Como montar uma esmalteria – Confira nossas dicas!

Nossa dica de hoje é sobre como montar uma esmalteria, uma ideia de negócio que pode ser muito lucrativa se você souber estruturar direitinho.

As mulheres estão sempre buscando novidades, novas tendências e lançamentos em relação à moda.

Um dos segmentos que é muito procurado hoje em dia, é o cuidado com as mãos e pés e como não podia ficar de fora, a procura por esmaltes nas mais variadas cores é alucinante.

Há mulheres que procuram por cores cítricas, outras, por cores fortes, muitas por cores suaves e neutras. Há gosto para tudo, isso não se pode negar.

Comprar esmaltes é uma alegria, pois há tanta novidade no mercado que fica difícil uma mulher não se apaixonar e comprar um esmalte com uma cor diferente.

Tem mulheres que deixam de fazer uma refeição para ir à manicure ou comprar um novo esmalte, a procura por esse produto é tão grande que hoje se pode comprar de qualquer lugar do Brasil através de lojas virtuais especializadas neste segmento.

Que tal você investir um pequeno capital e montar o seu próprio negócio para ter seu horário de trabalho e ter um aumento significativo em sua renda?

Montar uma esmalteria para atender suas amigas, as mulheres do bairro e tantas outras que podem vir através das próprias clientes, uma ótima ideia, não acha?

O passo a passo para montar uma esmalteria

  1. O conceito do negócio que envolve uma esmalteria
  2. Os modelos alternativos para uma esmalteria
  3. Localização da esmalteria
  4. Fornecedores para sua esmalteria
  5. Como divulgar a sua esmalteria
  6. O investimento necessário para abrir uma esmalteria
  7. A opção das franquias
  8. O quanto você pode ganhar com uma esmalteria

Então vamos lá! Vamos conhecer quais são os pontos mais importante para começar este tipo de negócios.

1 – O conceito do negócio que envolve uma esmalteria

Esmalteria é um lugar onde encontramos uma grande quantidade e uma variedade incrível de esmaltes e vários produtos relacionados à beleza das mãos e algumas, até com manicures e pedicures para fazer as unhas lá mesmo.

Faça uma pesquisa de mercado e veja se o local é bom e é viável, faça um planejamento, uma relação de tudo o que vai precisar, como expositores para os esmaltes, prateleiras, cadeiras, balcão para atender, decoração dos ambientes e outros itens.

Outra opção também interessante para quem está em busca de saber como abrir uma esmalteria é partir para o modelo misto, onde você além de vender os esmaltes, oferece o serviço de um salão de manicure, mesmo que seja em pequena escala.

Se você pretende montar um negócio ainda mais diferenciado, uma das opções é partir para o conceito de Nail Bar, que já discutimos anteriormente aqui em nosso site.

2 – Os modelos alternativos para uma esmalteria

Além do modelo tradicional de loja, você também pode optar por outros modelos alternativos como o de uma loja virtual ou até mesmo a venda de porta em porta.

No caso da loja virtual, como já falamos diversas vezes aqui em nossa seção de artigos sobre comércio eletrônico, existe diversas opções para você montar a sua, muitas delas com um investimento bem baixo, como é o caso das lojas virtuais alugadas.

Em nosso artigo Como Vender Cosméticos Pela Internet você terá uma boa ideia de como a coisa funciona.

No caso da venda de porta em porta, um modelo que vem ganhando força no Brasil, justamente por levar o produto a onde o cliente está, o investimento em um belo mostruário não é grande.

Se você está interessada em saber como abrir uma esmalteria, e ainda não definiu muito bem o seu modelo e conceito, repare que estas duas opções não são em nada conflitantes com a ideia clássica de montar uma esmalteria em uma loja.

3 – Localização da esmalteria

Um dos segredos para quem está interessada em saber como montar uma esmalteria está na localização do negócio.

Procure um local adequado para montar o seu negócio, onde tenha grande circulação de pessoas, perto de lojas, mercados, condomínios, escola, pois assim a sua exposição vai ser bem maior, facilitando a entrada de um bom número de pessoas em sua loja.

Tenha bons expositores (balcões), onde as pessoas possam ver todos os produtos que você está oferecendo e também um local adequado para atender as clientes que desejam fazer pé e mão.

Busque bons fornecedores, pesquise preços para poder oferecer o que há de melhor no mercado e transmitir confiança aos seus novos clientes.

