O modelo de franquias online cresce a passos largos no Brasil e é uma ótima oportunidade para quem deseja montar seu negócio próprio sem investir muito logo no início e trabalhar em um sistema de home office.
O modelo de franquias online cresce a passos largos no Brasil e é uma ótima oportunidade para quem deseja montar seu negócio próprio sem investir muito logo no início e trabalhar em um sistema de home office.

Franquias online – Um modelo de franquia cada vez mais viável

O setor de franquias online é um dos que apresenta maior índice de crescimento no Brasil, mesmo em tempos de crise.

Os fatores fundamentais que sustentam esse crescimento são simples: baixo investimento e possibilidade de trabalhar em um sistema de home office.

Essa combinação de ingredientes tem feito com que muitos empreendedores busquem nas franquias virtuais, o modelo preferido para começar seus negócios.

Respondendo a essa demanda, as redes passaram a investir mais nesse modelo de franchising, como forma de ampliar sua participação no mercado.

Outro motivo que levaram as redes de franquia a investir mais pesadamente no modelo de franquias online, foi a possibilidade de oferecer um modelo de baixo investimento.

Com a crise econômica, os franqueadores sentiram a necessidade de oferecer modelos de franquia que exigem um investimento inicial menor, e a solução para esse desafio são justamente as franquias online.

Outro fator que tem contribuído bastante para o crescimento das franquias pela Internet é a possibilidade do empreendedor montar o negócio em sua própria casa, no modelo de franquia home based, o que reduz bastante o investimento inicial.

A possibilidade de ter uma franquia doméstica é altamente interessante para os novos empreendedores, pois só o fato de não ter que investir em um ponto fixo e não ter despesas como aluguel, já cria um diferencial em termos de custos e reduz o risco.

Franquias virtuais e tecnologia

Com os avanços da tecnologia, principalmente no setor de comunicação, o modelo de franquia convencional perdeu o status de única opção, passando a ser mais uma opção. Com a Internet e todos seus recursos, ficou cada vez mais viável montar uma franquia online.

Em segmentos como o de franquias de serviços, a virtualização do ambiente de trabalho se tornou possível. Com isso, veio um ganho em termos de custos fixos, que chamou a intenção tanto de franqueadores quanto de empreendedores.

As perspectivas para o modelo de franquias virtuais são bem animadoras no Brasil. A necessidade de capilaridade das franquias brasileiras e o interesse em modelos de franquias mais enxutos, principalmente em pequenas cidades sustenta essa afirmação.

Você tem o perfil para uma franquia online?

Embora a opção das franquias online venha crescendo, e quando avaliadas sob o ponto de vista do investimento, sejam muito atrativas, existem alguns fatores a serem considerados antes de abraçar essa ideia.

A tecnologia é o motor das franquias pela Internet, por isso, você precisa ter afinidade com essa área, caso contrário, dificilmente terá sucesso. Lidar com os aplicativos que viabilizam as franquias digitais, exige sim um certo grau de afinidade com o ambiente tecnológico.

Por isso, ao optar por um modelo de franquia online, esteja consciente de que terá que trabalhar com todos os conceitos do mundo online, como ferramentas e marketing digital. Para alguns empreendedores esse pode ser apenas um detalhe, mas para muitos é uma barreira.

Franquias virtuais - Descubra como funcionam as franquias online
Dentre as diversas opções de franquias online, a mais lucrativa é aquela com a qual você tem afinidade

Quais são as franquias online mais lucrativas?

Para essa pergunta não há uma resposta padrão. O leque de opções é muito grande. Existem franquias de limpeza e conservação, franquias de marketing digital, franquias de lojas virtuais e uma infinidade de propostas.

O desafio na hora de escolher a franquia online mais lucrativa está diretamente relacionado à sua capacidade de entender o mercado e de que forma o ambiente online pode lhe beneficiar.

Os modelos de serviços, como as franquias de conservação e limpeza e as franquias do segmento de marketing digital, exigem a prospecção de clientes no ambiente físico e também online.

Já no caso das franquias de agências de turismo, o trabalho de captação de clientes se dá muito mais no ambiente online do que no físico. Nesse caso você precisa de uma noção bem maior do funcionamento da Internet e seus recursos.

O seu grande desafio na hora de escolher uma franquia online para investir, será descobrir, entre as habilidades necessárias para um determinado tipo de franquia, quais são aquelas que você realmente possui.

O que esperar de uma franquia online

Não se iluda achando que ao adquirir uma das diversas opções de franquias online existentes no mercado, você estará comprando um passaporte para o paraíso. Muita gente pensa que uma franquia virtual trabalha sozinha. Isso é pura ilusão.

As franquias online exigem o mesmo grau de dedicação e comprometimento que uma franquia física. As rotinas e processos são os mesmos, só que se desenvolvem no ambiente virtual. Uma franquia digital precisa ser encarada como um negócio, caso contrário, não dará certo.

Outra coisa que o empreendedor digital precisa se conscientizar é de que em um ambiente tão competitivo como a web, o marketing é fundamental, portanto, além das orientações do franqueador, é necessário buscar capacitação nesta área.

Uma das recomendações que damos para quem deseja investir em um modelo de franquia online é saber qual o treinamento oferecido pelo franqueador. Até que ponto a rede irá orientar você sobre o funcionamento do negócio no ambiente virtual.

Agora que você já sabe mais sobre as franquias online, o que acha de incluir essa opção na hora de escolher que tipo de negócio irá montar. Mantenha-se em dia com essa e outras dicas do mundo do franchising, assinando a nossa Newsletter.

5.00 avg. rating (98% score) - 4 votes

DEIXE UMA RESPOSTA