Veja nesta matéria o passo a passo de como montar um salão de beleza, um processo simples, mas que exige muito planejamento para que se transforme em um caso de sucesso. Quer saber o que é necessário para abrir um salão de beleza? Então não perca essa matéria!
Veja nesta matéria o passo a passo de como montar um salão de beleza, um processo simples, mas que exige muito planejamento para que se transforme em um caso de sucesso. Quer saber o que é necessário para abrir um salão de beleza? Então não perca essa matéria!

Como montar um salão de beleza – Confira nossas dicas e abra o seu!

Para as empreendedoras que estão interessadas em saber como montar um salão de beleza, fizemos uma pesquisa e resumimos nesta matéria as principais dicas para transformar esse sonho em realidade.

Mesmo em tempos de crise, como os que vivemos hoje em dia, o setor de beleza e estética é reconhecidamente um dos que suporta melhor os impactos decorrentes do encolhimento da renda e menos disposição para gastar.

Nesta matéria vou apresentar alguns pontos que considero fundamentais para orientar as leitoras que estão interessadas em saber como montar um salão de beleza, com dicas sobre o conceito do negócio, instalação e divulgação de um salão. A sequência será:

  1. Localização do salão de beleza
  2. Definição do mix de produtos
  3. Contratação de profissionais
  4. Divulgação do salão de beleza
  5. Onde conseguir mais informações

Você verá que abrir um salão de beleza é muito mais que apenas ter vontade de montar o negócio. Exige muito planejamento, pesquisa, análise do mercado e qualificação empresarial para que o negócio se transforma em um verdadeiro sucesso.

Itens fundamentais para quem quer montar um salão de beleza

Se você está querendo saber como montar um salão de beleza, mas não tem ainda nenhuma experiência no ramo, é importante dizer que o seu envolvimento pessoal é algo de fundamental. Você precisa viver o dia a dia do salão, para identificar as reais demandas das suas clientes.

Em primeiro lugar, faça-as se sentirem à vontade, pois em um serviço de atendimento prolongado, isso é essencial para que sua clientela tenha uma boa experiência de atendimento e serviço, e depois façam a melhor propaganda que existe: O boca a boca.

Tente criar um ambiente amplo, arejado e muito bem iluminado, afinal, em seu negócio, você estará vendendo uma imagem. O salão precisa ser o mais aconchegante possível, para que suas clientes se sintam praticamente em casa.

Um outro item fundamental é o que diz respeito ao entretenimento, uma vez que muitos dos serviços que você irá oferecer em seu salão, são demorados e isso pode causar um certo nível de irritação se suas clientes não tiverem opções para passar o tempo.

Tenha sempre um ou mais pontos de TV no ambiente, um bom estoque de revistas femininas atualizadas, disponibiliza Wi-Fi grátis, pontos de luz para recarga de celulares e todos os recursos que sua imaginação puder lhe oferecer.

As opções de entretenimento agregadas à prestação de serviços de beleza é uma tendência. Haja visto o sucesso dos nail bars, que viraram uma verdadeira febre. Se você nunca foi a um deles, vale a pena conhecer, para poder pegar o espírito da coisa.

   Leia o artigo Como Montar Um Nail Bar

A melhor localização para um salão de beleza

Um dos pontos chave do sucesso de um salão de beleza é a sua localização. Um local de grande movimento e de preferência, com uma área de estacionamento por perto são itens essenciais para o sucesso do negócio.

Estar localizado em uma área de grande circulação de pessoas é outro ponto essencial, principalmente no início do negócio, quando você ainda não tem muitas clientes, essa exposição vai ajudar muito.

É claro que um ponto comercial em uma área muito movimentada tem um custo maior, mas se você levar em conta a exposição que você irá gerar, esse custo certamente será compensado pelo número de clientes a mais que você irá conseguir.

Como abrir um salão de beleza

Adequação dos serviços oferecidos em seu salão de beleza

Um outro segredo que eu gostaria de compartilhar com você que está interessada em saber como montar um salão de beleza, se refere a definição do seu mix de serviços.

Decidida a localização do seu salão de beleza, é necessário fazer uma pesquisa sobre o seu público consumidor, de forma a adequar os serviços e valores que serão cobrados por eles, ao perfil de renda das clientes que você pretende atender.

Todas nós sabemos que os preços de qualquer procedimento de beleza variam muito, mesmo sendo idênticos, portanto é importante “sentir” o seu mercado, para não ficar completamente fora da realidade de preços das suas clientes.