Um tratamento diferenciado é essencial, deixar a cliente escolher o esmalte, comprar e a manicure usar cada vez que você vai lá pode ser um dos diferenciais e lembre, ofereça sempre produtos de qualidade para que as clientes saiam satisfeitas e se tornem frequentadoras assíduas e fiéis da sua loja e dos seus serviços.

Alguns concorrentes da sua esmalteria, podem ser as farmácias, mercados, salões de beleza, portanto é fundamental oferecer produtos e serviços diferenciados dos demais.

Como abrir uma esmaleria. O passo a passo completo para quem deseja saber como montar uma esmalteria de sucesso!

4 – Fornecedores para a sua esmalteria

Outra dica importante para as empreendedoras interessadas em descobrir como montar uma esmalteria de sucesso é em relação aos fornecedores.

Existe uma infinidade de marcas e fabricantes de esmaltes e também acessórios para unhas, portanto é importante a sua pesquisa para que possa oferecer aquilo que os clientes esperam.

Para isso, você precisa estar sempre antenada com as novas tendências, acompanhando através da internet e redes sociais o que vem fazendo sucesso por aí, para não acabar investindo em produtos ultrapassados.

Muitos fabricantes e empresas vendem no atacado, oferecendo a opção da escolha de cores variadas, o melhor é entrar em contato com as principais marcas do mercado e talvez solicitar a visita de um representante

Estudar e discutir com os fornecedores formas de pagamento, prazo para entrega para poder escolher aqueles que melhor se adequem às suas necessidades, sempre observando sempre a relação custo/benefício também é fundamental.

5 – Como divulgar a sua esmalteria

Outra dica para quem quer saber como montar uma esmalteria é em relação à divulgação do negócio. Além de uma bela faixada para atrair as pessoas que passam na porta, será preciso também divulgar o negócio.

No caso de uma esmalteria, é claro que você pode recorrer aos tradicionais panfletos, mas cá entre nós, a nossa dica mesmo é apostar suas fichas na divulgação pela internet, principalmente nas redes sociais.

A vantagem deste canal é que você, com as ferramentas adequadas, pode fazer uma divulgação bem focada na área da sua loja, e se for partir para um modelo de vendas online, este também será um ótimo canal de divulgação.

6 – O investimento para montar uma esmalteria

Sempre que você pensar em abrir algum negócio, lembre que vai ser necessário um investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Para abrir uma esmalteria, o investimento inicial está na faixa de R$ 20 mil, podendo chegar a R$ 100 mil, dependendo do tamanho do seu negócio, dos produtos e serviços que pretende oferecer, do seu estoque, decoração do local e pessoas que pretende contratar.

É importante pensar se pelo menos no início vai precisar de um funcionário para o atendimento dos clientes e para a venda dos produtos e de uma manicure, para isso você deve falar com o seu contador, ele vai fazer a contratação destes funcionários e vai tomar todas as providências necessárias.

7 – A opção das franquias

Outra dica para as empreendedoras que querem saber como montar uma esmalteria é a solução das franquias de esmalterias. Neste caso, a grande vantagem é a de que ao invés de começar do zero, você irá contar com o know-how de uma empresa já estabelecida.

Aqui mesmo no site já analisamos algumas destas opções como a Loucas por Esmaltes, Clube Esmalteria e também a Esmalteria Nacional. O problema com este tipo de solução é que você ficará restrita às normas da franquia, portanto, é preciso pensar bem a respeito.

8 – O quanto você pode ganhar com uma esmalteria

Se você conseguir se destacar neste mercado, sua fonte de renda vai ser excelente, já que neste tipo de negócio, o lucro tende a ser mais de 80%, podendo chegar a 100%, por se tratar de um produto de baixo valor para compra, podendo ser vendido até pelo dobro do preço.

Tudo isso vai depender da sua criatividade, do seu atendimento, de alguns diferenciais como se comprar o número tal de esmaltes a manicure faz suas unhas de graça ou outro tipo de benefício que atraia cada vez mais clientes para a sua loja.

Lembre de fazer antes o seu planejamento, pesquisar sobre o público-alvo, saber o que elas gostam, divulgar o seu novo negócio com propagandas e anúncios, usar as redes sociais para divulgar a esmalteria e atingir o maior número de pessoas próximas à loja e o principal, fidelizar seus clientes, trazendo assim o sucesso tão almejado por tantas pessoas que iniciam um negócio próprio.

Agora que você já conhece as principais dicas sobre como montar uma esmalteria, o que achou da ideia? Deixe seu comentário e se mantenha atualizada assinando a nossa Newsletter.

Como montar uma esmalteria
5 (100%) 9 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here