Como vender salgados no Instagram de maneira profissional

Curso de Marketing Digital Online

Para quem quer saber como vender salgados no Instagram e expandir suas vendas nesta rede social, este artigo certamente será uma mão na roda.

Há algum tempo, se você quisesse fazer a divulgação de seus salgadinhos, teria que fazer um investimento pesado em propaganda impressa, anúncios em revistas, jornais de bairro e tudo mais.

Para vender salgadinhos em uma boa escala então, era algo extremamente caro, pois você teria que comprar ou alugar um ponto de venda, entre outros gastos.

Em nosso artigo Como Ganhar Dinheiro Vendendo Salgados Sob Encomenda, dá para ter uma boa ideia do que você precisaria para uma estrutura tradicional.

Com as redes sociais essa história mudou, pois você pode vender salgados online, com um investimento muito pequeno, principalmente, se for pelo Instagram.

A grande vantagem para quem quer vender salgados no Instagram é que, com os recursos que temos atualmente, você pode direcionar a sua propaganda de uma forma bem mais precisa, focando justamente no público interessado no seu produto.

Além do mais, como vender salgados no Instagram exige uma certa estrutura, com as ferramentas que dispomos atualmente, ficou muito mais fácil, mesmo que você não saiba nada de programação.

Resumindo, se você quer saber como vender salgados no Instagram, a boa notícia é que você pode criar uma estrutura completa para isso, investindo muito pouco.

Com as técnicas e ferramentas adequadas, você pode alavancar em muito as suas vendas, e nesse artigo vamos mostrar a você diversas dicas sobre como colocar isso em prática.

Dicas sobre como vender salgados no Instagram

Veja abaixo as dicas mais importantes para quem está interessada em saber como vender salgadinhos pelo Instagram, de forma profissional e com isso bombar as suas vendas online.

Busquei colocar as dicas mais amplas e as soluções tecnológicas mais econômicas e simples a disposição no mercado, sem contudo deixar de lado as técnicas de marketing digital e e-commerce que envolvem este negócio.

Vale a pena vender salgados no Instagram?

Definitivamente sim. Atualmente, vender salgados no Instagram é como ter a sua disposição uma imensa vitrine online, onde você poderá apresentar seus produtos com fotos, vídeos e além disso, interagir de forma imediata com os seus clientes em potencial.

O melhor de tudo isso é que o investimento para que você consiga essa gigantesca exposição é muito baixo. Quer saber como vender salgados no Instagram virou uma verdadeira mania?

A resposta é: porque é simples e não requer muito conhecimento técnico! Não é por outro motivo que os salgadinhos estão entre os produtos que mais vendem no Instagram.

Se você conhecer algumas técnicas básicas de marketing no Instagram, criação de um catálogo de produtos para exibição em seu perfil e até mesmo criação de uma loja virtual no Instagram, como vamos mostrar mais adiante, é muito fácil.

Tenha um perfil comercial no Instagram

Como vender salgados no Instagram é uma atividade com fins comerciais , e não recreativo, como no caso da maioria das pessoas, o primeiro passo é criar um perfil comercial, ou então, transformar o seu perfil pessoal em comercial, para que se adeque às regras da plataforma.

Além de poder montar sua estrutura de vendas completa no Instagram, o perfil comercial também proporciona a você, diversas informações sobre o seu público e desempenho de suas publicações, que não estão disponíveis para perfis pessoais.

Como vender salgados no Instagram

Conecte seu perfil a sua página no Facebook

Como vender salgados no Instagram de forma profissional vai requerer de você uma estrutura completa, o segundo passo é conectar o seu perfil comercial no Instagram, a sua página no Facebook, porque é isso que vai lhe permitir fazer a integração estre as duas plataformas.

Fazer isso é muito simples. Basta que você acesse a aba de Informações da sua página, e na aba Instagram, fazer a conexão com o seu perfil no Instagram. Pronto! A parte técnica está praticamente pronta.

Monte sua própria loja virtual no Instagram

Você certamente já viu algumas publicações que tem uma mensagem “Comprar Agora”, ou então aquela sacolinha que levam para uma página de vendas, não viu?

Bem, essa é a forma mais fácil para você vender pelo Instagram, e tenha certeza que o resultado é muito bom, pois você está facilitando todo o processo de compra. Montando uma loja virtual no Instagram, seu sistema estará completo!

Você pode fazer isso de três formas:

  • Você pode criar uma loja virtual no Facebook, e depois fazer a integração dessa loja com o seu perfil no Instagram, uma solução bem técnica, mas extremamente eficiente;
  • Outra opção para criar a sua loja virtual no Instagram é usar um aplicativo específico para isso, como o Bagy.
  • Se você já possui uma loja virtual tradicional na Internet, dependendo da plataforma, poderá fazer a integração dela através do Instagram Shopping;

Um grande número de pessoas vende seus salgadinhos no Instagram ainda usa a forma mais básica de vendas, através de mensagens.

Se você me perguntar como vender salgados no Instagram de forma realmente profissional, eu certamente colocaria entre as prioridades, a criação de uma loja dentro do próprio Instagram, porque é uma excelente ideia.

Crie fotos maravilhosas dos seus salgados

Todas nós sabemos que as fotos são a razão de ser do Instagram, e como vender salgados no Instagram é estimular visualmente seus seguidores com as fotos de seus salgadinhos, elas são fundamentais para o sucesso neste negócio.

As fotos são o principal elemento de comunicação das publicações, e criar fotos bonitas dos seus salgadinhos não é nada difícil.

A maioria dos celulares atualmente pode tirar ótimas fotos, e se você quiser sofisticar sua produção, pode comprar um mini studio como o Puluz ou Pop Up Studio para produzir fotos realmente profissionais.

Desenvolva conteúdo de qualidade para suas postagens

Como vender salgados no Instagram se o seu perfil não consegue um bom grau de exposição e engajamento em suas publicações?

Para que isso aconteça, você deverá criar uma estratégia de marketing digital no Instagram, baseada em conteúdo de boa qualidade, aliado a boas técnicas de marketing digital.

O conteúdo para redes sociais é a essência das vendas pelas redes sociais. Além, é claro, das suas publicações promocionais, você deverá desenvolver outros conteúdos, para criar uma verdadeira comunidade em torno do seu perfil.

Como vender salgados pelo Instagram

Escolhas as melhores hashtags para suas publicações

Como vender salgados no Instagram é conseguir o máximo de visibilidade para as publicações do seu perfil para as pessoas realmente interessadas no seu produto, é importante fazer com que seus posts tenham o máximo de identificação com o público que você deseja atingir.

Neste sentido, é muito importante escolher as hashtags que mais façam sentido com seus produtos e publicações, já que muita gente, além de seguir marcas, também segue hashtags de assuntos que as interessam. Algumas delas como #salgados e #salgadosdefesta são praticamente obrigatórias.

Vender no Instagram é uma arte e quanto mais informações você tiver melhor. Por isso, para complementar as informações apresentadas aqui, sugiro que você também leia os artigos Como Vender Pelo Instagram e Dicas Para Vender no Instagram, para que você possa ter uma visão ampla do processo.

Agora que você já tem uma boa ideia de como vender salgados no Instagram, é apenas uma questão de começar a fazer o seu planejamento e implementar uma estratégia de vendas profissional no Instagram. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Por Josiane Osório, diretora da Academia do Marketing

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Pessoal do Clube de Receita!

      Obrigada pelo feedback em nosso artigo sobre como vender salgados no Instagram. Não resta dúvida que o mesmo modelo, com suas adaptações, é claro, também se aplica a venda de docinhos.

      Um grande abraço e sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here