Veja nesta matéria, como começar um negócio online. Antes mesmo de buscar uma boa ideia para abrir um negócio na Internet, existem alguns aspectos do negócio que você precisa conhecer e analisar.
Veja nesta matéria, como começar um negócio online. Antes mesmo de buscar uma boa ideia para abrir um negócio na Internet, existem alguns aspectos do negócio que você precisa conhecer e analisar.

Como começar um negócio online e ter sucesso

O interesse sobre como começar um negócio online vem crescendo no Brasil, a medida em que cada vez mais pessoas percebem as oportunidades que existem neste setor.

Blogs, lojas virtuais, brechós online, marketing de afiliados. As opções são muitas e chegam inclusive a causar bastante confusão na cabeça de quem não conhece profundamente o mercado.

Por isso mesmo, se você está querendo montar um negócio na Internet, este artigo vai lhe ajudar a encontrar um rumo para essa decisão, mostrando o que você precisa saber para decidir quais são os melhores caminhos.

Não se trata unicamente de saber como começar um negócio online, mas sim que tipo de negócio se adequa à sua situação. Por isso, vou levantar algumas questões que você deve avaliar antes de tomar qualquer decisão.

Tenha seus pés no chão

O mundo online não realiza milagres, por isso, não se iluda achando que você poderá ganhar rios de dinheiro trabalhando pouco e sem conhecer as técnicas e ferramentas envolvidas no negócio.

Uma coisa é usar a Internet como pessoas física, navegando sem compromisso pelos sites, postando coisas engraçadas no Facebook e suas fotos preferidas no Instagram. Outra coisa, completamente diferente, é usar a Internet como um negócio.

Você pode sim, fazer muito dinheiro online, mas terá que encarar isso como um negócio sério, buscar capacitação e estar sempre se atualizando. No mundo dos negócios na Internet, não existe mais espaço para amadorismo ou improviso.

Por isso, se você quer saber como começar um negócio na Internet, esteja certa de estar disposta a se dedicar seriamente ao negócio.

Busque uma área com a qual você se identifique

Como começar um negócio online
Confira as dicas de como começar um negócio online

Para montar um negócio online, em primeiro lugar você deve buscar um segmento com o qual você realmente se identifique.

Por que algumas blogueiras de moda estão ganhando rios de dinheiro? Porque elas gostam do que fazem e de como fazem.

Se você gosta de moda e gosta de escrever, talvez então uma das opções de negócios para você montar na Internet possa ser um blog de moda, onde você poderá ganhar dinheiro com o Google AdSense, programas de afiliados, postagens patrocinadas e venda de outros espaços publicitários.

E se no seu caso, escrever não é a sua atividade predileta, mas você tem um grande tino comercial. Então, a melhor opção talvez seja montar um e-commerce de moda e faturar com as vendas em sua loja virtual.

E se não for nem uma coisa nem outra? Você gosta de moda, mas não quer ser nem uma blogueira e nem dona de uma loja virtual. O seu negócio é ensinar. Então, a melhor opção talvez seja montar um curso online e faturar com a venda dele.

O importante é encontrar algo que você realmente goste de fazer, porque o trabalho na Internet é exaustivo, e se você não tem paixão pelo o que faz, como no mundo físico, as chances de dar certo são bem menores.

Conheça todos os custos envolvidos

Outra dica para quem deseja saber como começar um negócio online é conhecer muito bem os custos envolvidos. É certo que você pode iniciar um negócio na Internet com um investimento muito baixo, mas isso não significa fazer investimento algum.

É ilusão achar que as coisas na Internet são grátis ou muito baratinhas. É claro que são bem mais baratas que no mundo físico, mas daí a não custar nada, ou quase nada, existe uma diferença muito grande.

Seja um blog, uma loja virtual ou um brechó online, você terá que em primeiro lugar, investir na criação do site, que até você mesma pode fazer, investindo seu tempo. Terá que investir também em capacitação e marketing digital.

Por isso, levante estes custos antes, para não ser surpreendida lá na frente, e ver seu negócio fracassar por falta de fôlego financeiro para mantê-lo.

Busque capacitação

No momento atual dos negócios online, essa é uma área para profissionais e não para curiosos. Por isso, busque capacitação através de bons cursos, ministrados por instituições de reconhecida capacidade, para conhecer os meandros do negócio.

Embora algumas coisas na Internet pareçam intuitivas, a verdade é que por trás de tudo que se faz no mundo online existe muita técnica e ferramentas bastante sofisticadas que ajudam em muito o desenvolvimento do seu negócio.

Fuja de “gurus” e “vendedores de potes de ouro” que apresentam atalhos e fórmulas milagrosas para ganhar dinheiro online. Os únicos caras que realmente ganham dinheiro com esses métodos, são eles mesmos.

Elabore um plano de ação

Minha dica final para quem quer saber como começar um negócio online é elaborar um plano de ação para orientar os seus passos. Achar que dá para criar um negócio de sucesso na Internet, na base do improviso, é meio caminho andado para o fracasso.

Como no mundo físico, precisamos estabelecer um plano de negócios muito bem detalhado para que possamos alcançar nossos objetivos, estabelecendo metas e prazos, para que possamos avaliar constantemente a evolução do projeto e fazer as correções necessárias.

Para abrir um negócio online de sucesso, é preciso, antes de tudo, cuidar dos alicerces, para depois pensar no negócio em si. Se você queria saber como começar um negócio online, essas dicas, acredito serem as mais importantes para você encontrar o caminho do sucesso. Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório, diretora e instrutora do Curso de E-commerce

5.00 avg. rating (99% score) - 10 votes

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Aldrin

      Realmente no mundo dos negócios online não existe mais espaço para amadorismo. Para começar um negócio online e mesmo depois dele montado, é sempre necessário buscar cada vez mais capacitação.

      Um grande abraço e sucesso!

      Josiane

  1. Realmente, o segredo do sucesso com programas de afiliados é trabalhar de forma séria na construção do negócio. Essa história de fazer SPAM de comentários em outros sites, como a que eu vinha fazendo, não leva a nada mesmo. Faço papel de palhaça e não ganho dinheiro nenhum por isso.

DEIXE UMA RESPOSTA