Veja nessa matéria algumas dicas de como aumentar a produtividade em um home office. Algumas medidas bem simples podem melhorar em muito a sua produtividade em seu escritório em casa.
Veja nessa matéria algumas dicas de como aumentar a produtividade em um home office. Algumas medidas bem simples podem melhorar em muito a sua produtividade em seu escritório em casa.

Veja como aumentar a produtividade no home office

Saber como aumentar a produtividade no home office é uma das dúvidas que muita gente que trabalha em casa tem e que as vezes até amedronta.

Por mais contraditório que possa parecer, a maior dificuldade para quem trabalha em um home office está justamente na liberdade que se passa a ter.

O desafio de descobrir como aumentar a produtividade no home office está intimamente ligada a sua capacidade de administrar a liberdade conquistada, que ironicamente pode acabar por prejudicar sua carreira como empreendedor doméstico.

Saber migrar da rotina imposta pelo trabalho convencional para a liberdade de quem trabalha em casa é talvez o grande desafio para quem parte para essa opção de trabalho e vida.

Para ajudar você a aumentar a sua produtividade em um home office, a equipe do Mulheres Empreendedoras pesquisou e selecionou dez pontos que podem ajudar você a render mais em seu trabalho em casa.

Você verá que não é nada de difícil ou impossível, são apenas dicas que por muitas vezes são óbvias, mas que muita gente deixa de lado.

Mantenha seu ambiente de trabalho sempre organizado

Conseguir ser produtivo em um ambiente desorganizado é simplesmente impossível. Toda aquela bagunça provocada por canetas para todos os lados, anotações amontoadas e material de trabalho distribuído por todo o ambiente d e trabalho realmente não contribuem para aumentar a produtividade do seu trabalho em home office.

O tempo que você perde procurando coisas poderia ser muito melhor utilizado se fosse aplicado para concluir tarefas importantes e manter sua produtividade. determine lugares específicos para material de escritório, documentos, equipamentos e coisas pessoas e sempre os guarde nesses mesmos locais.

Um ambiente de trabalho limpo no seu home office é fundamental

Dicas para aumentar a produtividade no Home Office
Dicas para aumentar a produtividade no Home Office

Além de ser uma questão de higiene e saúde, manter o ambiente de trabalho limpo é fator de produtividade em um home office.

Crie uma rotina semanal de limpeza para evitar gastar tempo com limpezas pontuais como tirar o pó do computador, aspiração de tapetes e outras coisas mais.

Esse tipo de coisa, além de interromper a rotina de trabalho, acaba consumindo um tempo que poderia estar sendo canalizado para outras atividades produtivas para suas tarefas de trabalho.

Outros cuidados como evitar comer no seu ambiente de trabalho também devem ser observados. Restos de comida atraem insetos, inimigos mortais de equipamentos eletrônicos como computadores, por exemplo.

Crie um ambiente de trabalho agradável

Na hora de montar seu home office, planeje-o de forma a ser um ambiente agradável e alegre. Se sentir bem é essencial para o rendimento do trabalho em casa. A pessoa é resultado do meio em que vive, portanto, a produtividade do trabalho em casa está intimamente ligada ao ambiente de trabalho.

Decore seu ambiente de trabalho de uma forma que você se sinta bem e confortável. Uma boa dica que aprendi com o livro O Segredo – A Lei da Atração, é colocar fotos da família e também seus sonhos de consumo, de forma a se manter sempre motivado.

Crie um ambiente de trabalho tranquilo

Se o seu home office fica um um local de grande movimentação e barulho, procure diminuí-lo ao máximo, pois isso reduz bastante a produtividade no home office. Atualmente temos até mesmo janelas corta ruído que podem ajudar em muito nesse caso. Além de reduzir o barulho, elas também funcionam como isolante térmico.

Outra dica é separar o Home do Office. Se você tem filhos que ficam muito tempo em casa, tente explicar para eles que em certa hora do dia você tem de ficar concentrado nas tarefas. É por isso que é importante ter um ambiente isolado na casa ou apartamento para desenvolver seu trabalho.

Controle a temperatura do seu ambiente de trabalho

Para quem vive em regiões quentes como o Rio de Janeiro, por exemplo, o trabalho em casa pode se transformar em um martírio de o ambiente não for devidamente ventilado ou refrigerado. No sul, nos meses de inverno, a situação é oposta.

Trabalhar em um ambiente onde a temperatura não seja agradável é contraproducente. Não há como manter a concentração e a produtividade vai embora nestes casos. Invista em aparelhos para resolver este problema caso contrário, a vida pode ficar bem difícil.

Elimine focos de distração

É claro que uma boa música faz bem ao trabalho, pois relaxa e te deixa mais focado em seus afazeres, principalmente se for uma música calma e relaxante, mas coisas como televisão ligada ou vídeos de shows rodando na máquina em que você está trabalhando, pode não ser uma boa ideia em termos de produtividade no home office.

Redes sociais também poder ser bastante distrativas. Por isso, evite ficar conectado a elas durante o horário de trabalho, a não ser que isso seja indispensável ao seu trabalho.

Agora que você já tem algumas dicas de como aumentar a produtividade no home office, o que acha de rever sua rotina e nos contar sua experiência? Mantenha-se atualizada assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (98% score) - 3 votes

DEIXE UMA RESPOSTA