Como líderes, as mulheres têm mais que uma visão abrangente. Elas também são mais intuitivas na tomada de decisões e seu estilo de liderança é mais pessoal. Claro, um estilo de liderança como esse também tem suas desvantagens.

Acho que esse é dos aspectos mais difíceis de administrar no dia a dia. Como você conhece os problemas pessoais dos funcionários, apesar de se preocupar, precisa deixar de lado a “mãezona” para cobrar resultados. A questão toda é equilibrar as situações.

Todas as mulheres são diferentes. Algumas podem ter um estilo feminino mais acentuado, outras são mais masculinas no comando.

As mais felizes e com certeza que terão mais sucesso, são aquelas que conseguem entender e utilizar os melhores elementos dos dois gêneros sem perder a feminilidade. Isso pode se revelar no visual, com a maquiagem; no jeito de falar, mais meigo ou delicado; ou na maneira de se comportar.

  Leia também Características das Líderes Empresariais

Defendo que apesar se sermos “menina em turma de meninos” no mundo dos negócios, não precisamos agir do mesmo jeito, afinal, o gostoso é ser diferente. Não é mesmo? Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

O jeitinho feminino de liderar
4.8 (96%) 20 votos