Veja neste artigo algumas dicas sobre como criar um plano de carreira para este ano. O planejamento é essencial em qualquer atividade humana e no que diz respeito à sua evolução profissional não é diferente.
Veja neste artigo algumas dicas sobre como criar um plano de carreira para este ano. O planejamento é essencial em qualquer atividade humana e no que diz respeito à sua evolução profissional não é diferente.

Como criar um plano de carreira para 2016

Nessa época do ano muita gente se pergunta como criar um plano de carreira, um planejamento profissional que possa garantir o sucesso profissional.

Em que estágio da sua carreira você estava nessa época no ano passado? No mesmo lugar, na mesma posição e com o mesmo salário que você tem atualmente?

Se a sua resposta for essa, está na hora de descobrir sim, como criar um plano de carreira, para transformar o seu futuro e assumir definitivamente o controle do seu caminho para o sucesso.

Não há nada de errado se você levar algum tempo para alcançar um objetivo, ou até mesmo definir como meta, manter-se e prosperar em sua posição atual. O problema está em deixar sua carreira estagnar e depois descobrir que seus colegas de trabalho evoluíram e você não.

Veja abaixo alguns tópicos importantes para quem quer saber como criar um plano de carreira para este ano e ainda não sabe por onde começar.

Faça uma reflexão sobre o ano anterior

O primeiro passo para quem quer saber como criar um plano de carreira para 2016 é refletir sobre o que você fez em 2015, seus sucessos, fracassos e o que poderia ter sido feito melhor. Analise o que você aprendeu com as experiências e o que definitivamente deve ser deixado para trás.

Deixe as coisas mais claras e explícitas descrevendo suas realizações e de que forma elas impactaram diretamente o seu trabalho e da empresa, com suas habilidades e contribuições. Não faça apenas anotações genéricas. Seja bem específica.

Quanto mais você puder identificar seus pontos fortes, suas fraquezas e preferências, mais fácil será criar um plano de carreira que realmente funcione.

Avalie o momento do mercado

Antes mesmo de criar um plano de carreira, é interessante fazer uma pesquisa de mercado e verificar quais os rumos que sua área de atuação está tomando e quais são as principais tendências do mercado.

Talvez não seja adequado você dar uma virada radical em sua carreira, mas trazê-la para a realidade do mercado é uma atitude mais do que prudente. Em um mundo em rápida evolução, talvez seja a hora de uma reciclagem profissional para se adaptar às novas tendências.

Verifique, por exemplo, de que forma a tecnologia está impactando seu mercado de trabalho e se você está preparada para reagir a essa nova realidade. Se verificar que não, inclua em seu plano de carreira, um upgrade profissional.

Por vezes a questão não é exatamente como criar um plano de carreira, mas sim que rumo tomar para alinhá-la com a realidade do mercado, para aí sim, determinar o que fazer para evoluir.

Identifique seus novos objetivos de carreira

Como criar um plano de carreira
Veja o passo a passo de como criar um plano de carreira

Um dos passos mais importantes para quem está em busca de saber como criar um plano de carreira para 2016 é identificar novos objetivos e metas para sua carreira.

Depois de ter refletido o que deu certo e errado em 2015 e pesquisar as novas tendências profissionais em sua área de atuação é chegada a hora de traçar seus novos objetivos de carreira.

Não se trata apenas de começar a sonhar com as coisas boas associadas a este novo estágio da sua carreira. É preciso estruturar o que deve ser feito para que cada uma das metas sejam alcançadas e determinar as responsabilidades decorrentes dessa ascensão profissional. Você está preparada para isso?

Um bom exercício para quem está em busca de saber como criar um plano de carreira é, por exemplo, desenhar cenários. Digamos que você esteja interessada na transferência para um outro departamento da empresa, que ofereça melhores condições de ascensão profissional. Responder as seguintes perguntas irá ajudá-la a traçar um caminho para alcançar esse objetivo:

  • Será que você precisa de uma complementação educacional para atingir este objetivo? Se afirmativo, quanto tempo isso irá requerer? Onde conseguirá essa complementação? Existe algum tipo de pré-requisito?
  • Com quem posso buscar ajuda? Seria possível atrair o seu chefe para este seu projeto pessoal? De que forma posso me relacionar com as pessoas interessadas nessa movimentação e que decidem sobre essa transferência?
  • Que tipo de trabalho você pode desenvolver agora para se preparar para essa transição? Existe alguma coisa que você possa fazer que vá além de provar o seu valor para o novo departamento? Posso participar de projetos no novo departamento?

Quanto mais informações você puder reunir, melhor preparada você estará para transformar suas metas em realidade em 2016.

Crie um plano de marketing de carreira

Só depende de você transformar sua carreira em uma história de sucesso a ponto de transformar você em um ativo profissional cobiçado. Crie um plano de marketing para sua carreira e crie um buzz sobre você mesma, alavancando assim sua credibilidade e exposição profissional.

Crie uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn e trabalhe seu perfil de forma profissional. Dedique um tempo do seu dia ao desenvolvimento de contatos nessa rede e expanda seu networking através de uma participação ativa nessa rede. É possível até mesmo desenvolver um trabalho de orientação de carreira no LinkedIn.

Crie um blog pessoal e transforme o blog em uma vitrine da sua carreira profissional. Publique seus artigos não só no blog, como também em sites especializados. Muitos deles, como o Administradores, Empreendedores Web e o próprio Mulheres Empreendedoras, possuem espaços para profissionais que pretendem contribuir com artigos que sejam realmente interessantes.

Atualmente criar um plano de marketing pessoal na Internet é uma tarefa relativamente fácil que não requer muito investimento a não ser seu tempo no trabalho dessa divulgação e conhecimento de algumas técnicas.

O ditado já diz que quem não é visto não é lembrado e nem encontrado, portanto, não é uma questão apenas de como criar um plano de carreira, mas também como divulgar essa carreira.

Comemore as vitórias do seu plano de carreira

Minha última dica sobre como criar um plano de carreira é se dar o direito de comemorar suas vitórias. Celebrar o seu sucesso é tão importante quanto criar o passo a passo para o seu plano de carreira.

Se você não reconhecer estes momentos de forma apropriada, acabará até mesmo achando que eles um dia tenham ocorrido. Comemorar e reconhecer estes momentos é importante para fortalecer sua autoestima e impulsionar seu projeto.

Espero ter ajudado a você que estava em dúvida sobre como criar um plano de carreira para este ano. É claro que o assunto não se esgota por aqui e por isso, convido você a assinar nosso Boletim Informativo para se manter atualizada. Um bom ano e muito Sucesso!

Por Camila Osório

5.00 avg. rating (99% score) - 7 votes

DEIXE UMA RESPOSTA