Veja neste artigo como procurar emprego no LinkedIn, a rede social especializada em relacionamentos profissionais, que usada de forma adequada, pode ajudar muito na hora de conseguir para você uma nova colocação no mercado de trabalho.
Veja neste artigo como procurar emprego no LinkedIn, a rede social especializada em relacionamentos profissionais, que usada de forma adequada, pode ajudar muito na hora de conseguir para você uma nova colocação no mercado de trabalho.

Veja como procurar emprego no LinkedIn

Em tempos de crise, saber como procurar emprego no LinkedIn de forma técnica e metódica, faz toda a diferença na hora de conseguir uma nova colocação em um mercado cada vez mais competitivo com poucas ofertas de vagas.

Todos os dias são publicadas diversas ofertas de vagas de trabalho no LinkedIn e o que a princípio poderia ser uma vantagem, acaba confundindo muita gente, por não saber usar as ferramentas dessa rede social focada em relacionamentos profissionais.

Antes de começarmos nossa conversa sobre como procurar emprego no LinkedIn, não custa nada lembrar que se você quiser tornar essa tarefa menos árdua, é importante que você crie uma estratégia de marketing pessoal de longo prazo, para quando se deparar com uma situação dessas, as coisas serem mais fáceis.

Primeiros passos para começar a busca por emprego no LinkedIn

Minha primeira dica para quem deseja saber como procurar uma vaga de trabalho no LinkedIn de uma maneira mais eficiente é se organizar, criar um passo a passo neste processo para otimizar os seus resultados.

É preciso que você crie algumas rotinas para a sua presença no LinkedIn e até mesmo, automatize outras para ganhar tempo e ser mais específica nesta busca. Não adianta de nada sair atirando para todos os lados sem qualquer foco. Muitas vezes essa atitude é até prejudicial.

Prepare-se psicologicamente

É claro que ficar desempregada é uma situação tremendamente desagradável, e por isso mesmo, a primeira coisa a ser feita por quem está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn é ter calma e paciência. O LinkedIn não é uma solução mágica para sua recolocação no mercado.

Os resultados podem demorar algum tempo, mas se você for metódica em sua busca, esse tempo poderá ser sensivelmente reduzido e as oportunidades de trabalho que aparecerão serão bem mais interessantes.

Organize suas buscas no LinkedIn

Uma das ferramentas mais importantes para quem está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn é o seu sistema de buscas. Por isso, a primeira ferramenta que você deve realmente dominar nessa rede durante o seu processo de busca por uma oportunidade.

A ferramenta de busca do LinkedIn oferece a opção de criarmos diversos filtros, para focar mais os resultados e também gravar as buscas realizadas para não ter que configurar tudo de nova na próxima vez.

  Aprenda a fazer suas buscas no artigo Como Fazer Buscas no LinkedIn

Veja algumas opções de filtros disponíveis na conta básica do LinkedIn:

  • Localização geográfica da vaga
  • Empresa que a disponibiliza
  • Segmento de atuação da empresa
  • Data de publicação da vaga
  • Remuneração oferecida
  • Palavras-chave para buscas genéricas

Uma vez configurada a busca, para que você ganhe tempo e seja mais precisa, você pode gravar essa configuração e pedir para que o LinkedIn lhe envie um e-mail toda vez que surgir uma nova vaga que preencha os requisitos determinados por você.

Acompanhe empresas de seu interesse

Como procurar emprego no LinkedInOutra orientação para quem deseja saber como procurar emprego no LinkedIn é acompanhar as empresas nas quais você teria interesse e conquistar uma vaga.

Criando essa rotina, você poderá acompanhar de forma mais pontual as novas oportunidades que esse empresa vier a oferecer.

Essa é uma rotina que todo mundo que usa o LinkedIn de forma séria deveria criar, mas em uma situação de desemprego, é uma tarefa crítica.

As Paginas Empresariais do LinkedIn funcionam também como uma ótima referência sobra a empresa e suas propostas. O marketing corporativo no LinkedIn ganha força a cada dia e isso faz com que as empresas invistam cada vez mais em suas páginas corporativas, oferecendo cada vez mais informações como por exemplo, a divulgação de vagas disponíveis.

Diariamente são publicadas milhares de vagas no LinkedIn e quando você passa a seguir as empresas recebe automaticamente notificações sobre essas publicações. Para quem quer saber como procurar emprego no LinkedIn essa é uma dica de ouro.

Expanda seus contatos

A fórmula do sucesso em qualquer área do LinkedIn pode ser resumida em uma única palavra: Relacionamento. Para quem pensa adiante, pode-se dizer que o relacionamento é o verdadeiro Seguro Desemprego do LinkedIn. Por isso, uma das primeiras coisas a fazer quando se está procurando emprego no LinkedIn é intensificar seus relacionamentos.

Deixe o Facebook um pouco de lado e passe mais tempo administrando e trabalhando sua rede de relacionamentos no LinkedIn. Interaja mais na rede, tenha uma participação mais ativa em Grupos e atualize seu status com maior frequência.

Quando você está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn você precisará do máximo de exposição possível, por isso é super importante que você estreite seus pontos de contato na rede para atingir este objetivo. Só tome cuidado para não exagerar na dose e acabar se tornando inconveniente.

  Leia o artigo Networking no LinkedIn

Marque sua presença em grupos no LinkedIn

Caso você ainda não tenha incorporado a participação em Grupos do LinkedIn em sua estratégia de marketing pessoal nesta rede, a hora é essa. Uma das funções dos Grupos em uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é expor suas habilidades e quando se está buscando uma nova colocação isso é extremamente importante.

Além desse trabalho de exposição, nos Grupos você também encontra uma aba na parte superior onde são exibidas vagas postadas por participantes do grupo. Participando de grupos ligados à sua área de interesse, suas chances de encontrar uma boa colocação aumentam.

Existem também Grupos específicos para a divulgação de vagas que devem ser acompanhados. Estes grupos geralmente pertencem a agências de recrutamento ou empresas de seleção. O grupo do Vagas.Com e outros do gênero são ótimas opções para prospecção de oportunidades.

Se você estava querendo saber como procurar emprego no LinkedIn, as dicas estão aí. Organize-se e comece a desenvolver a sua rotina. Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo, e se puder, nos conte sua experiência.

Por Camila Osório

Salvar

5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

DEIXE UMA RESPOSTA