Confira nossas dicas para montar um negócio em casa. Criamos uma lista de dicas super importantes para as empreendedoras que desejam ter um negócio em casa com uma estrutura de home office, algo que pode parecer fácil, mas não é tão simples assim.
Confira nossas dicas para montar um negócio em casa. Criamos uma lista de dicas super importantes para as empreendedoras que desejam ter um negócio em casa com uma estrutura de home office, algo que pode parecer fácil, mas não é tão simples assim.

Dicas para montar um negócio em casa – Confira nossa indicações

Reunimos algumas dicas para montar um negócio em casa, já que trabalhar em casa é o sonho de muita gente, principalmente para quem vive nas grandes metrópoles e sofre com o trânsito caótico de todos os dias.

A ideia de montar um negócio em casa vem sendo adotada por muita gente, mas existe um consenso de que para montar um negócio em casa é necessário muito planejamento e disciplina.

Não importa o tipo de negócio que você pretenda montar em casa, será sempre necessário isolar o ambiente do home office do ambiente familiar caso contrário você corre o risco de se ver em meio a uma completa anarquia e os resultados dificilmente serão bons. Acredite, trabalhar em casa requer método e bastante disciplina.

Planeje o seu home office

Confira as nossas dicas para montar um negócio em casa
Confira nossas dicas para montar um negócio em casa

O primeiro item da nossa lista de dicas para montar um negócio em casa é planejar cuidadosamente o seu home office. Você precisará de sossego e concentração para que o seu trabalho renda.

Comece por planejar a localização do cômodo ou espaço da casa que você irá utilizar e depois que tipo de móveis e aparelhos você irá precisar para montar um home office funcional. Se for o caso, pense até mesmo em usar um tratamento acústico nas paredes, para que os ruídos da casa, como televisão e as brincadeiras das crianças, não acabem interferindo no seu rendimento no trabalho.

Seu home office precisa de um espaço só dele

Seu home office precisa de um espaço que seja só dele. Mantenha toda a sua atividade profissional em um único lugar, afinal de contas nem todo mundo na casa precisa participar da sua atividade profissional, concorda?

Escolha um espaço da casa, como um quarto, a garagem ou outro espaço qualquer e concentre ali o seu trabalho. Uma boa providência é dar um ar profissional a este local, até mesmo usando móveis que você usaria em um escritório fora da sua casa.

Crie uma entrada separada para receber seus clientes

Se você for montar seu negócios em uma casa, uma das nossas dicas para montar um negócio em casa é criar uma entrada independente para clientes, fornecedores e até mesmo funcionários que venham a trabalhar com você. Isso irá conferir uma postura mais profissional ao seu negócio.

Para receber clientes, por exemplo, não é nada profissional fazê-los passas pela casa toda para ter acesso ao local onde vocês irão falar sobra assuntos de negócios. Além do mais, essa é uma forma bem prática de separar o Home do Office.

Tenha uma linha telefônica só para o seu negócio

Outro item importante da nossa lista de dicas para montar um negócio em casa é adquirir uma linha telefônica exclusiva para o seu negócio. Atenda o telefone sempre de maneira formal, como você faria se estivesse trabalhando em um escritório convencional e em caso de ausência, deixe uma secretária eletrônica ativada.

Se o seu trabalho for intenso em termos de contato com o público, a ideias de um escritório virtual, pois neles você  pode alugar salas apenas para reuniões e usar diversos serviços, como atendimento telefônico profissional, copiadora, recebimento de correspondência e outros.

Verifique junto à prefeitura se há alguma restrição

Dicas para ter um negócio em casa

Algumas cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro têm uma legislação específica sobre trabalho em casa e por isso, é importante que você você verifique se no plano de zoneamento da cidade há alguma restrição ao tipo de negócio que você pretende abrir.

Geralmente essa legislação diz respeito a negócios específicos que possam oferecer algum tipo de perigo à vizinhança ou transtornos como ruídos. No caso de um negócio no segmento de comida, química e outros, será necessário também um alvará da saúde pública.

Informe-se sobre a obtenção do alvará

Aproveite a sua pesquisa na prefeitura e informe-se sobre a obtenção do alvará de funcionamento, pois como em qualquer outro negócio, você precisará ter um alvará para a regularização do seu negócio.

Se o negócio que você pretende montar for uma franquia home based, o alvará será fundamental para que você possa fechar o negócio, pois é uma exigência da maioria dos franqueadores.

Aparência profissional também no home office

A aparência profissional também deve ser levada em consideração no home office. Isso reforça o posicionamento nesse ambiente, como um trabalho e não uma diversão ou passa tempo. Além disso, é mais um ponto para conquistar a confiança de clientes, empregados e fornecedores.

Não é pelo fato de você estar trabalhando em casa que poderá ficar em seu home office de pijama ou camisola. Vista-se como se estivesse em um escritório instalado em um prédio comercial.

Defina seus horários de trabalho

Uma das dicas para montar um negócio em casa mais importante diz respeito a horários. Defina muito bem seus horários de trabalho, tanto o de começar, e principalmente o de parar.

Lembre-se que um dos fundamento do trabalho em casa é justamente a disciplina e por isso, você precisa estabelecer limites para você mesma, caso contrário, a coisa não vai funcionar.

Registre um domínio para o seu site

Hoje em dia, toda empresa precisa ter uma presença na Internet, por isso, uma das primeiras providências deve ser registrar o quanto antes o site da sua empresa. Isso é muito simples e deve ser feito por você mesma.

Acesse o site Registro.Br e crie uma conta de usuário para você. Depois, faça uma pesquisa pelo endereço do site que você deseja registrar e efetue o registro. Esse registro custa R$ 30,00 ao ano e será parte importante para divulgação do seu trabalho.

Estabeleça algumas regras para sua família

Entre as dicas para montar um negócio em casa mais importantes está a de criar regras, não só para você, como também para sua família. Você vai precisar deste apoio para que as coisas possam dar certo ao desenvolver um trabalho em home office.

Deixe claro que não se pode misturar as questões domésticas com as questões de trabalho. Você pode estar em casa, mas isso não significa necessariamente que você está disponível para resolver um problema de vazamento na pia do banheiro ou outras coisas do gênero.

Informe-se e conheça profundamente a área em que irá atuar

Nos dias de hoje ter conhecimento sobre um negócio é fundamental para que deseja ter sucesso. Por isso, faça uma análise da sua concorrência, faça cursos de especialização e frequente feiras e seminários.

Além disso, faça também uma pesquisa sobre produtos e serviços similares na Internet, identificando futuros clientes e conhecendo seus anseios e necessidade. Conclua esta parte fazendo um plano de negócios detalhado.

E você? Quais são suas dicas para montar um negócio em casa? Deixe seu comentário e mantenha-se informada assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (99% score) - 6 votes

12 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom artigo sobre dicas de negócios para montar em casa. Parabéns e estou no aguardo para mais informações valiosas como essa. Sucesso

  2. Olá, gostei do artigo sobre dicas para montar um negócio em casa, e fico no aguardo de mais dicas como esta. Para mim que estou iniciando são muito importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA