Está em dúvida sobre que tipo de franquia abrir? Veja nesta matéria como descobrir a resposta avaliando seu próprio perfil de empreendedora para então decidir em que segmento do franchising ingressar.
Está em dúvida sobre que tipo de franquia abrir? Veja nesta matéria como descobrir a resposta avaliando seu próprio perfil de empreendedora para então decidir em que segmento do franchising ingressar.

Não sabe que tipo de franquia abrir? Veja algumas dicas

Você sabe que tipo de franquia abrir? Essa é a dúvida de muitos empreendedores e concordamos que decidir qual tipo de franquia abrir não é nada fácil, principalmente com tantas opções no mercado como as que temos no Brasil atualmente.

Por isso mesmo, preparamos um check list para quando bater a indecisão sobre qual a melhor opção de franquia, baseado no livro “Franchising, na alegria e na tristeza”, escrito por Melitha Novoa Prado, consultora especializada em franquia e varejo, que veio nos dar uma ajuda nessa área.

Se você não sabe que tipo de franquia abrir é bom parar e pensar, pois uma franquia não acontece por si só! É necessário que você tenha um perfil empreendedor e talentos bem reconhecidos e desenvolvidos para que o knowhow e a tecnologia do franqueador potencializem ainda mais as suas qualidades.

Franquias existem aos montes, basta você acessar sites especializados como da ABF e escolher, mas a questão na verdade é qual a franquia que tem mais a ver com você.

Algumas habilidades são natas

Qual tipo de franquia escolher?
Qual tipo de franquia escolher? Confira as nossas dicas!

É consenso que trabalhar habilidades natas é muito mais fácil do que desenvolver novas.

Tenha em mente que nenhum treinamento, capacitação ou consultoria de campo do franqueador substitui seus talentos próprios e pessoais.

Quem não gosta de manipular alimentos ou fazer comida não será um bom franqueado na área de alimentação. É uma questão de coerência e afinidade com o foco do negócio.

É importante na hora de definir que tipo de franquia abrir que você faça uma avaliação pessoal buscando o autoconhecimento, antes de escolher o tipo de franquia que você pretende abrir ou, participar de qualquer processo de seleção do franqueador.

Responda as pergunta abaixo. É uma ótima forma de você saber quais são seus pontos fortes e fracos. O autoconhecimento vai te ajudar a eliminar muitas áreas de atuação que você não se identifica e onde dificilmente seria bem sucedida.

  1. O que você mais gosta de fazer?
  2. Que tipo de atividades mais lhe traz satisfação e realização pessoal? O que lhe deixa realmente realizada?
  3. Qual atividade que você mais gosta de executar e que não lhe requer nenhum esforço? Que tipo de coisa para os outros é trabalho e para você é praticamente diversão.
  4. Em que áreas residem seus resultados de excelência? Na sua vida profissional, o que você aponta como destaque reconhecido pelo grupo?
  5. Qual é a sua maior aptidão ou talento que mais chama a atenção das pessoas? Você possui facilidade de relacionamento? Escreve ou fala bem? Tem facilidade de se relacionar com as pessoas?
  6. Qual é a sua característica pessoal que mais chama a atenção das pessoas que se relacionam com você?
  7. Em qual área dos negócios você mais se destaca? Gestão financeira, administração de recursos humanos, propaganda e marketing, vendas?

É por aí que você deve começar a sua autorreflexão. Responder essas perguntas já dá uma “luz”, na hora de optar por uma ou outra franquia. Não se trata apenas de como escolher uma franquia, mas de encontrar uma franquia com a qual você se identifique.

   Leia o artigo Como Escolher Uma Franquia

A resposta para a pergunta sobre que tipo de franquia abrir, está dentro de você mesma. Mantenha-se informada sobre essa e outras questões relativas ao franchising, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Maria Paula

5.00 avg. rating (99% score) - 10 votes

DEIXE UMA RESPOSTA