Microfranquias – Uma ótima opção para ganhar dinheiro investindo pouco
Para quem quer ganhar dinheiro, uma ótima opção é abrir uma microfranquia, que é um mercado que vem crescendo bastante, custam no máximo 80 mil reais e algumas permitem até que se trabalhe de casa, sendo uma home based.
É a chance de se tornar seu próprio patrão sem fazer um investimento tão grande.
De acordo com os dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchaising – ABF, o mercado de franquias de modo geral cresceu em torno de 105 bilhões de reais no ano passado e as marcas disponíveis no mercado brasileiro chegaram a 350. O setor mais procurado é o de serviços. O rendimento médio é em torno de 30 mil reais mensais.
O programa Mais Você mostrou alguns casos de sucesso de pessoas que acreditaram no poder das microfranquias e se deram bem, como a Aline Cavalcante, que era dona de casa e queria trabalhar, então seu marido sugeriu que procurassem uma franquia.
Há três anos, Aline comprou uma microfranquia de uma empresa de seguros por 10 mil reais. No primeiro ano, começou a trabalhar em casa e fez um curso exigido para exercer a profissão de corretora.

Aline explicou o motivo que a levou a fazer esse investimento nesse tipo de negócio: “O risco eu acho que é menor.
A franquia tem toda uma estrutura por trás, e qualquer dúvida, então como era pra mim tudo muito novo, era melhor começar com uma franquia”.
Ana Lembrou da Cleusa Maria, que esteve no programa em janeiro e contou como conseguiu chegar lá fazendo balas de coco recheadas, que aprendeu no Mais Você.
Os produtos fizeram tanto sucesso que a Cleusa abriu uma pequena doceria em sua cidade e depois de cinco anos, ela atendeu ao pedido de um cliente que queria investir na marca e vendeu a primeira franquia da loja de doces.
De lá para cá, já são 126 lojas, sendo oito próprias! O caso dela se encaixa no setor de “franquias”, não microfranquias, porque a primeira franquia foi vendida por cerca de 150 mil reais. Hoje, pra você abrir uma loja como a dela, tem que desembolsar cerca de 300 mil reais.
Cartilha ensina como iniciar seu negócio no segmento de franquias
A presidente da Associação Brasileira de Franchising, Fátima Rocha, montou uma cartilha para quem tem um dinheirinho extra e quer começar o seu negócio. Tire as dúvidas e anote as dicas!
Erros mais comuns:
- Achar que vai ficar rico sem trabalhar;
- Comprar uma microfranquia pelo preço baixo, sem gostar do ramo escolhido
Por que abrir uma microfranquia e não um negócio próprio? Porque quem nunca teve um negócio geralmente não tem noção de como lidar, então o franqueador entra aí como um anjo da guarda. Ele vai orientando o franqueado, que vai seguindo uma sequência lógica, até chegar à abertura do negócio.
Fazer parte de uma rede tem suas vantagens
No sistema de franquias, as marcas já estão consolidadas e testadas no mercado, já têm marketing compartilhado, e o franqueado não precisa investir em divulgação, porque isso é custeado pela rede.
Se você não tem experiência alguma em negócios, o modelo de franquia é extremamente interessante, pois acaba se transformando em uma grande escola de negócios.
[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Motivos Para Abrir Uma Franquia
O franqueador deve ajudar na hora da contratação
Quem abre uma microfranquia recebe ajuda também na hora de contratar funcionários, na seleção.
Dicas:
- Não economize ao contratar um consultor ou advogado, porque é ele que vai analisar toda a documentação do franqueador e analisar tudo, prazos, conteúdo e se está tudo correto.
- Analise se você tem o perfil necessário para o negócio, porque vai ter que trabalhar muito e gostar do que faz.
Mantenha-se atualizada a respeito de microfranquias e outras opções de negócios, assinando o nosso Boletim Informativo.