Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados e como funciona

Curso de SEO Online

Muitas empreendedoras procuram saber como ganhar dinheiro com marketing de afiliados, uma forma de geração de receita em sites de conteúdo como blogs.

Esse é um mercado que cresce a cada dia no mundo inteiro, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Ao contrário do que muita gente pensa, a receita de um blog não precisa vir exatamente de publicidade negociada diretamente com a dona do site, como acontece com os blogs de moda mais conhecidos.

Para os blogs que estão iniciando existem outras formas de ganhar dinheiro que são bastante lucrativas.

Para quem está começando, saber como ganhar dinheiro com marketing de afiliados é fundamental, pois no início, enquanto você ainda não tem uma grande projeção no mercado, dificilmente uma reconhecida marca irá se interessar por anunciar no seu blog.

Agora imagine se mesmo antes de se tornar uma referência no segmento em que seu site atua, você pudesse ter como patrocinadores grandes marcas? Seria ótimo, não concorda?

Pois isso pode ser feito através de inúmeros programas de afiliados existentes na Internet.

Veja como ganhar dinheiro com marketing de afiliados

Confira abaixo os principais pontos a serem observados por que está em busca de saber como ganhar dinheiro com marketing de afiliados e montar o seu negócio online de forma profissional.

1 – O que é Marketing de Afiliados e como funciona

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing online que foi implementada pela primeira vez pela poderosa Amazon. O sucesso foi tamanho que virou uma tendência na web.

Uma boa definição sobre marketing de afiliados encontramos no site da Lomadee, um dos maiores programas de afiliados do Brasil. Segundo o site:

Marketing de Afiliados é uma forma de publicidade online em que o publisher divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão – que pode ser gerada por meio de cliques ou, ainda, por vendas e ações específicas.

O uso de programas de afiliados é uma das formas de monetização de sites, ou seja geração de renda para um site ou blog, que pode ser usada como principal fonte de rentabilização ou em conjunto com outras estratégias.

Ao participar de um programa de marketing de afiliados você poderá dedicar algumas áreas do seu blog ou site, para a exibição de anúncios de marcas que participam destes programas.

Por essa exibição, você receberá um valor em função de cliques nos anúncios, venda de produtos ou, por exemplo, cadastramento para recebimento de newsletters.

Se você quer saber como ganhar dinheiro com marketing de afiliados, é bom ir se familiarizando com estes conceitos e seu funcionamento, pois é preciso ser extremamente técnica para ganhar dinheiro de verdade nessa área.

2 – O que é mito e o que é verdade

Talvez você já tenha lido por aí ou escutado que para ganhar dinheiro com marketing de afiliados é bem simples. Segundo os “vendedores de potes de ouro” a receita é fácil e a mágica acontece naturalmente.

Basta você criar um site, uma “isca digital” para gerar uma lista de e-mails, construir e nutrir essa lista, criar uma página de captura e pronto! Você ficará rica e poderosa!!!

Bem, essa promessa pode ser qualquer coisa, menos verdadeira. Quem acreditar que pode ganhar dinheiro com programas de afiliados com essa simplicidade, ou está querendo se iludir ou então deve acreditar também em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa.

É possível ganhar sim muito dinheiro com marketing de afiliados, mas não se iluda: A coisa não acontece da noite para o dia e muito menos sem muito trabalho duro.

A monetização de sites através de programas de afiliados é uma profissão como outra qualquer.

Se você acha que a vida de quem ganha dinheiro com programas de afiliados é ficar na praia com um notebook aberto só esperando o dinheiro entrar, vai ficar fazendo isso mesmo, só esperando.

Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados

3 – Como você ganha dinheiro com marketing de afiliados

Vamos agora à parte prática do negócio e explicar como ganhar dinheiro com marketing de afiliados que é justamente a montagem da sua estrutura inicial.

Como já disse anteriormente, você deverá ter um blog ou site de conteúdo e dentro deste site você irá disponibilizar áreas específicas para inserção de anúncios.

Se você estiver trabalhando com uma plataforma de conteúdo como o WordPress isso é muito simples e não requer qualquer tipo de conhecimento de programação.

Existem inclusive plugins específicos para isso. Se for outra plataforma você deve conversar com seu desenvolvedor.

Usando o WordPress você pode inclusive montar uma loja virtual com programas de afiliados e ter um e-commerce onde você vende produtos de outras lojas e ganha uma comissão por isso, sem se preocupar com meios de pagamento ou entrega dos produtos.

Os programas, em sua grande maioria pagam de duas formas diferentes:

  • Custo Por Clique – Sistema onde você recebe um determinado valor toda vez que seu anúncio é clicado. É a forma que o Google AdSense remunera os participantes do seu programa de afiliados.
  • Custo Por Aquisição – É o sistema onde o anunciante paga um percentual sobre toda venda que ocorre quando um visitante realiza uma compra que teve origem no clique de um banner exibido em seu site. É o sistema usado pela Hotmart, Monetizze e Awin, por exemplo.

Parece simples, mas na verdade existe muita técnica envolvida, como por exemplo, a localização do anúncio e a escolha correta dos seus programas de afiliados. Podemos dizer que não há como ganhar dinheiro com marketing de afiliados sem um trabalho minucioso.

