Veja as oportunidades de negócios em cidades pequenas, que ao contrário do que muita gente imagina, permitem que você crie um empreendimento extremamente lucrativo e até mesmo com vantagens em relação aos negócios criados nos grandes centros urbanos.
Veja as oportunidades de negócios em cidades pequenas, que ao contrário do que muita gente imagina, permitem que você crie um empreendimento extremamente lucrativo e até mesmo com vantagens em relação aos negócios criados nos grandes centros urbanos.

Oportunidades de negócios em cidades pequenas

Nosso assunto de hoje são as oportunidades de negócios em cidades pequenas, um filão gigantesco e ainda muito pouco explorado no Brasil, onde a maioria dos empreendedores parece só ter olhos para as oportunidades nos grandes centros metropolitanos.

Ainda existe uma certa miopia empresarial que leva alguns empreendedores a acreditarem que as melhores oportunidades estão nos grandes centros, mas a verdade é que as pesquisas comprovam que há um gigantesco potencial para negócios em pequenas cidades.

Quando falamos neste assunto, é muito comum as pessoas listarem uma série de desvantagens para o desenvolvimento de negócios em pequenos núcleos urbanos, mas a verdade é que existe também uma série de vantagens neste caso.

Neste artigo vamos identificar as oportunidades de negócios em cidades pequenas e ver como podemos explorar algumas peculiaridades desse cenário comercial para a criação de negócios bem estruturados e promissores.

As vantagens e oportunidades de negócios em cidades pequenas

Vejamos então quais seria as vantagens em se montar um negócio em uma cidade pequena. Por ordem de importância, eu poderia listar logo de saída três fatores:

  • Baixo custo quando comparado a negócios em grandes centros
  • Grau de competição muito menor
  • Um grande número de oportunidades ainda não exploradas

Em primeiro lugar, montar um negócio em uma cidade pequena tem custos muito menores do que você teria se fosse montar o mesmo negócio em um grande centro. Isso faz com que o investimento inicial seja menor e os custos operacionais também caiam bastante.

A segunda vantagem é que a competição em cidades menores tende a ser bem inferior a que existe nos grandes centros, o que permite a você ter gastos menores na conquista da sua parcela do mercado, e de quebra, ainda deixa você longe da guerra de preços que muitas vezes acaba com as suas margens de lucro.

O terceiro item a se destacar é que existe um número muito maior de oportunidades de negócios em pequenas cidades, já que na maioria das vezes, muitos dos produtos e serviços que são facilmente encontrados nos grandes centros urbanos, não estão disponíveis no interior.

Pesquisando as melhores oportunidades de negócios em pequenas cidades

Como eu disse anteriormente, uma das vantagens de montar um negócio em uma cidade pequena é o leque amplo de oportunidades disponíveis. O grande segredo é saber identificar essas oportunidades e usar essa informação como base para a estruturação do seu negócio.

Se você apurar o seu olhar, verá que existem boas oportunidades de negócios por todo lugar, já que é comum em cidades do interior, haver carência de produtos e serviços que são facilmente encontrados nos grandes centros urbanos.

Pergunte-se, por exemplo, quais são os tipos de produtos e serviços pelos quais as pessoas se deslocam para a cidade mais próxima a procura? O que todo mundo, em conversas informais, reclama de não ter disponível em sua cidade. Quais são as novidades dos grandes centros urbanos que ainda não chegaram à sua região.

Onde estão as oportunidades de negócios em cidades pequenas. Conheça as diversas opções de negócios em pequenas cidades.

Onde estão as oportunidades de negócios nas pequenas cidades

Vamos então à parte prática do negócio. Onde identificar as melhores oportunidades de negócios em cidades pequenas, mesmo que aparentemente elas estejam escondidas.

Em primeiro lugar, vamos analisar o mercado atual e identificar negócios ineficientes. Isso mesmo, vamos ver quem está no mercado, mas não consegue satisfazer às necessidades reais do público consumidor.

É comum vermos empreendedores que acham que pelo simples fato de trazerem uma novidade para a cidade, estarão consolidando seu negócio, mesmo oferecendo um serviço precário ou de má qualidade.

Se você identificar um negócio nestas condições, essa pode ser uma boa oportunidade de negócio, pois basta você consertar o que está de errado no modelo de negócio do seu concorrente e conquistará a clientela que ele, mesmo trabalhando mal, já criou na cidade.

Cruel não acha? Bem, estamos falando de negócios e não de ação social, portanto, é válido e você não precisa ficar com sentimento de culta. A sobrevivência no mundo dos negócios, só está garantida para os mais fortes.

Oportunidades de franquias em cidades pequenas

Outra boa alternativa para identificar boas oportunidades de negócios em cidades pequenas está no segmento de franquias, principalmente as de alimentação e serviços. Verifique na sua cidade, que tipo de franquia está faltando. O que faz sucesso nos grandes centros e não tem na sua cidade.

A vantagem das franquias em pequenas cidades é que elas já vêm com uma marca consolidada e com aquele charme de “coisa da cidade grande” que sempre funciona como um ótimo argumento de venda em cidades pequenas.

Existem diversas franquias baratas no setor de alimentos que possuem um retorno muito rápido, o que ajuda bastante no trabalho de construção de um caminho de sucesso para o empreendimento.

Um cuidado que você deve tomar nesta área é o de escolher uma franquia que tenha uma alta rentabilidade unitária e não exija escala para ser viável. Como o seu público será menor do que o dos grandes centros, nem tudo que funciona por lá funcionará necessariamente em sua cidade.

   Leia o artigo Franquias de Alimentação de Baixo Investimento

Outro setor que apresenta também boas oportunidades de negócios em pequenas cidades é o de franquias de beleza e estética. Existem diversas franquias baratas de estética que podem ser uma boa opção de negócio.

A franquias de nail bar, como Clube Esmalteria e Esmalteria Nacional, por exemplo, são uma verdadeira febre nos grandes centros urbanos e certamente seriam muito bem recebidas em cidades pequenas. Fora o formato de franquuias, você também pode abrir o seu próprio nail bar.

   Leia o artigo Como Montar Um Nail Bar

Como você pode ver, o que não faltam são boas oportunidades de negócios em cidades pequenas, é apenas uma questão de avaliar o mercado e escolher a melhor opção. Mantenha-se em dia com essa e outras ideias de negócios, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Maria Paula

4.00 avg. rating (82% score) - 4 votes

DEIXE UMA RESPOSTA