Confira algumas dicas para trabalhar em um home office e ser produtiva, organizando seu espaço de trabalho e seguindo algumas regras essenciais para quem adota esse modelo.
Confira algumas dicas para trabalhar em um home office e ser produtiva, organizando seu espaço de trabalho e seguindo algumas regras essenciais para quem adota esse modelo.

Dicas para trabalhar em um home office e ser produtiva

Hoje vamos dar algumas dicas para trabalhar em um home office, algo que é cada vez mais comum no Brasil, seguindo uma tendência internacional.

O caos urbano, que literalmente joga preciosas horas de trabalho no lixo, em engarrafamentos sem fim e a busca pelo aumento na qualidade de vida tem feito do Home Office uma opção para diversas empresas.

O engraçado é que muita gente ainda estranha o fato de você trabalhar em casa. É praticamente uma regra, quase toda vez que eu falo que meu trabalho é do tipo Home Office, a reação das pessoas é do tipo:

“Que massa! Um dia vou ganhar milhões para poder trabalhar em casa, na hora que eu quiser, sem patrão nem nada! Uhuuuuuu!”

Ou então:

“Coitada, tá desempregada e fica fazendo bico pela internet pra sobreviver. Mas Deus é mais, Ele há de salvar essa alma!”

No meu caso não é nem uma coisa nem outra, e se o seu também não for, é interessante saber algumas dicas para trabalhar em um home office, que quando seguidas, garantem a sua produtividade.

Home office não é um parque de diversões

Trabalhar em casa exige, ao contrário do que alguns pensam, muita, mas muita responsabilidade de quem se compromete a isso. Seja por flexibilidade da empresa ou iniciativa sua, trabalhar em casa requer disciplina dobrada porque não há a vigilância do chefe, que invariavelmente pode te fazer produzir mais, ou a possibilidade de repassar tarefas para os outros, diminuindo sua carga de trabalho.

A seriedade do home officer tem que estar em dia.

Organização é tudo

Confira nossas dicas para trabalhar em um home office
Confira nossas dicas para trabalhar em um home office

Entre as nossas dicas para trabalhar em um home office, essa talvez seja uma das mais importantes.

No seu home office, organizar suas atividades, papelada, objetivos e material de escritório, documentos e outras é fundamental para que o trabalho flua bem.

Evite deixar tudo espalhado. Divida seu material em poucos compartimentos, pastas ou caixas. Aproveite ao máximo cada centímetro da sua mesa e móveis utilizados na composição do seu escritório em casa.

Família de um lado e trabalho do outro

Geralmente quem tem filho pequeno se complica um pouco quando inicia seus trabalhos em um home office. Os filhos pedem a atenção do pai ou da mãe – maternidade e home office também é complicado, bagunçam as coisas ou fazem muito barulho quando estão brincando.

Tente separar seu espaço de trabalho e isolá-lo acusticamente. Também explique às crianças que, em determinada hora, você está trabalhando e não pode ser interrompido por qualquer coisa. É difícil, mas com jeito se consegue.

Coisas pessoais Vs Coisas do trabalho

Aqui em casa eu adotei a “separação das coisas que são do trabalho das que são de casa”. Mesmo meu microescritório sendo no quarto, a mesa e todas as coisas que estão sobre ela são exclusivamente para o trabalho.

Nada de colocar nessa mesa roupas, papéis, chaves da casa nem nada. E da mesma forma, nada relacionado ao trabalho sai daquela mesa. Pense em adotar algo parecido quando estiver montando seu home office. Dê uma lida nesse artigo, Separando o Home do Office.

Trabalhar em casa também é rotina

Se você quer trabalhar por conta própria num home office deve ser levado em consideração a extrema flexibilidade no horário, afinal de contas você é seu próprio patrão (pelo menos virtualmente falando). Eu também fiz essa consideração e me ferrei nas primeiras semanas de trabalho autônomo.

Por mais que pensemos que podemos trabalhar a hora que quisermos no home office, nossa produtividade é bem melhor quando escolhemos horários regulares para trabalhar. Eu mesmo me acho mais produtivo na parte da manhã, que é quando concentro mais esforço.

Já que você está começando, teste períodos de tempo e veja qual se adequa mais ao seu estilo de trabalho.

Deixe seu comentário. Você é um home officer? Pretende ter um home office e trabalhar em casa? Teria algumas dicas para trabalhar em um home office? Deixe seu comentário e assine nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (99% score) - 7 votes

DEIXE UMA RESPOSTA