Mulheres no empreendedorismo

O momento para as mulheres no empreendedorismo parece ser mais promissor do que nunca. As mulheres empreendedoras estão conquistando cada vez mais espaço e ganhando impulso – e isso é muito bom! Não só para as mulheres, mas para a sociedade como um todo.

Muitos estudos comprovam que as mulheres no empreendedorismo investem mais do que os homens em educação e saúde e que os países em que as mulheres têm maior participação econômica são mais desenvolvidos.

Um artigo escrito por Geri Stengel e publicado na renomada revista Forbes Woman listou os motivos para acreditar que 2016 será um ano de importantes conquistas para as mulheres empreendedoras.

Enquanto as profissionais nos altos escalões das corporações americanas repetem que continuam sem avanços, uma situação que a bem da verdade já dura um bom tempo, ano após ano, as empreendedoras têm muito a celebrar.

Segundo informações do Índice Global de Desenvolvimento de Empreendedorismo por Gênero, encomendado pela Dell, os Estados Unidos ocupam o 1º lugar entre 17 países no que diz respeito às condições para promover as mulheres empreendedoras de alto potencial.

Segundo esta pesquisa, o Brasil aparece em 36º lugar, uma posição ainda tímida, a participação das mulheresempreendedoras no Brasil vem crescendo a cada ano. Para mais informações sobre estes números clique aqui.

Essas condições incluem ambiente, ecossistema empreendedores e aspirações de empreendedorismo. Veja algumas das razões destacadas por Geri Stengel neste estudo.

As mulheres são boas líderes

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria americana Zenger Folkman, elas formam equipes melhores, são gestoras mais respeitadas e avaliam com clareza os recursos necessários para atingir uma meta. As habilidades de liderança do século 21, como cooperação, comunicação e compartilhamento, são geralmente associadas às mulheres. O papel da mulher no empreendedorismo se destaca também na liderança.

Elas proporcionam um desempenho melhor à empresa

Mulheres no empreendedorismo. Qual o seu papel.
Mulheres no empreendedorismo. Qual o seu papel.

Os negócios que contam com o apoio de capital de risco e que incluem mulheres na alta gerência têm mais chances de obter sucesso do que as empresas em que apenas os homens ocupam cargos de poder, de acordo com o relatório da Dow Jones VentureSource Women at the Wheel: Do Female Executives Drive Start-Up Success?

Essa é uma constatação clara que o processo de empoderamento das mulheres traz resultados positivos para as empresas e por isso não deveria ser visto apenas como uma ação social, mas também como uma oportunidade de desenvolvimento empresarial.

As empresas de tecnologia lideradas por mulheres obtêm 35% mais de retorno sobre os investimentos e, quando têm apoio de capital de risco, alcançam receita 12% superior à das empresas de tecnologia de homens, de acordo com a pesquisa Women in Technology: Evolving, Ready to Save the World, realizada pela Kauffman Foundation. Conclusão, as mulheres empreendedoras são mais rentáveis.

Elas sabem o que querem

As mulheres entendem outras mulheres, o que permite a criação de produtos que atendam bem às suas necessidades. As pesquisas mostram que oitenta por cento dos gastos dos consumidores são controlados por elas, incluindo categorias como carros e produtos eletrônicos.

Portanto, há oportunidades extraordinárias no campo do empreendedorismo para produtos e serviços criados por mulheres.

As mulheres estão montando portfólios poderosos

Não são muitas mulheres entre os investidores-anjo – elas são 22% desse grupo nos Estados Unidos –, mas o número cresceu 50% de 2011 a 2012, de acordo com o Center for Venture Research. A quantidade de mulheres de alto poder aquisitivo está aumentando com o dobro de velocidade dos homens. Elas representam mais de 40% de todos os americanos com patrimônio bruto a ser investido acima de US$ 600 mil.

Elas estão criando um ecossistema vibrante

Existem milhares de opções de grupos de networking para mulheres nos Estados Unidos, como a Associação Nacional de Mulheres Proprietárias de Negócios e o Women 2.0, que reúne fundadoras de startups de tecnologia. Durante reuniões de mentoria, elas aprendem a resolver questões do dia a dia empresarial.

As mulheres estão mais visíveis

Em 2013, pela primeira vez, duas empreendedoras americanas que não são celebridades — Sara Blakely e Tory Burch — entraram para a lista das Mulheres mais Poderosas do Mundo, feita pela Forbes. Elas concorrem com pessoas como Hillary Clinton, Oprah e Sheryl Sandberg.

Concordo com a Geri Stendel – esse será um ano de grandes conquistas e juntos, com diversidade e colaboração, todos nós teremos a ganhar! O papel da mulher no empreendedorismo está sendo redesenhado.

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Por Elisabete Miranda