Perdi o emprego. E agora? Quantas brasileiras não estão se fazendo essa pergunta neste exato momento. Veja como encarar e superar essa situação e buscar nela uma oportunidade para dar um novo rumo à sua vida.
Perdi o emprego. E agora? Quantas brasileiras não estão se fazendo essa pergunta neste exato momento. Veja como encarar e superar essa situação e buscar nela uma oportunidade para dar um novo rumo à sua vida.

Perdi o emprego. E agora? O que posso fazer?

Os tempos estão difíceis e muita gente está perdendo o emprego. Se você perdeu o seu emprego, foi demitida e está perdida, sem saber o que fazer, saiba que tem quase 11 milhões de pessoas na mesma situação aqui no Brasil e vai permanecer assim até o próximo ano, segundo dados da Organização Mundial do Trabalho.

Certamente você não vai ficar aí parada, desesperada, lamentando sua situação, mas sim irá correr atrás para reverter essa situação e sair dela.

Como a coisa também está ruim para muita gente, uma recolocação profissional está bem complicado, o mercado está muito competitivo e são poucas as vagas oferecidas para o número de profissionais a procura de emprego.

Para quem se encontra nesta situação, vou citar aqui algumas sugestões para você conseguir uma recolocação ou quem sabe,  um novo tipo de trabalho.

Não saia ou suma do mercado

Com calma, você pode refazer seu currículo e perguntar às pessoas conhecidas e que estão trabalhando em alguma empresa a qual você tenha afinidade, se existe a possibilidade de encaminhar seu currículo quando abrirem novas vagas, afinal um conhecido e que já esteja na empresa fazer a  indicação, a probabilidade é maior de chamarem para uma entrevista.

Outra ideia seria investir em sua capacitação e talvez tentar uma vaga em outra área que desperte o seu interesse, quem sabe uma nova função, um recomeço.

Largue o Facebook, que não vai resolver o seu problema, e invista em seu perfil no LinkedIn. Refaça seus dados, aprimore seu perfil, monitore vagas em empresas e busque novas conexões.

 Leia o artigo Como Procurar Emprego no LinkedIn

Pense em montar seu próprio negócio

Quem sabe estudar a possibilidade de iniciar um novo negócio, fazer aquilo que sempre gostou e que neste momento pode parecer bem promissor. Existem várias ideias de negócios que exigem  baixos investimentos e que com certeza podem tirar você desse sufoco.

Procure aquilo que goste de fazer, se é uma boleira de mão cheia, que tal fazer bolos para fora. Se gosta de fazer doces como brigadeiros, bolo de pote, salgados, e talvez oferecer estes serviços a organizadores de festas ou para quem está fazendo aniversário, ou casando, tem tanta gente atrás de boas quituteiras.

Use sua criatividade, aproveite o tempo livre para pesquisar e ver quais seriam os pequenos negócios mais rentáveis no momento, aqueles que não exigem tantos gastos e nem uma estrutura fenomenal para funcionar.

De repente em sua própria casa você poderia dar início a este novo negócio. Existem, por exemplo, diversas opções de franquias baratas que podem ser montadas no sistema home based.

  Leia o artigo Franquias Baratas Em Casa

Quem sabe convidar uma amiga para ser sócia e as duas juntas desenvolverem um trabalho exclusivo e diferenciado.

Negócios na área de alimentos, passear com cachorros, levar a terceira idade ao teatro, cinema, use a imaginação, veja quais são as necessidades perto de você. Tente solucionar algum tipo de problema que aflige as pessoas. Esse é um dos melhores caminhos para ter boas ideias de negócios.

Aproveite o momento para mudar

Se acalme e pense que perder o emprego pode ser aquele impulso para você conquistar a sua independência sem precisar de patrão, carteira assinada, horários rígidos, afinal, ter uma vaga efetiva em uma empresa nem sempre é o melhor e também não é a única forma de manter uma pessoa ativa e feliz com sua profissão.

No começo você terá que mudar seu padrão de vida, diminuir gastos e reestruturar a sua vida, mas com o tempo, poderá ter grandes surpresas e ver que aquele emprego não oferecia tantos benefícios como imaginava e que trocando até de profissão ou então montando um negócio próprio você vai acabar percebendo que deu um passo para ser mais feliz e realizada.

É claro que perder o emprego é uma situação desagradável, mas também é uma boa oportunidade para você repensar sua vida e buscar novos caminhos. Respire fundo, reuna suas forças e encare o desafio. Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo, e se puder, nos conte sua experiência.

5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

DEIXE UMA RESPOSTA