Veja nesta matéria como transformar uma ideia em realidade e desengavetar aquele velho projeto que você arquivou que pode até mesmo mudar a sua vida, mas que você não colocou em prática por não saber como.
Veja nesta matéria como transformar uma ideia em realidade e desengavetar aquele velho projeto que você arquivou que pode até mesmo mudar a sua vida, mas que você não colocou em prática por não saber como.

Como transformar uma ideia em realidade

Não saber como transformar uma ideia em realidade é uma etapa que já fez com que muita gente deixasse um bom projeto engavetado, enterrando assim uma ideia de produto ou serviço que poderia fazer imenso sucesso.

Atualmente, muitas pessoas sonham em abandonar os seus empregos para se tornarem empreendedoras. Porém, apesar da força de vontade, só isso não basta para abrir um negócio próprio.

Se você tem uma ideia e deseja trabalhar com ela, e a única coisa que a está impedindo de fazer com que esse projeto vá adiante é não saber como transformar uma ideia em realidade, confira abaixo quais passos você deve tomar para fazer isso.

Estude bem a sua ideia

Antes de tudo, é importante que você conheça todos os detalhes da sua ideia para saber exatamente do que está tratando. Ela pode ser monetizada? Eu conheço a área de atuação? Eu irei enjoar de trabalhar com isso?

Preocupando-se com todos os aspectos principais dela, fica mais fácil tirá-la do papel. Para traçar um planejamento estratégico e fazer seu sonho virar realidade é necessário conhecer sua ideia no mínimos detalhes, o que envolverá muita pesquisa e observação.

Considere o projeto como um desafio pessoal

Se você não incorporar a ideia para a sua vida, é bem difícil que você se sinta motivada o suficiente para contornar os problemas que irão surgir. Por isso, é importante que você REALMENTE ache que a sua ideia pode dar certo e proteja-a com unhas e dentes.

Levar esse projeto, desde que viável, para o campo pessoal é uma boa forma de se sentir motivada e fazer com que ela realmente dê certo.

Converse com pessoas

Entrar em contato com pessoas que podem ajudá-la com essa empreitada é uma ótima pedida. Procure por possíveis sócias ou sócios e veja se eles estão dispostos a se esforçar para que o projeto dê certo.

Muitas vezes, principalmente se você não tem muita experiência, contar com a ajuda de um sócio que possa preencher essa lacuna do seu projeto é uma das melhores opções para montar um negócio de forma mais estruturada.

Valide a sua ideia

Outro ponto importante na hora de transformar uma ideia em realidade é submetê-la a um processo de validação. Muitas vezes temos ideias “geniais” que só são tão geniais assim para nós mesmas.

Por isso você precisa validar uma ideia antes de investir mais tempo e dinheiro em seu projeto. Esse é um processo relativamente simples e você pode conferir como fazê-lo lendo este artigo.

Desenvolva um MPV

Outra dica para quem deseja saber como transformar uma ideia em realidade é desenvolver um MPV – Mínimo Produto Viável, um protótipo do seu produto ou serviço, para que possa estuda-lo em uma situação real de uso.

Na maioria das vezes, o desenvolvimento de um MPV nos dá uma visão nova do produto ou serviço, revelando novas aplicações e também alguns problemas de uso que podem ser solucionados na sua versão final.

Faça um plano de negócio

Outra recomendação para quem deseja saber como transformar uma ideia em realidade é fazer um plano de negócio para poder orientar a concretização do seu projeto e lhe dar uma ampla visão do negócio.

Veja como está o mercado que você irá atuar, converse com empresários já consolidados, faça uma projeção financeira e comece a desenvolver o seu produto. Sem um bom plano, seu negócio pode ir por água a baixo.

Não tenha medo de começar

Mesmo que você se sinta despreparada, não fique “esperando pelo momento certo” para começar o seu negócio. Muitas vezes o momento certo não existe e, nesses casos, você pode deixar boas oportunidades passarem. Deixe o seu medo de lado e parta para a ação.

É claro que estes são apenas os primeiros passos para transformar uma ideia em realidade e até mesmo mudar a sua vida. Durante essa jornada você encontrará muitos desafios e obstáculos a serem vencidos, mas com pesquisa, trabalho duro e muita dedicação, tudo é possível!

  Leia também o artigo Como Tirar Uma Ideia do Papel

Agora que você já sabe quais os caminhos e passos de como transformar uma ideia em realidade, o que acha de retomar aquele velho projeto que você deixou arquivado? Mantenha-se informada assinando a nossa Newsletter.

Por Josiane Osório

Como transformar uma ideia em realidade
5 (100%) 14 votos