Veja neste artigo quais são os principais erros cometidos por quem tenta ganhar dinheiro com um blog e como fazer para evita-los. Alguns pontos que você precisa prestar bastante atenção para ganhar dinheiro de verdade com se blog.
Veja neste artigo quais são os principais erros cometidos por quem tenta ganhar dinheiro com um blog e como fazer para evita-los. Alguns pontos que você precisa prestar bastante atenção para ganhar dinheiro de verdade com se blog.

Principais erros em ganhar dinheiro com um blog – Confira e evite-os!

Hoje vamos falar sobre os principais erros em ganhar dinheiro com um blog, uma preocupação que todo mundo que pretende investir nessa opção de negócio online deveria ter, justamente para saber como evita-los.

A maioria das pessoas que pretende ganhar dinheiro com um blog, em sua fase de pesquisa, tenta entender como são estruturados alguns sites de referência, para tentar conhecer as técnicas que levaram este site a ter um bom desempenho.

Essa é uma boa alternativa, mas você também deve buscar saber quais são os principais erros em ganhar dinheiro com um blog, para poder evita-los e poupar muito tempo no cansativo método da tentativa e erro. Aprender com o erro dos outros dói bem menos.

Vejamos então quais são os principais erros cometidos por quem tenta ganhar com um blog e de que forma podemos evita-los ou corrigi-los.

A pressa é sua inimiga

Um dos principais erros em ganhar dinheiro com um blog é esperar que o retorno venha da noite para o dia. Muita gente, principalmente na área de monetização de sites, acredita que pelo simples fato de ter montado um site ou blog, o dinheiro irá aparecer imediatamente.

O problema é que muitos dos “vendedores de potes de ouro”, pessoas que vendem cursos com fórmulas milagrosas sobre como ganhar dinheiro na Internet da noite para o dia, induzem os compradores a acreditar que o retorno é praticamente imediato, para tornar seus cursinhos mais vendáveis.

O problema é que a coisa não funciona assim e muitos aspirantes a empreendedores digitais acabam se frustrando e abandonando o negócio. Ganhar dinheiro com um blog é como qualquer outro investimento e por isso exige um prazo de maturação.

Se você estiver, por exemplo, monetizando seu site com o Google AdSense, até a receita começar a entrar mesmo, pode colocar aí um prazo de pelo menos seis meses.

  Dica: Se você estiver fazendo a coisa certa, seguindo um planejamento, pesquisando o mercado e utilizando as técnicas corretas, o resultado financeiro inevitavelmente aparecerá. Por isso, tenha paciência.

Foco no dinheiro e não no público

Entre os principais erros em ganhar dinheiro com um blog, esse talvez seja o mais crítico e definitivo para o seu projeto fracassar. Canso de ver isso acontecendo por aí, principalmente entre os novatos que descobriram recentemente os programas de afiliados.

Na pressa de fazer dinheiro, muita gente acaba criando blogs ou sites que nitidamente estão voltados para a venda de infoprodutos, como cursos e e-books. Com esse foco, o conteúdo oferecido aos visitantes é extremamente pueril e não acrescenta nada ao dia a dia das pessoas.

Como a conversão em programas de marketing de afiliados tem início no clique dado em um banner ou link, é preciso deixar o visitante encantado com o seu blog, para só depois, oferecer um produto. Com um site explicitamente criado para vender os produtos, não há envolvimento e muito menos conversão.

As pessoas não são tolas e sabem muito bem quando você cria um texto para, por exemplo, ensinar alguma coisa, e quando o texto é criado simplesmente para induzir o visitante a clicar em alguma coisa.

É por isso que digo que um dos principais erros em ganhar dinheiro com um blog é ter pressa para colocar a mão na grana e com isso, sacrificar o conteúdo que você oferece.

  Dica: Crie um site rico em conteúdo e de ótima qualidade técnica. Tenha como meta se transformar primeiro em uma referência no assunto, para depois, baseado em sua autoridade, indicar produtos para seus leitores e leitoras.

Cuidado com os produtos e serviços que você anuncia

Principais erros em ganhar dinheiro com um blog. Confira nossas dicas e saiba como evitar erros na hora de ganhar dinheiro com um blog.
Veja os principais erros em ganhar dinheiro com um blog

Outro procedimento que eu considero um dos principais erros em ganhar dinheiro com um blog é não filtrar e selecionar muito bem os produtos e serviços que você anuncia em seu blog.

Você serviria aos outros uma comida que você mesma não comeria? Se não, por que vender o que você não compraria?

Quando você anuncia um determinado item em seu blog ou site, você está de forma direta ou indireta, referendando esse produto, ou seja, emprestando sua credibilidade àquele fornecedor, e por isso, sob o ponto de vista, pelo menos moral, você também é responsável por ele.

Não importa o quanto o anúncio pague por clique ou conversão, se o produto não é bom, se você não teve chance de avaliar o que está divulgando em seu blog, simplesmente não anuncie, pague ele o valor que pagar.

Se você estiver montando uma loja virtual com programas de afiliados o procedimento é o mesmo. Confira a credibilidade da loja, qualidade de produtos, prazo de entrega e etc.

Não é justo com você mesma, criar um blog sério, com um ótimo conteúdo e desfrutando de excelente reputação, para depois destruir todo esse trabalho vendendo lixo em seus espaços publicitários. Não há dinheiro que cubra esse prejuízo.

  Dica: Antes de firmar uma parceria ou entrar para um programa de afiliados, avalie muito bem os produtos e serviços oferecidos. Faça consultas no Reclame Aqui e outros sites especializados para avaliar a reputação do vendedor.

Esquecer do marketing digital

Do elenco dos principais erros em ganhar dinheiro com um blog, esse é certamente o pior de todos. O marketing, seja no mundo físico ou no mundo online, é essencial para qualquer negócio, e por isso deve ser feito da forma certa.

Um dos grandes erros que pessoas que buscam ganhar dinheiro com um blog é achar que a coisa se promove por si só. Está ok que você criou um ótimo blog, com conteúdo sensacional e ótimas dicas, mas se não divulgar isso, vai ficar no limbo.

Outro erro é acreditar em atalhos ou “esquemas infalíveis” oferecidos por aí. No marketing digital moderno não há mais espaço para amadorismo, portanto, ou você assume uma postura profissional ou então procure uma outra coisa para fazer.

Esqueça “malandragens” como sistemas que fazem comentários em centenas de blogs automaticamente, pois isso além de não funcionar, coloca você em uma situação ridícula perante os administradores e depois, não conseguirá deles apoio para promover o seu blog.

Invista em capacitação e técnicas sérias de marketing, como SEO, otimização de sites para ferramentas de busca e marketing em mídias sociais, por exemplo. Não perca seu tempo com “sistemas automáticos” e “piloto automático” porque isso simplesmente não existe.

  Dica: Faça um plano de marketing digital bem detalhado para o seu blog e determine cada etapa de forma clara e precisa. Crie uma rotina de divulgação para o site e analise seus resultados usando o Google Analytics e outras ferramentas de monitoramento.

Agora que você já tem uma boa ideia dos principais erros em ganhar dinheiro com um blog, é apenas uma questão de evitá-los e se estiver incorrendo em algum deles, corrigir imediatamente. Mantenha-se atualizada sobre monetização de sites e blogs, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório

5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, o segredo do sucesso com programas de afiliados é trabalhar de forma séria na construção do negócio. Essa história de fazer SPAM de comentários em outros sites, como a que eu vinha fazendo, não leva a nada mesmo. Faço papel de palhaça e não ganho dinheiro nenhum por isso.

  2. Gostei bastante das dicas sobre erros para quem está em busca de ganhar dinheiro com um blog. Teria uma outra para acrescentar. Não fique publicando comentários em centenas de blogs, porque isso não funciona.

DEIXE UMA RESPOSTA