Veja nesta matéria como reconhecer pirâmides financeiras, um golpe muito comum que já causou problemas e sérios prejuízos a muita gente. Conheça os indícios que podem lhe ajudar a identificar pirâmides financeiras.
Veja nesta matéria como reconhecer pirâmides financeiras, um golpe muito comum que já causou problemas e sérios prejuízos a muita gente. Conheça os indícios que podem lhe ajudar a identificar pirâmides financeiras.

Como reconhecer pirâmides financeiras e evitar uma roubada

Saber como reconhecer pirâmides financeiras pode tirar você de um grande roubada, e por isso, recomendamos a leitura deste artigo caso você esteja pensando em trabalhar com marketing multinível.

O número de pessoas que buscam uma oportunidade de montar o seu negócio aumentou depois da crise econômica que atingiu o país.

Como o marketing multinível é um mercado com reais possibilidades de ganhos e crescimento,onde você pode montar um negócio próprio com baixo investimento, é natural esse interesse.

O problema é que infelizmente, são em ocasiões como essa que também aparecem as empresas que praticam a chamada pirâmide financeira.

Elas quase sempre tentam se passar por organizações do mercado de vendas diretas e marketing multinível. Entretanto, são completamente diferentes, além de ilegais.

Mas, você sabe identificar quando uma companhia está adotando uma pirâmide financeira? Veja algumas dicas para reconhecer mais facilmente a prática e evitar de cair em uma armadilha.

Empresas envoltas em mistério

Nossa primeira dica sobre como reconhecer pirâmides financeiras diz respeito a empresas envoltas em um grande mistério.

Geralmente, as pessoas que trabalham com pirâmides financeiras oferecem convites para eventos e palestras sem oferecer muitas informações ou detalhes sobre o negócio e a empresa patrocinadora.

São apresentações onde os palestrantes contam apenas suas histórias de sucesso, de como enriqueceram exponencialmente em pouco tempo e melhoraram radicalmente de vida exclusivamente por representar a empresa em questão.

Fique atento nesses casos, pois você pode estar diante de um esquema fraudulento. Na hora de escolher uma empresa de marketing multinível, busque saber todas as informações sobre ela.

Divulgação sem vendas?

Outra forma interessante para identificar pirâmides financeiras é tentar comprar o produto apresentado nestas reuniões. Caso tente comprar produtos de algum revendedor nesses eventos ou palestras e eles se recusarem, desconfie.

É óbvio que todo representante de empresa de venda direta e marketing multinível está disposto a vender seus produtos. Quem não o faz pode estar escondendo algo.

Como identificar pirâmides financeiras
Um sinal para reconhecer uma pirâmide financeira é um o foco maior na promoção de eventos do que vendas diretas

Criação de eventos ou venda direta?

Se a empresa incentiva mais as vendas em eventos e palestras e menos no consumidor final, ou seja, da forma tradicional que as companhias de vendas diretas trabalham, pode ser um indicativo de pirâmide financeira.

Procure obter mais informações e analise com cuidado antes de tomar uma decisão, pois esse é um dos elementos que temos para reconhecer pirâmides financeiras.

Produto sem sentido

Uma empresa precisa oferecer um produto que seja útil ao seu consumidor. Se a empresa trabalha com algo que já existe de forma gratuita ou muito mais barato no mercado, ou se ainda é um item sem qualquer utilidade prática, possivelmente se trata de um esquema de pirâmide financeira.

Empresas de vendas diretas sérias, como Natura, Mary Kay e outras empresas de produtos para revenda por catálogo, sempre possuem um produto de reconhecido valor para oferecer. Se a que você está analisando não tem, abra o olho.

Questione mais sobre como o consumidor irá se beneficiar com o produto oferecido. A primeira regra da cartilha sobre como ganhar dinheiro com marketing multinível é justamente oferecer produtos que agreguem valor à vida das pessoas.

Credibilidade

Procure conversar com os revendedores que não sejam hiper super mega blaster Diamante Top ou palestrantes da empresa. Veja se o discurso bate.

Da mesma forma, pesquise bastante sobre ela, veja se é uma associada da ABEVD, se possui muitas reclamações no Reclame Aqui. Quanto mais souber a respeito da companhia, menores as chances de você estar entrando em uma pirâmide.

Agora que você já sabe como reconhecer pirâmides financeiras, seu trabalho de escolha de uma empresa parceira ficará mais tranquilo. Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (97% score) - 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA