Os segredos dos líderes de sucesso

Conheça quais são os principais segredos dos líderes de sucesso e monte o seu próprio caminho para a construção de uma liderança sólida e eficiente.

Os segredos dos líderes de sucesso

Conhecer os segredos dos líderes de sucesso é uma das maneiras de se traçar o caminho para sua própria estratégia de liderança.

Eleanor Roosevelt (1884-1962), famosa primeira-dama norte-americana, disse uma vez: “Um bom líder inspira as pessoas a confiarem nele, mas um grande líder inspira as pessoas a confiarem nelas mesmas.”

Tornar-se esse grande líder não é tarefa fácil. Um dos maiores desafios que enfrentam os pequenos negócios é justamente orientar e direcionar a equipe durante os primeiros anos de vida da empresa, quando a sobrevivência do empreendimento ainda é incerta.

Para abrir e gerir o próprio negócio, no entanto, é preciso atentar para tantos assuntos e aspectos da administração da empresa, que essas habilidades de liderança do empreendedor acabam não ganhando a atenção que merecem.

Aproveite as dicas de Kara Ohingren, do portal norte-americano Entrepreneur.com e saiba o que fazem os grandes líderes para obter os resultados que esperam de seus “liderados”.

Reúna um time dedicado

Sua primeira preocupação deve ser a composição de uma equipe com pessoas comprometidas com você e com a empresa. Algum conhecimento sobre recursos humanos e estratégias de seleção são fundamentais para que isso aconteça.

Você deve ser capaz de identificar, atrair e reter talentos. Um dos segredos dos líderes de sucesso está justamente na capacidade de se cercar de uma equipe de valor.

Comunique-se mais

Mesmo com uma equipe pequena, por exemplo, de 8 a 10 pessoas, é difícil saber o que está se passando com cada uma delas, ou comunicar com eficiência todas as informações necessárias.

Uma ideia simples que faz com que todos se sintam parte do mesmo time é distribuir e-mails periódicos com as novidades, avanços e necessidades do negócio.

Não pense que todos sabem o que você quer

Quando você administra uma pequena empresa, é comum pensar que todos sabem quais são seus objetivos e a missão da sua empresa.

Pode ser que saibam, mas é preciso relembrar, reforçar e comunicar quaisquer alterações quanto aos resultados que a empresa quer obter no momento ou a curto, médio e longo prazos.

Seja autêntico

Grandes líderes têm em comum uma personalidade que contagia as engrenagens de sua organização. Parte disso é ser você mesmo e cercar-se de pessoas que dividem de alguma forma os mesmos valores e objetivos.

Quanto mais autêntico você for, maior a possibilidade de atrair as pessoas certas.

Conheça seus obstáculos

A maior parte dos empreendedores é feita de pessoas otimistas e confiantes sobre os resultados que podem obter. Isso é ótimo, mas para ser um grande líder, é fundamental entender os obstáculos que terá que enfrentar.

Só assim você pode planejar formas de vencê-los e aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Crie um “estatuto” da equipe

Muitas equipes são reunidas às pressas, recebem suas tarefas e partem rapidamente para a ação, preocupadas com os prazos de entrega e os resultados. Para que esses objetivos sejam de fato atingidos, é preciso primeiro estabelecer algumas regras básicas sobre como e para que a equipe está trabalhando junta.

Antes de partir para a ação, estabeleça para todos o que é mais importante e como o trabalho deve ser feito.

Acredite em seus colaboradores

Uma das tarefas mais importantes que grandes líderes precisam desempenhar é desenvolver a confiança dos funcionários, especialmente em tempos difíceis.

A confiança que os líderes naturalmente sentem em si e em suas capacidades é resultado, em parte, de sua confiança nas pessoas com quem se relaciona. Acredite nas pessoas, e ajude-as a vencer.

Dê crédito aos outros

Muitos empreendedores estão tão apaixonados por suas próprias ideias e conquistas que se esquecem de dar crédito aos seus colaboradores. Validar a contribuição dos outros é fundamental para estabelecer a confiança de que falamos anteriormente.

Mantenha a equipe engajada

Grandes líderes delegam tarefas que oferecem algum desafio e motivem seus subordinados. Um dos segredos em gestão de pessoas é justamente apresentar aos membros da equipe um grande desafio para incentivá-los.

O gerente de uma grande pizzaria, por exemplo, costumava reunir toda a equipe na segunda-feira para fazer a seguinte pergunta: quero que alguém pense em algo que nunca fizemos antes para ser feio esta semana.

O desfio servia para manter a motivação durante a semana toda, perseguindo o objetivo da empresa para aquele período.

Fique calma

Um empreendedor precisa dar o exemplo da serenidade e cautela. É importante desencorajar reações exageradas e ansiedade, especialmente diante das dificuldades.

Para complementar as informações contidas aqui, sugerimos que você leia também uma outra matéria publicada aqui em nosso site, sob o título O Que é Liderança.

Conhecendo os segredos dos líderes de sucesso fica bem mais fácil encontrar os caminhos para se construir uma liderança sólida e eficiente. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Por Maria Cristina

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