Veja nesta matéria o que você deve levar em conta na hora de buscar por franquias lucrativas com um alto potencial de retorno. Veja quais são os critérios para que você possa identificar franquias rentáveis para iniciar seu negócio.
Veja nesta matéria o que você deve levar em conta na hora de buscar por franquias lucrativas com um alto potencial de retorno. Veja quais são os critérios para que você possa identificar franquias rentáveis para iniciar seu negócio.

Franquias lucrativas de verdade – Como identificar

Nosso assunto de hoje são franquias lucrativas de verdade, ou seja, aquelas que não ficam só na promessa das propagandas e releases publicados na Internet.

Falo isso porque é muito comum vermos muito marketing em cima de determinadas franquias, que de lucrativas só tem isso mesmo, marketing.

Trabalhando há mais dez anos neste segmento, tive a oportunidade de desenvolver um roteiro para identificar franquias lucrativas, não pelo que dizem sobre ela, mas por algumas características do negócio.

Não pretendo aqui dizer textualmente quais são as franquias mais lucrativas para você investir, mas sim, mostrar as características que você deve procurar na hora de adquirir uma franquia realmente lucrativa.

Se você pesquisar em sites de franquias como o da Associação Brasileira do Franchising, você encontrará uma infinidade de opções de franquias, mas quais delas são realmente franquias rentáveis? Você saberá após ler este artigo.

Franquia barata não é sinônimo de franquia lucrativa

Antes de falarmos em outros quesitos técnicos, é importante chamar atenção para o fato de que franquias baratas não é, de maneira alguma, sinônimo de franquias lucrativas. Se este for o seu parâmetro, esqueça, pois você estará no caminho errado.

O que caracteriza uma franquia lucrativa é a sua estrutura operacional e seu fluxo de caixa. Não tem nada a ver com preço. Muito pelo contrário, muitas franquias consideradas caras, como Mc Donalds, por exemplo, são extremamente lucrativas.

O importante na hora de analisar quais são as opções de franquias mais rentáveis, você deve se concentrar na taxa de retorno do investimento ao longo do tempo e não no valor do investimento inicial. Veja mais detalhes no artigo Como Escolher Uma Franquia.

 Dica: Em primeiro lugar determine o quanto você tem para investir e depois comece a fazer sua pesquisa.

Frequência de consumo

Como identificar franquias lucrativas. O que buscar na hora de encontras franquias rentáveis.
Como identificar franquias lucrativas

Outra característica de franquias lucrativas é trabalharem com produtos ou serviço que tenham uma alta frequência de consumo.

Isso garante a você um fluxo de caixa contínuo, uma vantagem extra em termos de administração de estoques e facilita bastante na hora de traçar uma estratégia de marketing.

Se você conseguir identificar o padrão de consumo dos seus clientes, principalmente no que diz respeito ao timming, poderá negociar melhor com seus fornecedores e elaborar um planejamento de marketing que crie uma demanda praticamente imediata.

  Dica: Um bom exemplo deste tipo de franquia são as franquias de beleza, cosméticos e outros itens de consumo contínuo. As franquias de fast food também se incluem nesta categoria.

Franquias home based

O modelo de franquia home based tende a ser extremamente lucrativo, principalmente porque os custos de implantação e manutenção são extremamente baixos, o que reduz o prazo de retorno e ao mesmo tempo mantém os custos fixos em níveis baixos.

O cuidado que você deve ter neste caso é identificar franquias home based que não estejam saturando o mercado através de uma política não regionalizada de concessão de licenças, como vem ocorrendo com algumas franquias de limpeza.

  Dica: Neste segmento tenho uma atração especial por franquias na área de cuidados pessoais e beleza em casa.

Franquias lucrativas online

Esse modelo de franquia segue o mesmo raciocínio anterior, ou seja, franquias de baixo investimento inicial e baixo custo fixo para manutenção do negócio. Este é um segmento que vem crescendo e já temos muitos casos de franquias de sucesso.

Nesse modelo, para identificar franquias rentáveis, você deve atentar a dois itens básicos. O tipo de produto ou serviço com o qual irá trabalhar e a experiência necessária para tocar o negócio de forma eficiente.

Se a franquia limitar o seu papel no negócio a um mero vendedor, eu tenho sérias restrições a investir neste negócio, pois sua atuação como empreendedor ficará muito restrita, o que não lhe possibilitará aumentar sua rentabilidade em função dos seus esforços.

Outro cuidado nessa área é se certificar que você tem o conhecimento técnico necessário na área de marketing digital para tocar o negócio. Não existe negócio online que vá para frente sem capacitação técnica do empreendedor.

  Dica: Nesta área a melhor indicação são as franquias de agências de viagem que ofereçam pacotes personalizados para um público de elevado padrão aquisitivo.

Produtos e serviços de alto valor agregado

Outra característica das franquias lucrativas é a de apresentarem produtos e serviços de alto valor agregado. O raciocínio é muito simples. Quanto maior o valor do produto ou serviço, maior será o ticket médio do negócio e com isso as margens de lucro são menos corroídas pelos custos operacionais.

Uma das vantagens desse modelo, por exemplo, é que o custo de captação de clientes representa um valor bem menor quando comparado ao preço do produto. Com franquias de valor agregado menor, esse percentual bem mais elevado.

  Dica: Neste caso, a opção mais indicada são as franquias de luxo, principalmente no segmento de moda e acessórios.

Agora que você já conhece os principais critérios para identificar franquias lucrativas, é apenas uma questão de pesquisar, planejar e colocar a mão na massa. mantenha-se atualizada assinando o nosso Boletim Informativo.

Por Maria Paula

5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

DEIXE UMA RESPOSTA