Como ganhar dinheiro com artesanato – Confira o passo a passo

Nosso bate papo de hoje é sobre como ganhar dinheiro com artesanato, uma atividade que já vem sustentando várias famílias brasileiras há um bom tempo.

Seja para ganhar uma renda extra, para ajudar a pagar as contas no final do mês, ou como fonte de renda principal, seu próprio negócio, esta é uma opção bastante interessante.

Por isso, se você gosta e faz artesanato e deseja transformar isso em uma fonte de renda, este artigo irá lhe ajudar e muito, na hora de estruturar o seu negócio.

Artesanato, de maneira bem resumida, trata-se da produção de peças à mão. Esse tipo de mercado tem ganhado bastante força ao longo dos últimos anos, tornando-se a principal fonte de renda de muitas pessoas.

Se você se interessou sobre, e quer saber como ganhar dinheiro com artesanato, vamos te mostrar logo abaixo.

As peças de artesanato podem ser feitas a partir de materiais recicláveis, brinquedos antigos, móveis, utensílios, e todo material que você conseguir utilizar para transformar em algo novo.

O grande diferencial de quem quer saber como ganhar dinheiro com artesanato, é a possibilidade de criar objetos personalizados, mas para isso é muito importante se especializar nos meios de produção para conseguir criar produtos artesanais de qualidade.

Passo a passo para começar a ganhar dinheiro com artesanato

A equipe do Mulheres Empreendedoras, tendo como base a experiência na orientação de mulheres que desejam empreender, acumulada nestes nossos seis anos de experiência, elaborou um pequeno roteiro para quem deseja ganhar dinheiro vendendo artesanato.

Dividimos este roteiro nos seguintes tópicos:

Nós sabemos que criar uma empresa do zero nunca será uma tarefa fácil, mas podemos facilitar mostrando a você os caminhos a serem seguidos.

Dessa forma você evita se perder ou deixar algo para trás que possa te trazer dor de cabeça futura.

Como ganhar dinheiro com artesanato

1 – As vantagens de ganhar dinheiro com artesanato

Antes de falarmos exatamente sobre como ganhar dinheiro com artesanato, vamos falar sobre as vantagens de montar um negócio nesta área. A primeira é ganhar dinheiro trabalhando em casa, um modelo de negócio cada vez mais comum no Brasil.

Você poderá montar um home office e produzir qualquer tipo de artesanato nele. Panos de prato, bijuterias, encadernação artesanal, e tudo mais, ou quase tudo, em termos de artesanato, pode ser feito em casa.

Além disso, você ainda poderá vender online, como veremos mais adiante. Entre as diversas ideias para trabalhar em casa, a produção de artesanato é uma das melhores.

2 – Planejamento do seu negócio

Para início de conversa, é importante que você faça um Plano de Negócios. Nele você vai colocar o máximo de informações pertinentes ao seu mercado.

Através de pesquisa de mercado, análise da região e definição de público-alvo, você consegue traçar os seus objetivos, o que fazer para alcançá-los, o tempo previsto para isso e o quanto será necessário investir.

3 – Formalização da sua empresa

A profissão de artesão já é regulamentada, e como você muito provavelmente vai iniciar esse negócio sozinho, também está enquadrado no programa de Microempreendedor Individual – MEI.

Aderindo ao programa você tem uma série de benefícios, e pode fazer todo o processo online, com uma taxa mensal bastante reduzida, tendo em vista as suas vantagens.

Se você for montar uma estrutura maior, que extrapole o limite de faturamento da MEI, que é atualmente de R$ 6.750 ao mês, vai precisar de uma outra estrutura. Veja como fazer isso lendo o nosso artigo Como Abrir Uma Empresa.

4 – Definição de público-alvo

Para entender como ganhar dinheiro com artesanato você precisa identificar o seu público-alvo, e para fazer isso é necessário estudar a sua região e quem serão os seus clientes.

Sabendo os gostos, preferências e o melhor, a classe que você vai atender, é possível criar projetos personalizados para o público, que possam atrair tanto em sua funcionalidade quanto no preço.

5 – Planejamento financeiro e produtivo

Depois você conhecer os gostos e preferências do seu público-alvo, vai ficar mais fácil você conseguir fazer um planejamento financeiro para a compra de matérias-primas para a produção das suas peças.

Ainda existem outras questões a serem analisadas, como por exemplo datas comemorativas, nesses momentos você consegue produzir bens que remetem essas comemorações com uma ótima aceitação do público.

A margem de lucro na venda de artesanato tem muito a ver com o seu planejamento financeiro e gestão de recursos no dia a dia. Não se trata apenas de saber como ganhar dinheiro com artesanato, mas também, como gerenciar seus custos e finanças.

6 – Investimento no complemento

Existe um segredo se você quer saber como ganhar dinheiro com artesanato, e está não só no momento da compra de um presente, por exemplo, está em toda a experiência que ele pode criar.

Então faça um investimento em embalagens, por exemplo, e ganhe o seu cliente já no momento em que ele vir o presente. Além de abrir uma possibilidade de ganhos na personalização da embalagem.

Ganhar dinheiro vendendo artesanato. Ideias para ganhar dinheiro com artesanato

7 – Feiras de artesanato

Nada melhor para mostrar o seu trabalho do que em feiras do seu próprio segmento, não concorda? Por isso você deve buscar saber onde elas ocorrem, e estar presente sempre que possível.

Elas são ótimas oportunidades para vender os seus produtos, aprender novas técnicas de produção ou conseguir contatos para parcerias futuras.

8 – Vendendo artesanato na Internet

Uma outra dica para quem deseja saber como ganhar dinheiro vendendo artesanato é usar a Internet para comercializar a sua produção, e com isso vencer as barreiras geográficas que talvez você tenha.

A primeira opção, e a mais simples em um primeiro momento, é vender suas peças de artesanato em marketplaces especializados, sites dedicados a comercialização de peças artesanais, como o Elo7 e o Portal de Artesanato.

A outra opção é montar a sua própria loja virtual o que é uma estratégia que irá envolver um pouco mais de conhecimento sobre negócios online e que talvez você queira deixar para um segundo momento do seu projeto.

Não podemos esquecer também das redes sociais, como Instagram e Facebook. Para saber mais sobre este assunto, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Vender Artesanato Pela Internet.

Agora que você já conhece o passo a passo de como ganhar dinheiro com artesanato, o que acha de começar a se organizar e colocar esta ideia em prática? Mantenha-se informada assinando o nosso Boletim Informativo.

Como Ganhar Dinheiro Com Artesanato
5 (100%) 1 voto[s]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here