Veja algumas dicas para uma mãe no home office

Hoje nós vamos falar sobre dicas para uma mãe no home office, e nada melhor do que a experiência real de quem já passou por esta experiência.

Atualmente, muitas mulheres se deparam com um grave problema, como conciliar a função de mãe com o trabalho em um home office. Allessandra Okazaki é jornalista, assessora de imprensa e colabora no blog Go Home.

Mas como ela acabou de ser mãe da Maria Luiza ainda não teve tempo de escrever para nós. Como muita gente quer saber as dicas de como gerenciar a profissão no home office com as correrias de mãe, resolvi poupar seu tempo escasso e fiz algumas perguntas pertinentes.

Consegui respostas bem relevantes! Anotem aí algumas dicas para uma mãe no home office:

Quais os preparativos que devem ser feitos por uma mãe que trabalha fora e pretende montar um escritório em casa?

Além de montar uma estrutura apropriada para o seu home office, com escritório separado fechado com porta, o ideal é ter uma pessoa que te apóie em momentos críticos. Por exemplo, é impossível se concentrar e fazer aquele trabalho com prazo para entregar com um neném chorando do seu lado.

Ou seja, o fato de você trabalhar em casa não quer dizer que a babá ou outra pessoa que te ajude esteja dispensada. A solução que encontrei foi a seguinte: contratei uma pessoa que limpa a casa. E quando estou trabalhando pesado ou tenho que sair, ela cuida da Maria.

Ela não é babá exclusivamente, pelo menos ainda…. Por que conforme vai crescendo e engatinhando e andando, já viu, né? Ah, esqueça querer trabalhar nos dois primeiros meses. É um período de adaptação complicado, não dormimos direito, o nenê mama toda hora, estamos super inseguras com a maternidade…

Como se concentrar no trabalho com as interferências, demandas e necessidade de atenção de um filho?

Como falei, tem que ter alguém. E se concentrar. À partir do momento que você decidiu que vai voltar a trabalhar, que não vai abandonar sua carreira, por mais que um filho seja importante, não dá para deixar que qualquer tipo de interferência possa prejudicar o trabalho. Se bem que, dependendo do trabalho, dá para ficar com a Maria no colo.

Quando escrevo e estou no telefone, sem condições, mas se estou vendo e-mails, internet e tratando imagens, ate dá. Isso quando ela não quer “digitar” também. rsrsrs.. Ela adora teclar! E usar a calculadora.

Todas nós sabemos que a principal das dicas para trabalhar em um home office é a questão de concentração, por isso, essa deve ser sempre uma meta.

Qual o limite que deve se impor entre casa e o home office com relação à ruídos: não permitir que a criança brinque na sua própria casa e perder em profissionalismo? Contar com a compreensão dos clientes? Existe uma solução intermediária?

Definitivamente uma criança chorando ou gritando quando você está ao telefone com o seu cliente mais importante não inspira credibilidade. por isso, quando tiver no telefone, feche a porta e saia de perto da criança.

Como você gerencia seu tempo entre trabalho e cuidar da Maria Luiza?

Criamos uma rotina. Ela mesma já tem a sua, horários para dormir, para mamar. Aí vou encaixando meus afazeres. A melhor hora para trabalhar é quando ela está dormindo claro. Maternidade e home office tem muito de organização de tempo.

Por enquanto não posso ficar sem amamentar por mais de 3 horas. Portanto, me divido o dia inteiro entre Maria e trabalho. Trabalha um pouquinho, dá mama, brinca, ela dorme, trabalho mais um pouco, ela acorda, dou mamá, saio, volto, dou mamá, vejo os emails… e assim vai.

Uma hora boa para trabalhar é depois das 9 da noite quando ela já dormiu e só vai acordar no dia seguinte.

Para quem já trabalha em home office como você, quais foram as maiores mudanças que aconteceram na sua forma de trabalhar depois do nascimento da Maria Luiza?

Com certeza as interferências são maiores. Ainda não entrei no ritmo de trabalho que estava antes justamente por isso. não dá para assumir grandes responsabilidades, pois ainda estou amamentando de três em três horas.

À partir de agora, que ela vai fazer seis meses, isso vai mudar, pois ela vai passar a comer papinha que a empregada pode dar. E eu vou dar menos mamá.

Para uma mãe, quais são as maiores vantagens de um home office?

Poder acompanhar o desenvolvimento do seu filho de perto. Ganhar um sorriso mais lindo do mundo nos intervalos (motivação total!), tranquilidade de saber que seu filho esta bem.

E os desafios?

Acredito que o maior desafio de ser mãe e trabalhar em um home office é manter a concentração, porque a tentação de querer ficar com ela o tempo todo é grande e a demanda de trabalho cresce. Você fica mais estressada também.

Quais conselhos você daria para uma mãe que está pensando em ir trabalhar em casa?

Vá sem medo de se arrepender, mas se organize e veja que é muito melhor trabalhar com seu filho por perto, do que estar no escritório com vontade de estar com ele ou preocupada se esta sendo bem cuidado.

Bem, não sei na prática ainda, mas acredito que o quanto antes começar a trabalhar, melhor. Porque a criança vai se habituando ao fato da mamãe estar trabalhando em casa e vai procurar não atrapalhar. Porque, claro, você vai ensiná-lo desde cedo a respeitar isso.

Confesso que ainda estou aprendendo, afinal sou mãe há apenas cinco meses. Te digo que com ou sem ela, tem três coisas que não podem faltar: bom senso, organização e determinação.

Ah, ter um laptop também é mão na roda para quem trabalha em casa. Ele virou extensão do meu corpo!!

E você? Teria algo a acrescentar às dicas para uma mãe em home office? Nos mande um e-mail relatando a sua experiência também. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no portal Go Home

Dicas para uma mãe no home office
5 (100%) 5 votos