Fazer essa adequação de preços em seu salão de beleza é na verdade um grande desafio, pois você deverá mexer em diversos aspectos do negócio, como custos operacionais e outros, mas não poderá de maneira alguma sacrificar a qualidade dos produtos utilizados nem dos profissionais.

Montando a equipe do seu salão de beleza

Uma outra dica que consideramos fundamental para quem quer saber como montar um salão de beleza diz respeito à formação da sua equipe. É preciso ser bastante criteriosa em relação às profissionais ou profissionais que você irá contratar.

Busque por profissionais qualificados e atualizados em relação às últimas tendências. Dê preferência a profissionais que gostem de fazer cursos de estática e beleza, pois estes tendem a ter um melhor desempenho.

A questão técnica é indiscutivelmente importante, mas existem outros aspectos, como a sociabilidade e respeito às regras e limites do relacionamento cliente/profissional que precisam ser igualmente observados.

É claro que neste setor, existem sempre um certo grau de envolvimento maior entre suas clientes e a profissional que a atende, mas é preciso ter sempre um certo limite, para que esse relacionamento não se transforme em uma relação invasiva.

Na área de atendimento, um fator muito importante é o forte comprometimento em atender bem desde a recepção até a hora de ir embora. Ter uma equipe simpática e bem educada, é fundamental para fidelizar suas clientes e fazer com que elas divulguem o seu salão de beleza.

Tenha uma especial atenção na questão dos agendamentos, pois espera prolongadas em função de atrasos ou “encaixes”, pois esse é um dos principais motivos de reclamações.

Como montar um salão de cabelereiro

Divulgando seu salão de beleza – Tão importante quanto montar

Outra dica fundamental para quem deseja saber como abrir um salão de beleza é não esquecer em hipótese alguma da divulgação, fator fundamental para conquistar seus primeiros clientes e fidelizar os já existentes.

Você terá nesta áreas diversas alternativas. A primeira delas é a divulgação tradicional através de folders e panfletos, um método antigo, mas que ainda funciona, principalmente no início. Uma dica é mandar fazer um conteúdo promocional de qualidade, para começar a divulgação do seu salão de beleza com o pé direito.

A segunda opção é fazer a divulgação do seu salão através da Internet. Essa é a opção mais econômica e eficiente nos dias de hoje. Moda, estética e beleza dominam as redes sociais brasileiras, por isso, aproveite essa oportunidade.

As melhores redes são sem sombra de dúvida o Facebook e Instagram. Crie uma página profissional no Facebook e passe a publicar conteúdo relevante nessa página. Fotos e dicas são sensacionais neste sentido.

Para garantir o sucesso da sua página, recomendamos que você faça um curso de Facebook marketing, pois você aprenderá como os verdadeiros profissionais de Facebook trabalham. Gerenciar o seu perfil é uma coisa, mas gerenciar uma Fan Page é outra completamente diferente.

No Instagram o caminho é o mesmo. Fotos de qualidade, dentro do contexto do seu negócio e muita interação são o caminho certo para o sucesso nessa rede.

Onde conseguir mais informações sobre como montar um salão de beleza

O segredo dos negócios hoje em dia está na obtenção de informações, por isso, não poderíamos finalizar este artigo sem indicar onde mais você pode buscar mais informações sobre como montar um salão de beleza.

Fazer um bom curso é uma alternativa super indicada, pois você irá aprender com profissionais que possuem experiência na montagem desse tipo de negócio. O CPT – Centro de Produções Técnicas oferece um ótimo curso online sobre como montar um salão de beleza. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Mais informações sobre como montar um salão de beleza

Você pode conseguir mais informações sobre como montar um salão de beleza em publicações especializadas do SEBRAE. A série Ideias de Negócios tem um e-book gratuito que você pode baixar clicando aqui.

O SEBRAE de São Paulo oferece o e-book Comece Certo – Salão de Beleza que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. Já o SEBRAE MG oferece o E-book Ponto de Partida – Salão de Beleza, que pode ser baixado aqui.

O SEBRAE de São Paulo também oferece um e-book da série Comece Certo, sob o título Salão de Beleza que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

Agora que você já tem essas dicas básicas sobre como montar um salão de beleza, é hora de começar o planejamento do seu negócio. Para se manter atualizado sobre como montar um salão de beleza e outras ideias de negócio, assine nosso Boletim Informativo.

Por Maria Cristina

CPT - Centro de Produções Técnicas

5.00 avg. rating (98% score) - 4 votes

DEIXE UMA RESPOSTA