Veja neste artigo como escolher o local para abrir uma franquia de sucesso. Conheça os principais itens a serem levados em consideração na hora de escolher o ponto para abrir uma franquia.
Veja neste artigo como escolher o local para abrir uma franquia de sucesso. Conheça os principais itens a serem levados em consideração na hora de escolher o ponto para abrir uma franquia.

Como escolher o local para abrir uma franquia

Saber como escolher o local para abrir uma franquia é um dos primeiros passos para se ter sucesso neste negócio que vem atraindo cada vez mais empreendedoras.

Optar por uma franquia ao invés de iniciar um negócio do zero pode ser mais seguro por uma série de motivos o plano de negócios é forte, a marca está estabelecida e seu nome já é reconhecido no mercado.

Contudo, nada disso poderá ajudar se você escolher a localização errada para o negócio.

Talvez você não veja sentido em discutir a localização de uma marca que já está estabelecida por grande parte ou então em todo o Brasil. Mas, acredite nem a franquia mais popular da história sobreviveria em uma localidade mal pensada.

Para evitar que você passe por isso, confira um guia simples sobre como escolher o local para abrir uma franquia, que a equipe do Mulheres Empreendedoras preparou para você.

Conheça o conceito por dentro e por fora

O primeiro passo é entender exatamente o conceito da franquia que você pensa em adquirir. A localização de uma franquia deve estar relacionada com o tipo de negócio onde você está prestes a entrar.

Para descobrir o conceito do seu negócio, procure responder as seguintes perguntas

  • O que direciona o tráfego para o meu negócio
  • Qual é o meu público alvo
  • Onde vive esse público
  • Como e quando esses clientes interagem com o meu negócio
  • O meu negócio é um conceito de destino – seus clientes irão até você
  • O local será fundamental para que eu aumente minhas vendas

Entre em acordo com o franqueador

Depois de entender o conceito do novo negócio, é hora de entrar em contato com o seu franqueador, para tomar ciência dos parâmetros adotados pela franquia no que diz respeito à localização de suas unidades.

Cada rede de franquias tem requisitos e regulamentos próprios no que se refere à escolha do local, de maneira que você terá de se adequar a essas regras para poder fazer parte da rede.

Nesse momento é fundamental que você invista em um bom relacionamento com o seu franqueador, já que ele tem o conhecimento de mercado necessário para estabelecer tais regras.

Busque locais que se enquadrem nos requisitos definidos e procure o franqueador para aprovação. Os dois terão de ceder em algum momento, então, procure não causar conflitos. Eles não serão vantajosos para você.

Fale com outros franqueados

Falar com outros franqueados é uma etapa fundamental na hora de escolher uma franquia, e na hora de escolher a localização, essa regra também se aplica.

Converse com outros franqueados da mesma rede para entender como o processo se deu com eles. Questione sobre a escolha do local e sobre a aprovação do franqueador; pergunte se houve algo que foi necessário mudar e se o franqueador fez alguma concessão para eles.

Outro assunto que você deve abordar nesse caso é o perfil dos clientes. Pergunte quais são as principais características da clientela e como ela se comporta com relação à marca, se há alguma reclamação ou sugestão frequente, etc.

Isso vai dar a você uma noção mais clara não só do perfil dos clientes, mas também da maneira como eles percebem a localização daquela franquia.

Faça um estudo detalhado

Você precisa estar certo de que aquele é o lugar perfeito para abrir sua franquia. Portanto, faça um estudo detalhado sobre ele. Estude os padrões de tráfego, veja qual lado da rua é mais movimentado; verifique se há muito trânsito na região e se você pode oferecer vagas suficientes para estacionamento.

Por último, seja realista quanto à sua situação financeira você será capaz de manter a sua franquia funcionando nesse lugar. Considere todas as contas que terá de pagar, avalie se o custo no bairro escolhido é mais alto do que a quantia que você tem disponível para começar.

Observe a vizinhança

Um dos itens mais importantes para quem está em busca de como escolher o local para abrir uma franquia e observar a vizinhança de onde você pretende instalar o negócio.

Antes de escolher a localização perfeita para a sua franquia, avalie os estabelecimentos vizinhos ao seu. Você precisa observar:

  1. Concorrência – Pense nos seus competidores diretos, não só na mesma rua que você, mas em um raio próximo. Você está em uma posição mais privilegiada que a deles As pessoas têm acesso mais fácil ao seu estabelecimento.
  2. Geradores de demanda – Há alguma empresa ou estabelecimento próximo da sua localidade que atuem no mesmo ramo que você? Pense da seguinte maneira se eles frequentam determinada loja nesse ramo, também frequentarão a minha.
  3. As lojas mais próximas – É fundamental que você observe com cuidado as lojas mais próximas da sua. Vocês tem que fazer parte de um mesmo contexto para que os clientes se sintam atraídos. Se você está abrindo um restaurante vegetariano, por exemplo, não quer colocá-lo ao lado de uma lanchonete de fast food. Já se você vai abrir uma loja de brinquedos, não faz sentido instalá-la ao lado de uma loja de bebidas.
  4. A loja âncora – Existe nas proximidades uma loja grande capaz de gerar frequentadores para o seu negócio? Você não deve confiar inteiramente nessa estratégia, mas mantenha em mente que isso pode ajudar a atrair os primeiros clientes.

A escolha de um ponto comercial para sua franquia pode até parecer algo simples, mas como você pode reparar existem alguns macetes, como outros que abordamos na nossa seção de artigos sobre franquias.

  Leia também o artigo Como Escolher Uma Franquia

Mantenha-se atualizada sobre questões relativas a como escolher o local para abrir uma franquia e outros assuntos relacionados ao franchising, assinando a nossa Newsletter.

Clique aqui e conheça o Guia de Franquias Brasil

Como escolher o local para abrir uma franquia
5 (100%) 23 votos