Veja nesta matéria quais são os principais erros ao procurar emprego no LinkedIn e algumas dicas simples para resolvê-los. Um roteiro para aumentar suas chances de conseguir uma nova colocação no mercado usando o LinkedIn.
Veja nesta matéria quais são os principais erros ao procurar emprego no LinkedIn e algumas dicas simples para resolvê-los. Um roteiro para aumentar suas chances de conseguir uma nova colocação no mercado usando o LinkedIn.

Erros ao procurar emprego no LinkedIn – Veja como evitar

Se você tiver conhecimento dos principais erros ao procurar emprego no LinkedIn , já terá dado um grande passo no sentido de para poupar tempo e evitar cometer erros que podem até mesmo lhe custar uma boa colocação no mercado.

O LinkedIn é uma rede sociais que diferentemente de outras, possui algumas regras que podem definir o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing pessoal nela, e quando estamos falando de busca por uma co,locação no mercado de trabalho, essas regras se fazem ainda mais presentes.

O problema é que essas regras não estão escritas em lugar nenhum e certamente alguns erros ao procurar emprego no LinkedIn podem ser facilmente corrigidos com apenas alguns sutis ajustes no seu perfil e forma de conduzir sua presença nessa rede.

Para nos ajudar a identificar esses problemas, convidamos Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing e instrutor do curso de marketing pessoal no LinkedIn, para nos dar alguma dicas.

Os principais erros de quem busca emprego no LinkedIn

Abaixo listamos os principais erros cometidos por profissionais em busca de uma colocação no mercado através do LinkedIn.

Só aparecer em situação crítica

Segundo o consultor Alberto Valle, o primeiro e principal erro de quem está em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho no LinkedIn, é só ter uma participação nessa rede quando a crise profissional se instala. Nesta situação, você estará diante de duas situações que irão dificultar bastante a sua busca por uma nova colocação.

A primeira delas é que você não terá construído uma identidade profissional sólida no LinkedIn, ou seja, por não ter uma participação ativa na rede, fazendo parte de Grupos e interagindo com os outros participantes da rede, seu perfil não consegue se destacar em seu segmento profissional.

  Leia o artigo Networking no LinkedIn

O segundo fator desfavorável dessa situação é a pressão a qual você estará submetida. Por necessitar de uma nova colocação profissional, você não contará com um leque tão amplo em termos de estratégias de marketing pessoal no LinkedIn. Resultado, você estará em desvantagem em relação a outros profissionais.

Perfil sem foto ou foto inadequada

Outros dos erros ao procurar emprego no LinkedIn, segundo Alberto, é ter um perfil sem foto ou então com uma foto inadequada. Do ponto de vista técnico, um perfil precisa ser tratado como um veículo de comunicação, onde cada elemento desempenha um papel neste processo, e a foto é fundamental .

Não ter uma foto, ou ter uma foto inadequada em seu perfil é um dos principais erros ao procurar emprego no LinkedIn
Não ter uma foto, ou ter uma foto inadequada em seu perfil é um dos principais erros ao procurar emprego no LinkedIn já que esse é um importante elemento de comunicação nesta rede.

A identificação pessoal é importante para recrutadores e outros profissionais que fazem buscas por candidatos e por isso esse é considerado um erro grave em termos de estrutura de perfil ou então, um certo desleixo com cuidado da imagem profissional.

Um outro erro muito comum são fotos inadequadas, ou seja, fora do contexto da rede. O LinkedIn, ao contrário do Facebook, por exemplo, é um local mais formal e justamente por isso, a foto deve estar mais alinhada com o seu objetivo nesta rede.

Uma das orientações que Alberto faz durante seus treinamentos sobre marketing pessoal no LinkedIn é tirar uma foto como se você estivesse indo trabalhar. Outra dica importante dada pelo consultor, especificamente para mulheres, é não tirar fotos com os ombros de fora, pois alguns recrutadores veem nisso uma tentativa de sensualizar o perfil.

Não ter um perfil completo

Outro erro muito comum entre as pessoas que procuram emprego no LinkedIn é não apresentar um perfil completo. Este é praticamente o primeiro passo para quem deseja criar um perfil de sucesso no LinkedIn.

Não ter um perfil completo é outro erro para quem procura emprego no LinkedIn
Não ter um perfil completo é outro erro para quem procura emprego no LinkedIn

Antes de qualquer atividade no LinkedIn, como participação em Grupos e networking virtual, você precisa preencher todas as informações do perfil que sejam pertinentes à sua estratégia de atuação no LinkedIn. Isso deve ser planejado e obedecendo às regras de otimização e qualificação do perfil.

Os recrutadores percebem facilmente quando um perfil não foi adequadamente preenchido e automaticamente, mesmo que de forma inconsciente, criam uma barreira em relação a ele e isso pode levar por água abaixo suas chances de conseguir um bom emprego

Conduta inapropriada

Esse é um dos piores erros para quem busca um emprego no LinkedIn. Como dito no início deste artigo, além das diretrizes de conduta dos participantes, criada pelo próprio LinkedIn, a rede ainda possui um código não escrito de regras de etiqueta.

Quando um recrutador analisa um determinado perfil no LinkedIn, ele não está apenas em busca de informações sobre formação acadêmica e experiências profissionais. Os recrutadores buscam também nos perfis, informações que possam revelar dados sobre o perfil social e comportamental do participante.

Se ao analisar o perfil o recrutador ou empresa identificar um comportamento irascível, infantil ou outro que evidencie que a pessoa não conseguiu entender qual o objetivo principal da participação de um profissional no LinkedIn, isso certamente não contribuirá para sua contratação, muito pelo contrário. Evite discussões ou envolvimento em questões polêmicas no LinkedIn. Esse é certamente o melhor caminho.

Por fim, darei uma dica de ouro, quem você pode seguir de maneira bem fácil. Uma das formas mais fáceis de evitar os erros ao procurar emprego no LinkedIn é ter em sua participação nesta rede, as mesmas regras de conduta corporativa que você teria no mundo físico. Afinal, é nele que você e seu futuro empregador estarão trabalhando.

  Leia também o artigo Como Procurar Emprego no LinkedIn

Agora que você já conhece os principais erros ao procurar emprego no LinkedIn, o que acha de revisar o seu perfil e estratégia para ver se você não está cometendo nenhum deles? Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo.

Por Camila Osório

Salvar

5.00 avg. rating (98% score) - 3 votes

DEIXE UMA RESPOSTA