4 – Como escolher um programa de marketing de afiliados

Um dos segredos que toda pessoa quer saber, é como ganhar dinheiro com marketing de afiliados, portanto deverá escolher muito bem os programas aos quais vai se afiliar.

Você pode e deve trabalhar com diversos deles, mas é preciso saber escolher quais são os melhores para o seu caso.

Em primeiro lugar, trabalhe com sistemas de marketing de afiliados que ofereçam produtos e serviços que tenham a ver com a temática do seu blog ou site. Além disso, busque sempre programas que tenham uma boa variedade de anunciantes.

Para ter uma visão técnica sobre como escolher os melhores nichos para programas de afiliados sugerimos que você clique aqui e leia o artigo que sugerimos.

5 – Alguns programas de marketing de afiliados

Atualmente existem diversos programas de marketing de afiliados disponíveis no Brasil, cobrindo os mais variados segmentos. Entre eles, os mais conhecidos são:

  • Hotmart – Programa de afiliados com foco em infoprodutos
  • Monetizze – Uma das maiores plataformas de afiliados de infoprodutos atualmente
  • Udemy – Plataforma de afiliados de cursos online
  • Google AdSense – O maior e mais abrangente programa de afiliados do mundo
  • Awin/Zanox – Plataforma de programas de afiliados de produtos de grandes lojas
  • Lomadee – Programa de afiliados da Buscapé com foco na venda de produtos
  • CPT Cursos – Programa de afiliados de cursos em diversas áreas do empreendedorismo
  • Cursos 24 Horas – Programa para a venda e indicação de cursos online

Para participar destes programas, basta que você acesse o site, faça a sua inscrição e aguarde a aprovação do seu site, para então poder ter acesso aos códigos dos anúncios para inserir em seu site ou blog.

Os programas de afiliados são uma ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro na internet, mas você precisa estar atenta às regras de cada um.

Alguns deles não permitem a participação em outros e existem programas que proíbem terminantemente o uso de ferramentas de marketing como links patrocinados e redes sociais. É bom verificar isso direitinho.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

6 – Os macetes para ganhar dinheiro com marketing de afiliados

Para você que está interessada em saber como ganhar dinheiro com marketing de afiliados, saiba desde já que não existem segredos reservados apenas aos “gurus” do marketing de afiliados.

No universo dos Negócios Online o que existe mesmo é planejamento, técnica e muito trabalho árduo.

O primeiro dos “macetes” é focar no público e não no dinheiro em si. Esse é um dos grandes erros de afiliados iniciantes em seus blogs. O foco principal não é o conteúdo, mas sim as vendas.

Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados passa necessariamente pela produção de conteúdo de qualidade, trabalhar desta forma simplesmente não funciona.

Para ganhar dinheiro com marketing de afiliados você precisa focar no conteúdo do seu site para só depois pensar no dinheiro.

A maioria desses blogs não produz conteúdo de qualidade, mas apenas criam um plano de fundo para pendurar seus anúncios de “Fórmulas da Fortuna”.

O segundo dos “macetes” é bem simples. Seja profissional e busque por capacitação séria em marketing digital em áreas como SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, Google Analytics e Google AdSense.

Essas são ferramentas de marketing digital que ajudam você a dar visibilidade ao seu site, entender o comportamento do público e posicionar bem os seus anúncios.

A Academia do Marketing é uma ótima opção para quem deseja fazer um curso sério nestas áreas.

O terceiro e último “macete” para quem quer saber como ganhar dinheiro com marketing de afiliados é ser profissional. Encare essa atividade como um negócio sério e não como uma brincadeirinha ou ação entre amigos.

O ideal é fazer um bom curso de programas de afiliados para entender realmente o funcionamento do negócio e trabalhar de forma profissional.

Você não será uma empreendedora digital só porque criou um blog e colocou uma penca de anúncios nele que na verdade não chegam a render nem U$ 100 ao mês. A empreendedora digital de sucesso trabalha sério e não fica satisfeita com migalhas na sua conta bancária.

Para saber mais sobre esse assunto, sugiro que você leia o nosso artigo Como Fazer O Seu Blog Ganhar Dinheiro.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com marketing de afiliados, é uma questão de aprofundar sua pesquisa, desenhar seu projeto e partir para a execução. Veja outras opções de negócios online em Como Ganhar Dinheiro na Internet.

Mantenha-se atualizada sobre marketing de afiliados e outros negócios online assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório, diretora da Academia do Marketing

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá tudo bem! Estou iniciando agora depois de ter perdido um tempão com outras coisas que só me fizeram gastar dinheiro e tempo, mas não é fácil, estou ja investindo em domínios, hospedagem, ferramentas, cursos, freelancers e outros e ainda não fiz vendas nenhuma… Mas não vou desistir.

  2. Ótimo conteúdo. O que tem na verdade é muito trabalho duro, e só estou nessa até hoje porque já entrei com essa mentalidade, senão já teria desistido logo no começo.

    • Olá Mourão

      É isso mesmo. Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, a pessoa precisa ser persistente e acima de tudo técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here