Como ter uma vida plena em 2019 com a multitarefa de uma Mulher?

Se você é mulher, você tem multitarefa. Acredito que isso seja algo quase que genético entre nós. Somos multíssimotarefa.

Sendo assim, muitos julgamentos que carregamos são injustos, como por exemplo, a ideia que a mulher demora muito para se arrumar.

Analisando bem os fatos ela se arruma rápido se comparado a um homem, que acorda, lê as notícias no celular, fala no grupo dos amigos de Whatsapp, almoça, toma banho, se arruma e plim…prontinho, nada mais à fazer, e por muitas vezes quando é solicitado revira os olhos, não gostando de ser importunado no seu melhor lazer que é fazer nada.

Enquanto isso no mundo cor de rosa e borrado da mulher, ela acorda, dá café da manhã para o filho, caso tenha, vai comendo as sobras dele, arruma a casa, checa os emails, as vendas, o Instagram, interage com os seguidores, resolve um problema, prepara a comida, posta uma foto, dá almoço para o filho, almoça enquanto ele mastiga, lê sobre economia, arruma a cozinha, dá banho no filho, arruma a bagunça do banho, coloca as roupas pra lavar.

Ufa, sua vez de tomar banho, termina seu banho, o filho já se desarrumou, se lambuzou com alguma guloseima que o papai babão deu, aí ela briga com o marido, pega a criança, troca a roupa, se ele for menor, com certeza sujou a frauda, então não é só trocar é lavar também, coloca a roupa pra lavar, deixa a criança novamente com o pai babão, passa pelo quarto, tira a toalha molhada jogada na cama que ela arrumou de manhã, ouve um vídeo motivacional pra aguentar, recolhe a cueca e joga na máquina que está batendo com as roupas que ela só vai estender ao voltar do compromisso, lê um artigo do Mulheres Empreendedoras, para se inspirar, chega no banheiro, em frente ao espelho ela passa a base, o pó, o blush, coloca uma música, o batom, o ríme…, o marido surge com a frase que arrepia a alma “amor vamos nos atrasar, você demora muito, tô pronto a séculos.” “Oi?” “Meu Deus! Respira, respira” ela pensa. “Você ta pronto é? Que ótimo, não estaria se você fosse eu e tivesse que fazer tudo o que eu faço.”

“Será que vale a pena mesmo eu dizer tudo isso pra ele? Ele nem vai entender, vai me chamar de chata, sensível, oh meu Deus, sensível, essa realmente é uma palavra que eu não deveria ser chamada, mas tudo bem. Respira, termina o rímel, sota o cabelo, calça o sapato e vou.”

Essa pode não ser literalmente sua rotina, mas com certeza ela tem muitos afazeres desconexos, cada um de uma ordem diferente, mas todos com uma importância tamanha que não pode ficar pra depois. Será mesmo que não pode? Será mesmo que você precisa dar conta de tudo?

Muitas mulheres acham que um casamento feliz é aquele onde ela faz tudo e no final do dia ainda está sorrindo e sem cheiro de alho nos dedos claro, com dinheiro na conta vindo de um trabalho desenvolvido por ela, mostrando o quanto é boa e incrível, boa mulher, boa empresária, boa dona de casa, empreendedora visionária e criativa, boa filha e boa qualquer coisa.

Você só vai parar para se dar conta que não pode ser perfeita em tudo isso, quando chegar num limite de saúde e emocional. Você não precisa chegar a esse ponto para entender que cada coisa pode ter espaço no seu dia a dia de forma organizada e não sobrecarregada.

Antes de tudo, organize seu dia seguinte, se você quer que seu dia seja produtivo e diminuir o estresse, não vá pra cama sem organizar sua agenda.

Priorize os afazeres que dependem só de você. Se sua casa precisa de você coloque os cuidados com ela num horário que você não precise trabalhar.

Descreva os itens necessários a serem vistos e resolvidos do seu trabalho, ponto a ponto.

Se você trabalha por conta própria e consegue montar seus horários, estipule o horário de iniciar e terminar seu trabalho e obedeça.

Estipule horário pra iniciar e terminar seus afazeres de casa.

Estipule horário pra iniciar e terminar seus estudos, ou leituras de livro e notícias.

Separe na sua agenda o tempo para o café da manhã, almoço, jantar, banhos e pausas, isso é essencial para seu cérebro entender uma rotina e não mais “sofrer” com ela.

Liste em um rascunho tudo o que você precisa fazer diariamente, depois ao lado de cada item coloque o tempo que você precisa para desenvolver aquela atividade.

Exemplo:

Nesse momento você sabe exatamente o que faz no seu dia e o tempo que leva para cada coisa.

Com essa lista você percebe que para realizar seus afazeres com o tempo que você imagina necessário, você precisaria de 21h e 50 minutos do seu dia, com isso, você poderia dormir apenas 2 horas e 10 minutos por dia, ou seja, loucura.

Por isso essa lista é tão importante, com ela você consegue entender melhor como você está tentando levar sua rotina e se organizar de forma eficaz para não se sobrecarregar, diminuindo o tempo em alguma atividade, ou colocando ela para uma ou duas vezes por semana.

Você melhor do que ninguém entende suas necessidades para fazer as escolhas certas que te tragam resultados sem grandes problemas pessoais e familiares, até porque a vida é uma grande brincadeira de se equilibrar. Não se pode enfatizar uma só coisa importante sendo que você tem mais de uma coisa importante.

As mulheres têm o dom de se doar para os outros, esquecendo de se doar para si e isso é uma falha brutal. A flor murcha e morre quando não é regada e você não pode esperar pela boa vontade de ser regada por alguém que não seja você, pois essa água pode nunca chegar como um reconhecimento do marido, ou dos filhos, ou de outros familiares, chefe ou amigos.

Portanto, no meio dessa rotina cheia, dê uma pausa, pegue seu regador e se banhe de amor próprio.

O ano de 2019 promete boas mudanças, se prepare para elas. Mantenha-se atualizada assinado a nossa Newsletter.

Por Jhulie Campello, fundadora da V.P.I. – Você Por Inteiro

Como ter uma vida plena em 2019 com a multitarefa de uma Mulher?
5 (100%) 4 voto[s]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here